Debutante no futebol feminino, Cruzeiro abre seletiva para categoria Sub-17

O Campeonato Candango Feminino Sub-17 deste ano apresentou uma novidade para esta temporada de 2025. Conhecido no futebol masculino, o Cruzeiro-DF irá participar pela primeira vez de uma competição feminina, e escolheu a competição de base para iniciar a implantação da categoria no clube.
O Carcará irá promover uma seletiva de atletas para a disputa do Candanguinho, que enfrentará clubes mais tradicionais da modalidade feminina, como Minas Brasília (atual campeão), Ceilândia e Legião. O clube utilizou as suas redes sociais para a Seletiva marcada para o próximo domingo (18) no estádio Pinheirão, localizado na Granja do Torto
Para se candidatar, atleta necessitará realizar o cadastro (clique aqui) e comparecer ao local indicado às 8h da manhã trajadas com o material adequado, (camiseta, shorts, chuteira e meião). A seletiva é gratuita, e é direcionada para atletas nascidas entre os anos de 2006 a 2011.
O Cruzeiro Futebol Clube – C.F.C, sediado em Brasília, é uma associação esportiva sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento de equipes de alto desempenho e à formação humana por meio do esporte. A instituição já possui tradição no futebol masculino de base e, agora, aposta fortemente na inserção da categoria feminina, com o objetivo de se tornar referência nacional na modalidade. A iniciativa promete se estender para o Campeonato Candango Feminino da categoria previsto para ter início em agosto.
O clube se pronunciou sobre a iniciativa, afirmando que o foco é brilhar nas competições locais para conseguir acesso à competições nacionais, além do papel de inserção das mulheres no esporte de Brasília:
A chegada do futebol feminino ao clube marca um passo estratégico e social. Neste novo momento, o Cruzeiro pretende atender 36 atletas diretamente, oferecendo treinos diários, participação em competições regionais (como o Candangão Feminino e o Campeonato Brasiliense Sub-17), e projeção nacional com foco no acesso à Série A3 do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil em 2026 por meio da equipe profissional. A proposta vai além da formação esportiva: visa empoderar mulheres, fomentar a modalidade em Brasília e desenvolver talentos locais com base em um modelo que combina a estrutura do esporte universitário americano com a prática profissional brasileira e europeia.
Portanto, espera-se que a inserção da categoria feminina no C.F.C traga impacto esportivo, social e cultural para o Distrito Federal, contribuindo para o fortalecimento do futebol feminino na região e para a preparação rumo à Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027, que terá Brasília como uma das sedes.
O Candanguinho Feminino Sub-17 está agendado para o dia 14 de Junho deste ano. Segundo a tabela divulgada pela Federação de Futebol do DF, o Cruzeiro inicia o campeonato jogando em seus domínios diante do Legião.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.