Da cultura ao esporte: conheça a nova contratada do Brasília Vôlei

Foto: Nycholas Douglass

Nandyala Santos Gama, ou apenas Nandyala, 30 anos, natural do Rio de Janeiro e 1,85 metros de altura. Essa é a ficha técnica da nova contratação do Brasília Vôlei para a temporada 2024/2025. A central, que estava atuando pelo Unilife Maringá-PR, chega para compor o elenco ao lado de mais seis atletas: Geovanna (ponteira), Marina (levantadora), Nicole (levantadora), Lívia (central), Victoria (líbero) e Milena (ponteira).

Além delas, outras cinco jogadoras da temporada passada renovaram contrato e permanecem no grupo. Além das ponteira Ana Medina e Naiara, a líbero Vitória, a oposta Laiza e a central Marina assinaram mais um ano com a equipe representante do Distrito Federal na Superliga A Feminina. Assim, o plantel que ainda não tem a confirmação se continuará com Ângelo Vercesi no comando, conta com 11 nomes para a disputa da competição nacional.

No que tange à Nandyala, a história da experiente central não se resume ao desporto. Vinda de uma família bastante ligada à cultura, a jogadora é filha de um dos fundadores de um dos maiores grupos musicais do país que marcou história nos anos 90 e 2000, a banda Cidade Negra. Trata-se do cantor, compositor e guitarrista, Da Ghama (Paulo Roberto da Rocha Gama).

Mas a ligação da Nandyala com a cultura não para por aí. Sua mãe, Renata Cobre é produtora cultural, além de possuir uma marca de tricô feitos à mão, a Tricobre. A comunicação também é parte fundamental de sua árvore genealógica. O irmão Ébano Gama é publicitário. A própria atleta se formou em Estudo da Comunicação, na Califórnia, quando este atuando pela equipe do San Jose State University, entre 2014 e 2018: “Fui para jogar com bolsa de 100% e para fazer uma grana, de vez em quando eu ficava de babá dos filhos dos meus técnicos. Ganhava meus 15 dólares a hora (risos), mas era bico esporádico mesmo, a minha principal meta era ser atleta e estudante mesmo. Eu já queria fazer publicidade e lá me foi oferecido o curso de Comunicação e achei ótimo. E notei que com esse diploma eu poderia me especificar mais, no jornalismo, na publicidade… Fico feliz e empolgada em ver outro caminho se formando bem antes de eu pensar em parar de jogar, mas é o que vou seguir, quando acontecer”, contou Nandyala.

A carreira e chegada ao Brasília Vôlei

Apesar de ter raízes bastante fortes com a música e a arte em geral, Nandyala deixa claro que não seguiu tal rota, pois realmente era focada em vencer como atleta de voleibol: “Me considero uma articuladora cultural devido a projetos que ajudo a tocar no Rio de Janeiro, principalmente da Casa Com a Música, da produtora cultural Robertinha Villas e do produtor musical Tuninho Villas, mas confesso que não toco nenhum instrumento musical, inclusive”, revelou sob ares de contentamento.

Já nas quadras, a jogadora tem passagem por clubes importantes do cenário nacional como Flamengo-RJ, Minas Tênis Clube-MG, Pinheiros-SP e Unilife Maringá-PR. Ela atuou também nos EUA, pelo San Jose State University. Agora chega ao Brasília Vôlei trazendo a experiência na bagagem. “Estou empolgada. É um time que venho acompanhando. É um time aguerrido, que vem batalhando por espaços lá em cima na Superliga, assim como o Maringá, que tenho muito respeito”, ponderou.

Ainda em relação à sua apresentação à nova agremiação, Nandyala enfatiza sobre a sua rodagem na carreira:

“Por saber que sou uma das atletas mais velhas. É algo novo para mim, bem interessante e gostei disso. Não sei exatamente o que isso quer dizer, mas acho que toda atleta que chega ali na casa dos 30, vai entendendo que inevitavelmente a responsabilidade muda, o que não necessariamente quer dizer titularidade. Mas, de alguma forma, a gente precisa se dar a oportunidade de ajudar mais as meninas fora e dentro de quadra no que eu puder”
Nandyala – Central Brasília Vôlei

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *