Nascido e criado em Ceilândia, o garoto Hugo Leonardo, de apenas 9 anos, chama a atenção pela qualidade demonstrada em quadra e em campo, mesmo com tão pouca idade. A boa batida de perna esquerda levou Hugo ao sub-9 do Flamengo.

Antes de chegar ao rubro-negro carioca, o jovem atleta, que atua como atacante, deu os primeiros passos no Distrito Federal. Passou pelos times Arte Líder Ceilândia e Gol de Placa Brazilian (futsal), além do Águas Claras FC (futebol).

O pai de Hugo, Hércules Santos, conta que levava o garoto para os treinos do irmão mais velho, Henry. “Ele pegava uma bola e ficava do lado de fora, chutando. As pessoas comentavam sobre a qualidade na batida dele”, relembra.

No entanto, as coisas não foram fáceis no início. Isso porque Hugo não queria treinar, revela o pai. “Após muita insistência, conseguimos convencê-lo. Tive que entrar em quadra com ele”, comenta.

Primeiros títulos

Após vencer o desafio de começar a treinar, Hugo Leonardo logo começou a colher os frutos. Em 2017, com apenas 6 anos, o atacante disputou o primeiro campeonato da carreira, a Taça Brasília de Futsal Sub-7. Hugo não foi apenas campeão, como também um dos destaques do Arte Líder, marcando com gols decisivos.

Depois, a sala de troféus de casa foi ficando cada vez mais ocupada (veja lista ao fim da matéria). Na Copa Candanga de Futsal Sub-6, Hugo foi campeão e artilheiro, marcando os cinco gols da final vencida por 5×4.

Despertando interesse dos cariocas

Em março de 2018, já pelo Águas Claras FC, o jovem foi vice-campeão da GO Cup Sub-7 em final contra o Fluminense, tradicional clube do Rio de Janeiro. O título não veio, mas Hugo despertou o interesse do tricolor carioca. O garoto foi chamado para um período de testes e, após dois treinos, acabou sendo aprovado.

Três meses depois, ainda pelo Águas Claras FC, Hugo disputou a Soccer in Rio. O time candango eliminou o Fluminense na semifinal, mas acabou derrotado pelo Flamengo na decisão. Desta vez, foi o rubro-negro quem convidou o garoto de Ceilândia-DF para treinar no Ninho do Urubu. Pouco tempo depois, foi aprovado.

Uma vez Flamengo…

Àquela altura, Hugo Leonardo, mesmo com tão pouca idade, tinha uma decisão e tanto a tomar: escolher entre Fluminense e Flamengo, já que os dois haviam aprovado o garoto e o seu bom chute de perna esquerda. O coração acabou falando mais alto, e o Fla foi o escolhido.

Com a decisão tomada, Hugo passou a fazer parte do plantel rubro-negro em fevereiro de 2019. Em apoio ao sonho do menino de se tornar jogador profissional, a família toda se mudou para o Rio de Janeiro.

Desde que chegou ao Flamengo, Hugo já foi somando títulos. No primeiro ano de clube, foi campeão carioca no futsal e no campo. Em uma das finais, contra o Botafogo, foi dele o gol que abriu o placar na goleada por 5×0.

Hugo Leonardo com a taça de campeão carioca pelo Flamengo, em 2019. Foto: arquivo pessoal

Na família de Hugo, pés no chão é o lema, mesmo com o garoto já tendo somado dez títulos na curta carreira. “Sabemos que o caminho é longo e difícil, mas temos fé em Deus. O talento, aliado a muito trabalho e dedicação, fará com que a promessa de Ceilândia-DF alcance seus sonhos”, comenta o pai.

Para o pai de Hugo, a evolução e as conquistas do garoto se devem a estes treinadores. À esquerda, Leandro Tavares; à direita, Paulo Victor e João

Títulos

Até o momento, Hugo Leonardo já soma as seguintes conquistas:

  • Campeão Taça Brasília de Futsal sub 7 – 2017 (Arte Líder)
  • Campeão e artilheiro Copa Candanga de Futsal sub 6 – 2017 (Arte Líder)
  • Vice-campeão Go Cup sub 7 – 2018 (Águas Claras FC)
  • Campeão e artilheiro Copa Sesquinho sub 7 – 2018 (FutSesc Ceilândia)
  • Vice-campeão Soccer in Rio sub 7 – 2018 (Águas Claras FC)
  • Campeão e artilheiro da Copa Brasília de Futebol sub 7 – 2018 (Águas Claras FC)
  • Campeão e artilheiro das olimpíadas de Ceilândia – Campeonato da 10 – 2018 sub 7 (SE Madureira)
  • Campeão e artilheiro do Campeonato de Futebol Society da Federação do DF 2018 – sub 7 (Águas Claras FC)
  • Campeão Liga Rio Copa Futsal 2019 – sub 8 (Real News RJ)
  • Campeão Carioca Futsal FFSERJ 2019 – sub 8 (CR Flamengo)
  • Campeão Carioca Futebol de campo 2019 – sub 8 (CR Flamengo)
  • Campeão e artilheiro Torneio Arimateia de Futsal 2019/2020 – sub 8 (Gol de Placa Brazilian)

One thought on “Cria de Ceilândia-DF é destaque do sub-9 do Flamengo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *