DF está entre os 12 estados com mais jogadores na Copinha 2023

A Copa São Paulo abriga o sonho de vários jovens atletas que querem se tornar profissionais. Jogadores de vários estados e até mesmo de outros países tentam mostrar seu talento em busca de um futuro melhor. Ao todo, são 3771 atletas que disputam a Copa São Paulo 2023, sendo 14 desses estrangeiros.

E no duelo nacional, o Distrito Federal está na 12ª posição dos estados que mais têm jogadores na competição: são 95 ao todo, contando os 50 de Ceilândia e Gama, que representam o DF no torneio, e mais 45 que estão espalhados pelos outros times.

Além dos já conhecidos destaques das duas equipes representantes, outros nomes têm mostrado seu talento na competição.

Um deles é o meia Guilherme Zimovsk, que apesar de não ter jogado muito tempo aqui, nasceu no DF em 2004. Ele já havia se destacado pelo XV de Piracicaba na última temporada, marcando três gols em quatro jogos pela equipe, que acabou eliminada na segunda fase. Seu bom futebol chamou a atenção de olheiros do Bayern de Munique, onde fez testes, mas acabou voltando ao Brasil.

Nessa edição, o jogador está atuando pelo Capivariano, e mais uma vez vem se destacando, tendo marcado dois gols nos três jogos e ajudado a equipe na classificação. Os dois gols saíram justamente na estreia do time – os dois primeiros dessa edição da Copinha.

Outro dois destaques dessa edição compõem a linha defensiva do Vila Nova: o goleiro Gabriel e o lateral Rodrigo Gelado. Gabriel é cria da base do Capital, que tem revelado bons talentos para a competição. No ano passado, a Coruja emprestou o atacante Leozynho ao Atlético Goianiense, que deu quatro assistências na competição. Após a boa passagem pelo time da Mancha Azul, Gabriel atuou pelo Real Brasília e foi para o Vila Nova, onde tem se firmado como titular no gol.

Já Rodrigo Gelado fez uma boa Copinha no ano passado com a equipe do Taguatinga, e chegou a chamar a atenção de vários times até mesmo da Série A, mas preferiu ir para o Vila Nova, onde se tornou um dos líderes defensivos e virou titular incontestável da posição.

Destaques

O Distrito Federal está cheio de academias e times de base com vários destaques, mas duas em especial têm se tornado a referência a cada ano que passa. Uma delas éa BNT, escolinha que forma a base do Ceilândia, com um trabalho sólido realizado por Gleiton e pelo treiandor Leonardo Roquete.

Outra que vem tendo sucesso no DF é a Brasília Futebol Academia (BFA). Segundo apuração do DF Esportes, são quase 30 atletas somente revelados no ano passado que estão nas equipes que disputam a Copinha, o que mostra a qualidade e o trabalho do local com os jovens do DF.

Pela BFA passou também a maior promessa do futebol nacional na atualidade, o atacante Endrick, que estava no Palmeiras e recentemente foi vendido ao Real Madrid por 72 milhões de euros. O garoto chegou a passar pelo Gama, mas não foi aproveitado na equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *