A última rodada da primeira fase do Candangão Feminino 2023 reservou um duelo decisivo com muita coisa em jogo para Ceilândia e Sobradinho. As atletas dos dois alvinegros se enfrentam neste sábado (16), às 15h, no estádio Abadião, disputando diretamente pela última vaga nas semifinais da competição.
Além de seguir adiante no campeonato, o time que avançar ganha também o direito de representar o Distrito Federal na Campeonato Brasileiro Feminino Série A3 de 2024. Apesar de estarem empatados em pontos, o Ceilândia tem a vantagem do empate, por ter uma vitória a mais. Para o Sobradinho, somente a vitória interessa.
A posição na classificação também será definida por este jogo, incluindo o Cresspom, atual terceiro colocada, um ponto à frente dos adversários deste sábado. Se o Ceilândia avançar com vitória, assume a terceira posição e empurra as Tigresas para o quarto lugar. Em caso de empate, o Gato Preto fica em quarto. Já o Sobradinho só pode ser terceiro, pois precisa vencer para se classificar. Em caso de tropeço, permanece em quinto.
O estádio terá portões abertos para a presença do torcedor, que deverá doar 1kg de alimento não perecível para assistir a partida da arquibancada do Abadião. O duelo decisivo também será transmitido pela Federação de Futebol do Distrito Federal em seu canal oficial de YouTube, a FFDF TV.
Em 2022, curiosamente, os dois times também se enfrentaram na última rodada da primeira fase. Naquela ocasião, as Gatas Pretas levaram a melhor e golearam as Leoas da Serra por 6 a 1. O Ceilândia mantém a base daquele time, mas o Sobradinho chegou reformulado para 2023.
Ceilândia
O time dirigido por Moacir Junior teve uma arrancada na competição. Após perder as duas primeiras partidas, para Real Brasília e Minas Brasília, o Ceilândia venceu Legião e Estrelinha e, na última rodada, empatou com o Cresspom.
Sem poder contar com a meia Yrla diante das Tigresas do Cerrado, a expectativa é pela volta da camisa 10 ao time na decisão. A defesa, que vem se destacando, especialmente com a goleira Valéria, Tálita, Luana e Micheli é uma das opostas do clube para conquistar a vaga. Thauane será o único desfalque da equipe.
Sobradinho
As Leoas da Serra estão invictas no campeonato. O time conseguiu segurar o empate diante dos favoritos Real e Minas, mas também ficou na igualdade contra Cresspom e Estrelinha. A única vitória da equipe foi na estreia, contra o Legião.
Sob nova gestão, o Sobradinho surgiu como forte candidato às semifinais, mas o excesso de empates acabou colocando o time em desvantagem na última rodada. As Leoas ainda enfrentam uma crise com a saída repentina do técnico Tiago Santiago por desentendimento com a diretoria. Após o imbróglio, a meia Kaká também anunciou sua despedida do elenco alvinegro.
Ficha técnica
CEILÂNDIA X SOBRADINHO
Campeonato Candango Feminino, primeira fase, 7ª rodada
Estádio Abadião, Ceilândia – 16/09, 15h
Árbitro: Matheus de Moraes
Assistente 1: Kleber Alves
Assistente 2: David Santos Pinheiro
4º árbitro: Francisco Diego Bezerra
Provável Ceilândia
Valéria; Amanda, Luana, Tálita e Micheli; Vitória, Rafa e Nonato; Yrla, Alane e Thainã.
Técnico: Moacir Junior
Provável Sobradinho
Myllene (Vitória Rachel); Lanny Ramos, Rejane, Thuanne e Ludy Bárbara; Sâmia, Marcelinha e Richa; Jéssica, Emanuelly e Aninha.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.