Em casa, Brasília Pilots recebe o Curitiba Silverhawks em jogo decisivo
Neste sábado (19) a equipe do Brasília Pilots enfrenta o Curitiba Silverhawks, às 14h30, no clube da CAESB, no SAI, em jogo válido por uma vaga na final do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano. A competição deste ano contou apenas com três equipes, sendo a Portuguesa que venceu as duas partidas e garantiu a vaga na final, o Brasília Pilots e o Curitiba Silverhawk, que dependem da vitória para definir quem vai para a partida final em São Paulo.
O Brasília Pilots foi fundado em 2016, por um grupo de mulheres, inicialmente o time teve algumas dificuldades, por falta de estrutura e equipamentos, mas já no ano seguinte conseguiram chegar às semifinais, em 2019 chegaram novamente á penúltima fase, vencendo todos os jogos em casa. Além disso, nove atletas foram convocadas para a primeira seleção feminina fullpads. Em 2023 foram cinco jogadoras convocadas para a seleção e esse ano a quantidade mais que dobrou, subindo para 11 convocadas para representar país na modalidade.
“Mesmo sem a estrutura ideal, sem campo fixo e sem patrocínio, usando apenas o gramado da Esplanada dos Ministérios como seu local de treino, o (Brasília) Pilots tem superado desafios e se consolidado como um dos principais times de futebol americano feminino no cenário nacional, destacou Alícia Arcângelo, presidente e QB do Brasília Pilots.
Outras jogadoras também ressaltaram a importância do apoio da torcida em uma decisão como essa. “A minha expectativa enquanto atleta é que vamos performar muito bem. O (Brasília) Pilots tem se preparado bastante para essa semifinal. É um jogo com muita expectativa para nós. Ano passado não tivemos o resultado que esperávamos, mas sempre estivemos muito confiantes para esse ano, e estamos muito confiantes para esse jogo”, esperançou a LB, Baninha.
“As expectativas são as melhores possíveis, um espetáculo com um bom público, local excelente e de fácil acesso. O jogo é com duas grandes equipes, o (Brasília) Pilots com mais de oito anos de história e busca todo ano o título inédito, contra a atual campeã brasileira que também está precisando da vitória, porque veio de uma derrota. Jogo de duas grandes equipes, um jogo com muita expectativa por ser uma semifinal do campeonato Brasileiro. Como qualquer outro esporte, a torcida influencia muito no clima do jogo, na forma como as atletas se portam. Ter um grande público em casa e em nosso favor é muito importante para nós. Como futebol americano feminino, é muito bom poder contar com essa influência positiva, traz uma outra visão pra quem está assistindo e pra nós quanto atletas”, explicou a WR Stefany Sales.
Mayara Ayres, CB (#14)
A CB Mayara Ayres também não deixou de expressar o sentimento pelo jogo em casa. “A participação da torcida no jogo de sábado vai ser muito importante. É a oportunidade de ter o apoio direto das pessoas que são importantes pra nós é sempre incrível. O sentimento de pertencimento e representatividade é o que move o atleta, isso motiva melhorando muito nossa performance, é sempre um prazer jogar em casa”, finalizou.
- Crianças até oito anos não pagam
- Local: Clube da CAESB – SIA
- Ingressos: R$ 10,00 (pelo Sympla)
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.