Deputado propõe mudança de nome no Autódromo Nelson Piquet

Foto: Duda Bairros / Stock Car

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), pode retirar o nome do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, do Autódromo de Brasília. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) 2.912/2022, de autoria do deputado distrital Fábio Félix (PSOL/DF). A proposta foi apresentada ainda no mandato passado do parlamentar, logo após Piquet ter se referido ao piloto inglês Lewis Hamilton como “neguinho”, além de usar termos homofóbicos. O PL foi reapresentado no início do atual mandato, para seguir tramitando pela casa, segundo o deputado, “com a máxima celeridade possível”.

A ideia é que o nome passe a ser “Autódromo de Brasília”, o mesmo pelo qual era chamado na sua abertura, em 1974. Ele fica localizado no Setor de Recreação Pública Norte (SRPN), e é parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna. O deputado Fábio Félix falou com exclusividade ao DF Esportes sobre o motivo da prospota para mudança de nome.

Apresentamos o projeto por que, infelizmente, Nelson Piquet não representa os valores democráticos de respeito aos contextos humanos em que vivemos. Ele ‘fez’ recentemente falas violentas, homofóbicas e racistas, e ainda é investigado no caso Bolsonaro. Não queremos que a nossa capital fique manchada com o autódromo da cidade tendo esse nome.
Deputado Fábio Félix- PSOL/DF

Nelson Piquet foi condenado em março desse ano, em primeira instância, a pagar uma indenização de R$ 5 milhões por racismo e homofobia, em decisão proferida pela 20ª Vara Cível de Brasília. Piquet também está no centro de uma polêmica envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, pois, segundo as investigações, o ex-piloto guardava objetos de grande valor (na casa de milhões), dados a Bolsonaro durante o exercício de seu mandato.

O projeto precisará passar por duas audiências públicas, para que a população seja consultada sobre a mudança de nome, e só depois passará pelas comissões. Essa é uma das exigências da lei 4.052/2007, que diz em seu artigo 5º que:

  • A alteração do nome de logradouros, vias, próprios, monumentos públicos, núcleos urbanos e rurais, regiões administrativas e bairros ficará condicionada à realização de audiência pública prévia:
  • I – de toda a população do Distrito Federal, quando se tratar de bem situado na área tombada;
  • II – da população da Região Administrativa, quando se tratar de bem situado fora da área tombada.
  • O autódromo está fechado desde 2014, e agora está sob a gestão do Banco BRB, que ficará responsável por 30 anos pelo espaço, e deve investir cerca de 60 milhões de reais em sua reforma. A expectativa é que Brasília volte a receber corridas em breve. A Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, tem prova agendada para o dia 18 de junho no local.

    2 thoughts on “Deputado propõe mudança de nome no Autódromo Nelson Piquet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *