Depois de conquistar acesso, técnico Rodrigo Campos está aberto a novos desafios

Foto: Rafael Leandro/Itabirito SAF

O ano de 2025 começou muito bem para o técnico Rodrigo Campos (foto acima). Cria da cidade de Brasília, o jovem treinador de apenas 34 anos que já passou por Cruzeiro-MG, Ferroviária-SP e Minas Brasília conquistou o primeiro acesso de sua carreira ao subir a equipe feminina do Itabirito-MG para o Brasileirão Série A2, superando as paulistas Realidade Jovem e Pinda na primeira fase. Na segunda fase de mata-mata, sobrou em campo eliminando o tradicional Coritiba-PR com duas vitórias, e na sequência conquistando a vaga para a Série A2 num confronto equilibradíssimo com o Pérolas Negras-RJ.

O treinador ainda brilhou na Copa do Brasil Feminina deste ano, quando as Gatas do Mato atropelaram o União-RN por 5×1 em casa na primeira fase da competição. Depois de adquirir experiência internacional atuando nas equipes do Al Kholood – Arábia Saudita e Al Wasl – Emirados Árabes, Rodrigo Campos buscou se especializar ainda mais na área do futebol conquistando a licença PRO na CBF para treinadores. Além disso, possui Licença PRO da Conmebol que permite que o treinador trabalhe em clubes da América do Sul e Licença Pro da Ásia emitido pela Confederação Asiática de Futebol, credenciando o profissional a atuar por equipes asiáticas e do oriente médio.

De volta ao DF, Rodrigo Campos falou com a equipe do DF Esportes sobre como foi o trabalho realizado no Itabirito-MG para a disputa do Brasileirão Série A3. As dificuldades começaram na montagem da equipe para a competição: “Em janeiro fui convidado para participar desse novo momento do Itabirito, estreante em competições nacionais no futebol feminino. Desde o primeiro contato, me apresentaram o objetivo de Acesso no Brasileiro A3 para o Brasileiro A2 do próximo ano. O elenco foi montado praticamente do zero, com apenas duas renovações de contrato da temporada anterior. Foi um desafio e ao mesmo tempo muito gratificante poder participar da construção de um momento tão importante da história do clube” disse.

Itabirito venceu a decisão por pênaltis contra o Pérolas Negras no Rio de Janeiro. Foto: Rafael Leandro/Itabirito SAF

O treinador falou sobre a conquista do acesso e a emoção de levar a equipe mineira à Segunda Divisão nacional: “Sim, e foi um momento muito especial da minha carreira. Sempre tive muita convicção de cada passo que demos dentro da competição. Na fase de grupos enfrentamos equipes muito fortes, que também foram montadas para disputa do acesso, mas mesmo assim as atletas corresponderam às expectativas dentro de campo e conquistamos a classificação para as oitavas de final. Nas oitavas (contra o Coritiba) e nas quartas, jogo do acesso (contra o Pérolas Negras) a decisão da vaga foi fora de casa, mas nosso grupo de atletas, com muita maturidade, conseguiu reagir bem às adversidades que o jogo fora de casa poderia nos trazer, e saímos de campo com a vaga para a A2 2026 garantida” comemorou.

Apesar do pouco tempo à frente do Itabirito-MG, Rodrigo Campos enalteceu a estrutura e o apoio da Diretoria para que o objetivo do acesso fosse conquistado. E também acumulou aprendizados que deverão ser levados em seus trabalhos futuros: “Montar um grupo praticamente do zero, me trouxe alguns desafios diferentes de outros trabalhos que tinha tido no futebol. Mas são momentos assim que me fazem crescer como profissional do futebol, através dessas experiências vou agregando novos valores na construção da minha carreira. Além disso, tive ao meu lado uma comissão técnica muito competente e atletas extremamente concentradas em potencializar todo o trabalho que foi construído e desenvolvido na pré-temporada e dentro da competição. Não só o meu trabalho, mas todo o departamento de futebol (diretoria, comissão técnica, atletas) contribuiu para escrever um capítulo muito bonito na história do Itabirito Feminino. Cada um de nós que fez parte dessa temporada escreveu o nome na história do clube e na história do futebol feminino mineiro, colocando o clube entre os 36 melhores times femininos do país!” explicou.

Após a missão cumprida em Minas Gerais, Rodrigo Campos agora aguarda por novos desafios. Como a saída foi recente, o treinador agora irá analisar as propostas recebidas para só então definir o futuro: “É tudo muito recente para mim, foi muito intenso e estava apenas concentrado em oferecer o meu melhor para o clube. Só agora irei começar a pensar novamente no meu futuro, mas espero em breve poder anunciar os novos desafios que irão fazer parte do meu dia a dia no futebol”.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *