O documentário “Donas da Capital: Futebol Feminino do DF”, produzido por dois estudantes de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília, será exibido no Cinefoot, o primeiro festival de cinema do continente latino-americano dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol, que está em sua 13ª edição.
O longa-metragem foi feito pelos comunicadores Diego Luiz Marques e Júlio César Silva e divulgado em novembro de 2021. Os estudantes, na época, produziram o documentário para apresentação final de trabalho de conclusão do curso de Comunicação Organizacional, da UnB.
O primeiro documentário sobre futebol feminino do DF na história foi feito com o objetivo de contar a origem da modalidade local até os tempos atuais. O trabalho teve enfoque no Cresspom, Minas Brasília e Real Brasília, os três principais clubes do DF. Além de narrar detalhes da modalidade local, foram feitas entrevistas com os (as) presidentes dos clubes e algumas jogadoras.
Com o trabalho apresentado e aprovado, Júlio, o fotógrafo do Real Brasília, viu as inscrições dos filmes para a edição de 2022 do Cinefoot abertas e resolveu arriscar. “Por todo esforço feito, eu não queria deixar esse documentário parado, então fiz a inscrição. Quando recebi a notícia, queria explodir de emoção. Muito satisfatório poder exibir o primeiro documentário que produzi para outras pessoas no cinema de Brasília podendo falar do futebol local”, contou o fotógrafo, produtor e cinegrafista do documentário.
O sentimento de alegria e surpresa foi compartilhado também pelo seu parceiro Diego Marques, que se mostrou emocionado com a conquista. “O sentimento é difícil de descrever, o documentário foi feito com baixo orçamento, durante a pandemia, e com apenas duas pessoas: eu e Júlio.”
O narrador esportivo e membro da equipe de comunicação do Cerrado Basquete, Diego se mostrou muito grato ao futebol feminino. “Me sinto realizado porque o futebol feminino é uma das coisas que mais amo, e se não fosse ele, eu jamais cresceria na carreira como venho crescendo. É muito legal ver a proporção que o documentário tomou”, afirmou Diego.
Com sentimento de dever cumprido, Júlio confessou que foi gratificante ver que a reação de algumas das atletas que participaram “A Camila Santos, do Cresspom e a Isabela Melo, do Real, se mostraram bastante felizes e ansiosas para o resultado do documentário porque veem como ele pode agregar para o cenário do futebol feminino.”
O documentário será exibido nesta quarta-feira (9), no SESC da 504 sul. O evento terá entrada franca.






