A Copa Brasília FutFem de Futebol Feminino terá início no dia 21 de novembro. A competição, realizada pela Liga Candanga de Futsal (LCF-DF) em conjunto com a Associação Desportiva e Cultural de Brasília (ADC/BSB), será realizada no campo do Varjão.
O evento terá apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF, além dos deputados Júlio César (federal) e Martins Machado (distrital). O término do campeonato está marcado para 19/12. “O futebol feminino da nossa cidade merece toda atenção possível. A cidade atravessa um momento bem difícil, e por isso acredito, ser de extrema necessidade investir na modalidade aqui no DF”, disse o deputado federal.
“Sabemos da luta dessas atletas que buscam diariamente reconhecimento. Infelizmente isso ainda é um problema nacional, mas acredito que com muito trabalho vamos vencer essa questão. Além do mais, a nossa Frente Parlamentar do Esporte na Câmara encontra-se a disposição para debater essa e outras demandas relacionadas ao tema. Tenho certeza que a realização da Copa Brasília vem para reforçar a importância do incentivo à modalidade”
Júlio César, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista do Esporte.
O torneio
Ao todo, estão inscritas 16 equipes na categoria principal (adulto) e oito no sub-16, entre as quais, cinco são do estado de Goiás. São elas: Capital Feminina, Minas Brasília, CESEA, Trovão, Eletrotek, Ceilândia, Barça, Arraias, Vila DVO, Shalke 12, Confidente/Varjão, Santa Maria, Juventude Pimenta/Águas Lindas-GO, Vila Nova-GO, O.E.C./Cidade Ocidental-GO e Aliança-GO.
Para Marcos Carvalho, vice-presidente da LCF-DF, que comandou o Congresso Técnico na noite de segunda-feira (9), a Copa Brasília FutFem veio para ser parte do calendário anual do Distrito Federal. “Não viemos para ser apenas mais um torneio, mas para nos tornarmos tradição. Por isso eu agradeço imensamente a quem está acreditando no projeto, principalmente a cidade do Varjão, que está nos acolhendo com muito carinho”, enfatizou.
Já para um dos apoiadores parlamentares, o deputado distrital e presidente da Frente Parlamentar do Esporte na Câmara Legislativa do DF, Martins Machado, é momento de fomentar para crescer. “Esperamos ter um fim de ano com desfecho feliz para o futebol feminino em um ano tão difícil. E eu fiz e faço questão de apoiar sempre, deixando claro que a modalidade pode contar comigo”, discursou.
Os representantes dos clubes também estão satisfeitos com mais uma competição de nível para o calendário da modalidade em Brasília. “Posso falar em nome das minhas atletas o quanto estamos felizes com essa iniciativa do FutFem. É uma oportunidade muito grande para times amadores, poder disputar uma competição com preparação profissional. Estamos sonhando a cada dia. Olho para as minhas atletas e vejo a ansiedade. É muito bom estar alimentando o sonho de serem atletas profissionais. Quero agradecer a todos os envolvidos por essa oportunidade. É como diz a frase: ‘que comecem os jogos’, comemora a presidente do Fúrias Esporte Clube, Shara Figueredo.
Confira a tabela de jogos:
É importante lembrar que os portões serão fechados ao público, devido o período de pandemia causada pelo novo coronavírus. Para tanto, todas as partidas terão transmissão ao vivo no YouTube da Liga Candanga de Futsal.