O Campeonato Brasiliense de Futebol Feminino de 2018 chegou ao seu fim. Para fechar como manda o figurino, Minas Icesp e Cresspom entrarão em campo neste domingo (26) e disputarão a partida de volta da grande final da 22ª edição da competição. E mais uma vez o palco da decisão será o Estádio Abadião, localizado na Ceilândia.

Na partida de ida imperou o equilíbrio. No primeiro tempo, domínio do Minas. Aos 15’, após muito insistir, Novinha encobriu Jéssica, abrindo o placar. Apesar de muito persistirem, “as Minas” não ampliaram o placar. Quem aproveitou foi a equipe do Cresspom, que cresceu no segundo tempo e tomou às rédeas da partida. Aos 12’ da etapa regulamentar, a baixinha Rato subiu mais alto que toda a defesa do Minas para cabecear o belo cruzamento de Bruninha. A bola parou no fundo das redes, empatando o placar e dando números finais à peleja.

Decisão “melhor de três”

Essa será a 3ª final decidida entre as duas equipes. Há 8 anos, na grande final do Candangão de 2012, o Minas chegava para a primeira decisão de sua história, logo no ano de sua fundação. Seu adversário seria justamente o Cresspom, que buscava seu 4º título para empatar com o até então maior campeão CFZ.

A força do Cresspom se fez valer e a equipe conquistou o tetracampeonato diante das “Minas”. 2 x 1 no Rorizão em Samambaia e 4 x 3 no Estádio Serejão, em Taguatinga.
4 anos mais tarde as equipes voltaram a se enfrentar em uma decisão. Na ocasião, o Cresspom já havia se estabelecido como o maior campeão da competição e o Minas/Icesp, por sua vez, ainda não havia conquistado o Candangão.

No estádio Abadião, o mesmo palco da final deste ano, “as Minas” devolveram o vice de 2012. Com sonoros 4 x 1 diante das rivais, o Minas ergueu sua primeira taça do Campeonato Brasiliense, um título bastante comemorado pela equipes.

Duelo de gigantes
Os ingredientes da final deste ano são os melhores possíveis. “As Minas”, que possuem o mando de campo da partida, estão embaladas pela recente conquista da Série A-2 do Campeonato Brasileiro e disputarão a elite da competição em 2019. Já o Cresspom, além de maior campeão do Candangão, está classificado para disputar a seletiva para a A-2 do Brasileirão e buscar seu primeiro título nacional.

Ambas as agremiações poderão contar com força total. Do lado das mandantes, Victória Albuquerque quer fazer bonito na decisão. A camisa 10 fez boas atuações na campanha da Seleção Brasileira Sub-20 no Mundial da categoria. Apesar da eliminação precoce do Brasil na competição, a atleta mostrou uma grande evolução em seu futebol e pode ser decisiva para a final.

O Cresspom tem um elenco rodado. Mas certamente a meio campista Helena têm se destacado. Com boa velocidade e infiltrações pelo centro de campo, a camisa 14 da equipe amarela, à exemplo de Victória, tem uma ótima precisão em bolas paradas, um de seus pontos fortes.

Além disso o conjunto da obra que compõe os dois elencos conduziu uma campanha impecável por ambos os lados. Invictas, as equipes buscarão erguer a taça carregando consigo esses bons números. Utilizando como base os dois empates entre Cresspom e Minas Icesp neste ano – ambos finalizados em 1 x 1 – nenhum dos dois times porá em risco suas defesas. Estudarão bem os espaços que seus adversários vão oferecer e jogarão com muita inteligência, priorizando a recomposição defensiva e os contra-ataques.

A bola rolará às 10h do domingo, no Estádio Abadião em Ceilândia.

 

Por Gabriel Felipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *