O técnico Vadão relacionou 20 atletas para integrarem a Seleção Brasileira Feminina de Futebol, na VI Fase de Preparação em Itu-SP, entre os dias 22/10 e 06/11. O período de treinamentos compreende o último antes da convocação oficial para a disputa da Copa do Mundo de 2019 na França, e servirá de preparação para o amistoso diante das anfitriãs do mundial no próximo dia 10/11, que será também o derradeiro da equipe no ano de 2018.
Dentre as convocadas para a seleção canarinho, debuta com a camisa amarelinha Dany Helena, atacante do Flamengo/Marinha-RJ. A atleta que iniciou sua carreira no Cresspom, atualmente lidera a tabela de artilheiras do Campeonato Brasileiro Feminino, ainda que o rubro-negro carioca tenha sido eliminado pelo Corinthians-SP nas semifinais.
Na maior competição nacional, Dany balançou as redes 15 vezes em 16 partidas disputadas na competição e, em 20 oportunidades na temporada de 2018 como um todo. A marca da atleta brasiliense conta com números do Campeonato Mundial Militar, em que o Brasil sagrou-se campeão, em julho passado.
A exemplo da esmagadora maioria das atletas de futebol do Brasil, Dany levava uma rotina puxada para manter vivo o sonho de se tornar jogadora de futebol profissional. A atleta chegou a ser professora de Educação Física em Brasília e dividia o cotidiano entre as salas de aula durante o dia e os treinamentos às noites.
E, ainda que não se dedicasse totalmente ao jogo de bola, Dany Helena foi vice artilheira da Copa do Brasil de 2016 com nove gols e sua equipe, o Cresspom, alcançou a terceira colocação do certame. Após boas temporadas no time da Polícia Militar, a atacante passou por Capital-DF, Kindermann-SC, Foz Cataratas-PR e Iranduba-AM antes de chegar ao Flamengo/Marinha-RJ.
Curiosamente, em reportagem publicada pelo DF Sports mês passado, Dany afirmou que caso chegasse a oportunidade de servir à seleção, ela ficaria muito honrada. E agora que o dever a chama, ela não esconde a satisfação em vestir pela primeira vez a cobiçada camisa canarinho. “Estou muito feliz. Não esperava (ser convocada), ainda mais com a eliminação no Brasileiro. Mas Deus é maravilhoso e sempre nos surpreende. Espero conseguir aproveitar essa oportunidade da melhor forma e aprender bastante com essa nova experiência”, revelou.
Brasília é seleção em dobro
Além de Dany Helena, a atacante do Sport-PE, Nycole Raysla, também foi convocada por Vadão. A brasiliense que iniciou sua carreira no Ceilândia, defendeu posteriormente as cores do Cresspom e do Aliança-AL, além de boas passagens pelo futsal do DF, também vive boa fase em sua carreira e construiu bons números com a camisa do rubro-negro pernambucano. Com apenas 18 anos de idade, Nycole disputou 18 partidas pelo Sport e marcou seis gols neste ano e será mais uma representante do Distrito Federal a carregar a responsabilidade de vestir a camisa da Seleção Brasileira Feminina de Futebol.
Porém, apesar de ser novidade para a atleta vestir a camisa do selecionado principal de seu país, não será estranho para ela a atuação com a amarelinha. Nycole já teve outras diversas oportunidades convocada para as seleções de base nas categorias sub-17 e sub-20. “Fico feliz em ver que um sonho, que era tão distante, se concretizou. Estou bastante feliz e focada para que eu possa fazer uma boa etapa de treinamentos”, comemorou a atleta.
Por Gabriel Felipe