Depois de nove anos, Candangão pode voltar a ter campeão inédito
Depois de dois anos seguidos de final entre Brasiliense e Ceilândia, o Candangão BRB 2023 terá uma final inédita. A campanha do Real Brasília na primeira fase fez com que a equipe chegasse pela primeira vez à grande final, apesar de empatar as duas partidas da semifinal. Já o Jacaré teve um campeonato de altos e baixos, mas conseguiu se levantar na reta final, terminou em segundo e garantiu duas vitórias no mata-mata.
Mas, enquanto o Brasiliense será o finalista da competição pelo sétimo ano seguido brigando pelo 12º título, o Real Brasília, criado em 2016, disputará a decisão pela primeira vez. A última vez que o Candangão teve um campeão inédito foi em 2014, quando o Luziânia levantou a taça contra o Brasília.
Desde então, apenas figurinhas já conhecidas chegaram à decisão. Mas neste ano, um escudo diferente vai aparecer no álbum da final. Na semifinal, que foi decidida no último fim de semana, três das quatro equipes que buscavam a finalíssima nunca tinham tido a chance de disputar a taça.
Além da possibilidade de conquistar o título da competição, chegar à final também garantiu ambas as equipes nas competições nacionais de 2024, como a Copa Verde, Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão.
Candangão BRB 2023
Se desde 2014 um finalista não era inédito, em 2023 houve a possibilidade de ambas as equipes estarem disputando a decisão pela primeira vez. Dentre os semifinalistas, Real Brasília, Paranoá e Capital nunca tinham chegado na última fase, mas a Cobra Sucuri e o Coruja acabaram ficando pelo caminho.
Por ter tido uma melhor campanha na primeira fase, o Real Brasília tinha a vantagem de dois resultados iguais na semifinal para avançar. E foi isso que aconteceu: no jogo de ida, levou o empate no finalzinho, e no jogo de volta, o Paranoá abriu o placar, mas já nos acréscimos e com o auxílio do VAR, os Leões do Planalto empataram com um gol de pênalti.
O caminho do Brasiliense no mata-mata foi menos truculento. Contra o Capital, arrancou uma vitória por 2 a 0 no jogo de ida, e na volta, em casa, garantiu uma vitória simples para chegar pela 7ª vez seguida à grande final.
Decisão
Por ter tido uma melhor campanha na primeira fase, o Real Brasília poderá decidir em casa. Segundo a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), o jogo de ida será já neste sábado (8), no Serejão, às 16h. Já a volta está marcada para o dia 15 de abril, no Defelê, às 15h.
Seguindo a ordem da PMDF, ambos os estádios da decisão só poderão contar com torcida única da equipe mandante.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.