Na noite de quarta (20), o Flamengo voltou a jogar em Brasília – o gramado do Maracanã está passando por reformas. E quem foi na Arena BRB/Mané Garrincha assistir, não se arrependeu. Contra o Juventude, lanterninha da competição, a equipe de Dorival Júnior soube se impor e goleou.
Com duas vitórias seguidas na capital federal, a equipe rubro-negra chegou aos 27 pontos, na sétima posição. Já o Juventude segue em último, com apenas 13 pontos conquistados em 18 rodadas. No domingo, o Flamengo visita o Avaí, enquanto a equipe gaúcha recebe o Ceará.
Primeiro tempo
Logo no primeiro minuto de jogo, Gabigol caiu dentro da área e a torcida gritou pênalti, mas o juiz nada marcou. Mas em seguida, aos 4’, em um lance muito duvidoso se o goleiro pegou ou não a bola em cima da linha, Pedro abriu o placar no Arena BRB.
Aos 10’, Gabriel conseguiu um belo passe para Arrascaeta, mas o uruguaio desperdiçou a boa oportunidade. Não demorou muito tempo pra sair o segundo gol. Aos 12’, Éverton Ribeiro carregou a bola até a entrada da área e cruzou na medida para Pedro, de novo na segunda trave, e o atacante não desperdiçou e fez de cabeça.
Gabigol caiu pela ponta direita e cruzou na cabeça do Everton Ribeiro, que marcou o terceiro do Flamengo aos 19’. No minuto seguinte, o Juventude cobrou falta pela direita, tentando encobrir o goleiro Santos, mas a bola subiu demais. Aos 28’, após uma cobrança de escanteio, Ricardo Bueno cabeceou com perigo na direção do gol de Santos, mas o goleiro conseguiu a defesa.
O que estava ruim, ficou ainda pior aos 37′. Jadson cometeu uma falta em Gabriel e depois agrediu o adversário, levando o cartão vermelho e deixando o Juventude com um a menos em campo.
Segundo tempo
Everton Cebolinha estreou na segunda etapa, e logo aos 4′, após uma saída errada do clube gaúcho, driblou o marcador com facilidade, mas não acertou o cruzamento. Em seguida, puxou contra-ataque conduzindo a bola desde o campo de defesa, e mais uma vez, errou o passe, mostrando que o tempo de bola ainda não era o mesmo que o levou a jogar na Europa.
Aos 7’, Moraes recebeu na intermediária e arriscou o chute de longe, que acabou saindo forte, à direita do gol de Santos. No lance seguinte, em mais um momento de pressão rubro-negra, Gabriel teve duas oportunidades – uma delas que passou muito perto da trave.
Apesar de ter um a menos em campo, o Juventude chegou com perigo a partir dos pés de Elton, que arriscou de longe, ao lado do gol de Santos.
O jogo seguiu mais devagar, e apenas aos 28′ o Flamengo voltou a ter uma boa finalização. Vitinho entregou pro Cebolinha, que deu de primeira na área, em Éverton Ribeiro. Mas o goleiro César defendeu à queima-roupa. E já com 40 minutos no relógio, o estreante da noite cruzou pela esquerda para Lázaro, que sozinho, desviou de cabeça para fazer o quarto gol.
Ficha técnica
FLAMENGO 4×0 JUVENTUDE
Arena BRB/Mané Garrincha, 20/07, 20h30 – 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Flamengo
Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Gomes (Vitinho), Everton Ribeiro (Matheus França) e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabigol (Lázaro) e Pedro (Everton Cebolinha).
Técnico: Dorival Jr.
Gols: Pedro (5′ e 12′ 1T), Éverton Ribeiro (17′ 1T) e Lázaro (40′ 2T)
Cartões amarelos: Gabigol, Léo Pereira e Thiago Maia
Juventude
César; Rodrigo Soares, Thalisson Kelven, Rafael Forster e Moraes; Yuri Lima (Jean), Jadson, Paulo Henrique (Guilherme Parede) e Marlon (Elton); Ricardo Bueno (Pitta) e Edinho (Capixaba).
Técnico: Umberto Louzer.
Gol: não houve
Cartões amarelos: Ricardo Bueno, Jadson, Pitta e Elton
Cartão vermelho: Jadson
Público: 65.392 torcedores
Renda: R$ 3.642.229,50.