O campeonato, que começou dia 21 de novembro, teve sua final disputada no último sábado, 19 de dezembro, entre Vila Nova-GO e Confidente, no campo sintético do Varjão. Na partida, as meninas de Goiás saíram vitoriosas por 3×1 e se sagraram as grandes campeãs.
A trajetória da equipe vermelha foi de 100% de aproveitamento, com apenas um gol sofrido, justamente o da decisão, onde saiu perdendo para o Confidente. Porém, com dois gols da artilheira Samara, as goianas conseguiram virar para garantir a taça e comemorar a conquista do torneio.
A competição teve 16 times na categoria adulta e oito na sub-16, com todos os jogos no campo do Varjão, e foi organizada pela Liga Candanga de Futsal (LCF-DF) em conjunto com a Associação Desportiva e Cultural de Brasília (ADC/BSB). Todos os times receberam material de jogo e bolas, além de contarem com páginas no site da LCF-DF.
O organizador da competição, Marquinhos Carvalho, contou que foi um sucesso, com todos os objetivos sendo alcançados ao final. Procurando fomentar o futebol feminino e valorizar a mulher esportiva, a Copa Brasília FutFem faz parte de um projeto denominado 3CCC, onde se buscam mais torneios de alto nível para as atletas (Calendário), com foco na Capacitação de profissionais e na melhoria das Condições de treinamento das esquipes, através de materiais e infraestrutura.
A LCF-DF fez um grande investimento no torneio através de posts no Instagram e transmissões ao vivo no YouTube – os vídeos das partidas continuam disponíveis na plataforma. Além da categoria adulta, no último dia 5, o torneio sub16 acabou com título nos pênaltis do Minas Sub16, em confronto contra o Minas Sub14.
A final
A partida começou atrasada, após o Vila Nova atrasar quase uma hora por conta da quebra do seu ônibus de transporte. As jogadoras do Confidente queriam WO, mas, após a explicação da organização sobre os problemas de não realizar a final e uma pequena confusão, aceitaram e foram pro jogo.
O duelo começou com as goianas encaixando melhor em campo e marcando pressão. O Confidente só saia da defesa em bolas longas, porém, conseguiu abriu o placar após uma cobrança de falta. As meninas do time até se animaram, mas logo depois, Samara recebeu na área, encobriu a goleira e empatou para as goianas.
Com o 1×1 no placar, o Vila Nova continuava dominando, enquanto o Confidente se defendia, atacando em raras ocasiões. No segundo tempo, o time brasiliense chegou a estar melhor em campo, mas o adversário alvirrubro se impôs e conseguiu marcar o segundo.
Dessa forma, o Confidente foi com tudo para o ataque para tentar buscar algum milagre, mas não conseguiu devido a organização das goianas durante a partida. Já no final, a craque Samara roubou uma bola no meio de campo e chutou de longe para decretar, com um golaço, o Vila Nova campeão: 3×1.
Veja a lista das premiadas de ambas as categorias:
Adulto
Campeão: Vila Nova-GO
Vice: Confidente
Artilheira: Samara, Vila Nova-GO, com seis gols
Melhor Goleira: Jasmirra, Vila Nova-GO
Melhor Jogadora da Competição: Samara, Vila Nova-GO
Melhor Técnico: Robson, Vila Nova-GO
Sub 16
Campeão: Minas Sub16
Vice: Minas Sub14
Artilheira: Nathalia, Minas Sub16, com nove gols
Melhor Goleira: Janne, Minas Sub16
Melhor Jogadora da Competição: Ana Beatriz, Minas Sub14
Melhor Técnico: Henrique, Minas Sub14
Merecida vitória do futebol feminino Vila Nova, invicta, minha torcida era para o Confidente ????