O deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos-DF) protocolou na Câmara Legislativa do DF (CLDF) o Projeto de Lei 633/2019, que busca dar proteção integral em relação aos direitos dos atletas que ainda são estudantes. A medida acontece devido a falta de uma norma regulativa em Brasília, o que gera muita insegurança e dúvidas entre os pais dos esportistas, que veem os filhos indo disputar competições, mas sem saber se terá reposição de provas e as faltas justificadas nas instituições de ensino, por exemplo.
De acordo com o projeto, os pais ou responsáveis pelo aluno terão que apresentar à instituição, em todo início do ano letivo, o calendário das competições esportivas que os filhos praticam. Com isso, a escola poderia se preparar para resolver a situação do estudante, e também propor a alteração de provas que caiam no mesmo dia das competições, sem nenhum tipo de prejuízo aos pais.
Um dos exemplos da falta de proteção aos estudantes é visto na família Clerot. Psicóloga e empresária, Lia Clerot é mãe do atual campeão brasiliense de kart, Pedro Clerot, e conta sobre as dificuldades que tem com o filho na escola com a falta de compreensão. “Eu fico muito feliz com esse projeto, porque o meu filho é atleta há três anos e, por competir muito fora de Brasília, tem sido prejudicado por causa das faltas. A escola não abona as ausências, é bem complicado”, explicou.
Lia afirma que Pedro já teve de fazer sacrifícios por conta do embate. “A questão da escola pesa muito, não são todas que tem esta compreensão. Meu filho já chegou no colégio doente, mas teve que ficar lá se não iria ser prejudicado”, revela.
O deputado Delmasso disse que os estudantes atletas poderão ter a garantia de aprendizagem e participação nas competições, sem prejuízo ao desenvolvimento educacional e esportivo. “O esporte é essencial à formação das nossas crianças e adolescentes, porque através dele milhares de vidas são transformadas”, ressaltou.