A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou o Projeto de Lei 5510/16, que passa a exigir a realização de um plebiscito antes que uma candidatura brasileira seja lançada para receber algum evento esportivo a nível internacional de grande porte. A decisão foi tomada na última quinta-feira (17).
O projeto é do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ). Para ele, é preciso avaliação mais criteriosa no emprego dos recursos públicos. Ele ainda rebate o discurso de que estes eventos beneficiam o turismo no país.
“Já se constatou que, muitas vezes, o fluxo turístico não aumenta a médio e longo prazo, que o balanço final dos custos do evento é muito superior à despesa orçada e deixa rastros negativos nas finanças do anfitrião, e que muitas das áreas construídas para sediar os jogos ficam subutilizadas.”
Sóstenes Cavalcante, deputado federal do Rio de Janeiro
Segundo o autor da matéria, uma consulta parecida foi feita na Alemanha no ano de 2013, quando a população da cidade de Munique rejeitou a candidatura proposta aos jogos de inverno de 2022. Outro caso parecido aconteceu em 2015, quando a cidade de Hamburgo, também na Alemanha, votou contra a candidatura para os jogos olímpicos de 2024.
Com a aprovação na comissão, o projeto segue agora para ser discutido e votado em plenário. O prazo pra emendas é de cinco sessões.






