Para os fãs de basquete, que acompanham os tradicionais campeonatos da NBA e NBB, a modalidade ganhou uma “nova vertente”, que nasceu nas ruas, o 3×3, que também estará presente nas próximas Olimpíadas, de 2020, em Tóquio (Japão). E em Brasília os adeptos estão crescendo cada dia mais. Nos dias 22 e 23 de setembro, será realizada a II etapa da Copa do Brasil de Basquete 3×3, em São Paulo, organizado pela ANB (Associação Nacional de Basquete). O Cerrado Basquete será o representante da capital do país na competição. A Copa do Brasil vale pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Basquete (FIBA) 3×3 e para o ranking da Liga 2018.
A nova modalidade olímpica tem o jogo disputado normalmente em quadras abertas, com várias diferenças em relação ao basquete tradicional que acompanhamos. Em Brasília, normalmente os jogos são disputados nas quadras dos parques e, muitas das vezes, por conta da falta de adeptos ao basquete, mesmo com o grande número de fãs no Brasil, onde o futebol ainda é o esporte dominante, os apaixonados pelo basquetebol, para não deixarem de jogar, sempre disputam um 3×3, a chamada pelada da categoria.
A diferença começa pelo tamanho da quadra, em tamanho reduzido, jogando apenas com uma cesta e com duas equipes de três componentes. As regras permanecem as mesmas, se adequando apenas na pontuação e em normas específicas por conta da quadra reduzida.
O Cerrado Basquete está no Grupo D e terá pela frente o Rio de Janeiro e o SP HI-Nutrition. A peleja começa para os brasilienses no dia 23 (domingo), a partir das 10 horas.
Dias e categorias
Sábado (22): sub-18 masc., sub-18 fem., sub-23 masc. e +35 masc.
Domingo (23): open masc., adulto fem. e elite masc.
Por Eduardo Ronque