Os deputados federais que compõem a Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados aprovaram, na ultima reunião, o Projeto de Lei (PL) 3427/19, que determina que seja criado um Disque Denuncia para tentar coibir a violência nos estádios. O texto também pede que o número 112 seja reservado para o serviço, ou seja, ficaria aberto para que pessoas pudessem ligar e denunciar qualquer tipo de violência que vissem nas arenas e nos arredores.
O texto ainda traz um artigo que culpa os dois clubes envolvidos na partida por qualquer ato de violência que ocorra. Também será necessário, caso seja aprovada a lei, que os responsáveis pelos estádios e arenas forneçam um espaço para ser instalados os juizados e delegacias do torcedor.
O relator do projeto é o deputado Célio Silveira (PSDB-GO) falou sobre a importância do projeto. “As famílias de bem precisam ter mais paz para poderem ir se divertir nos jogos. Queremos que no futuro os estádios sejam sempre associados a coisas boas, alegria, diversão, e não como é hoje, onde sempre vemos na mídia ações criminosas de pessoas que só vão para fazer o mal”, disse o parlamentar.
A proposta tem caráter conclusivo e terá sua última fase na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Sendo aprovado, o projeto passa a tramitar no senado federal