Embalado com duas vitórias consecutivas no Novo Basquete Brasil (NBB) 2018/2019, o Universo/Brasília enfrentou, na noite desta quinta-feira (5), o Basquete Cearense, pela 14ª semana da maior competição da modalidade no país. A partida, realizada no ginásio da AsCEB, foi repleta de reviravoltas no placar, com a equipe visitante ganhando ao final por 80 x 87. Com a derrota, o time da capital é o vice lanterna (27,8% de aproveitamento). Já a equipe do Ceará continua na 11ª colocação, com 33,3% de aproveitamento.
O ala/armador Zachary, do Universo/Brasília, foi o cestinha da partida com 23 pontos. Graterol conseguiu 11 rebotes e Nezinho sete assistências. Por parte do Basquete Cearense, o maior pontuador foi Brite, com 20 pontos e três assistências. O pivô Kurtz teve 12 rebotes.
Nos primeiros cincos minutos da partida o Basquete Cearense foi certeiro nos arremessos e criou uma vantagem de 13 pontos. O Universo/Brasília, por sua vez, não conseguiu converter as chances que obteve. As primeiras cestas dos brasilienses vieram por parte de Zachary (5 x 18). Na metade da primeiro tempo, o treinado do Universo, André Germano, solicitou parada técnica para corrigir os erros na defesa. O time melhorou a pontaria e conseguiu diminuir a desvantagem, contudo, continuou atrás do placar, terminado o quarto em 21 x 32.
No segundo período o Brasília mudou completamente de postura, tomou conta da partida e não deixou o time visitante criar jogadas. Rafa Moreira e Nezinho contribuíram para vantagem de pontuação 15 no quarto (36 x 32). Os cearenses marcaram apenas quatro pontos nesta etapa. Além disso, não conseguiu frear o ritmo candango, que terminou o primeiro tempo na frente com 45 x 36 no marcador.
O terceiro quarto começou equilibrado, com os dois times convertendo os arremessos. Não demorou muito para que os mandantes ampliassem a vantagem (59 x 45). Com três minutos de jogo, o Basquete Cearense apertou a marcação, dificultando as chances de ataque do Universo. Apesar da dificuldade imposta, os brasilienses conseguiram terminar a etapa com nove pontos à frente, culminando com 65 x 56.
A última etapa da partida começou em um ritmo mais lento. Contudo, os nordestinos estavam melhores e diminuíram a diferença para seis pontos (67 x 61). Na metade do quarto, o Brasília reagiu e ampliou novamente o placar (78 x 68). Mas, no final da partida, o Cearense tomou a vantagem para si e terminou a partida marcando 87 pontos contra 80 do Universo.
Afim de reencontrar a vitória, o Universo/Brasília viaja até o interior paulista para enfrentar o Franca-SP, na próxima segunda-feira (11), no ginásio Pedrocão, às 20h10. Em sua última partida, que aconteceu também nesta quinta-feira (05), a equipe paulista foi derrotada pelo Flamengo por 79 x 74.
Por João Vilagran