Em jogaço no Mané Garrincha, Palmeiras vence a Supercopa do Brasil

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Com a Arena BRB/Mané Garrincha lotada, Palmeiras e Flamengo decidiram a Supercopa do Brasil 2023. Os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil do ano passado tiveram um início de jogo abaixo da expectativa. Porém, a partir da metade do primeiro tempo, a torcida brasiliense foi presenteada com um belo espetáculo dentro de campo.

Melhor em boa parte do jogo, o Palmeiras venceu por 4 a 3 e conquistou a Supercopa do Brasil pela primeira vez, mantendo a tradição de conquistas do campeão brasileiro sobre o da Copa do Brasil no torneio. Raphael Veiga e Gabriel Menino, duas vezes cada, marcaram para o Verdão. Gabigol também marcou dois gols e Pedro completou o placar.

A partida marcou também a estreia de Endrick, nascido no Distrito Federal, atuando como profissional no estádio da Capital Federal. O jovem de apenas 16 anos já tem contrato assinado com o Real Madrid, onde se apresentará após completar 18 anos.

Antes do jogo, várias homenagens a Pelé, Rei do futebol, falecido em 29 de dezembro de 2022. Os atletas das duas equipes entraram em campo com camisas com o número 10 à frente e acompanhados de crianças, pacientes do Hospital da Criança de Brasília, que também vestiam camisas com o número eternizado por Pelé.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, acompanhado de duas filhas de Pelé, entraram no gramado com três réplicas da taça Jules Rimet, simbolizando as três conquistas de Copa do Mundo do Rei (1958, 1962 e 1970).

As novidades do VAR prometidas para o jogo deste sábado, no entanto, não foram utilizadas. Tanto as linhas mais grossas no impedimento quanto a exibição da revisão no telão não precisaram ser estreadas, uma vez que em nenhum momento o árbitro Wilton Sampaio recorreu ao vídeo.

Primeiro tempo

O jogo começou equilibrado, mas com muitos erros de passe e faltas. As equipes não conseguiam ameaçar o gol adversário.

O primeiro lance de perigo foi aos 19 minutos. Santos foi pressionado por Endrick que travou o chute do goleiro. Dudu ficou com a sobra, mas o desvio de cabeça saiu fraco permitindo a reação da defesa carioca.

Aos 22′, o Flamengo respondeu. Foi a vez de Zé Rafael prender demais a bola na defesa. Arrascaeta pressionou e sofreu a falta dentro da área na sequência. Gabigol bateu o pênalti e marcou o primeiro gol do jogo. Na comemoração, tirou a camisa e mostrou para a torcida adversária, que arremessou objetos na direção do jogador. O camisa 10 recebeu cartão amarelo pela atitude.

Endrick teve sua primeira boa chance aos 33 minutos. Após troca de passes na área do Flamengo, o craque brasiliense chutou rasteiro para defesa de Santos. Aos 36′, o jogador deu belo drible de corpo sobre David Luiz, que acertou o atacante palmeirense.

Na sequência, Dudu arriscou o chute, a bola bateu na defesa e sobrou para Raphael Veiga, que bateu no canto empatando o jogo. Na comemoração, retribuiu o gesto de Gabigol e foi celebrar em frente à torcida adversária.

Em jogada parecida com a que originou o gol de empate, Dudu voltou a chutar. Dessa vez, a finalização saiu fraca, facilitando a defesa de Santos. Pouco depois, Piquerez voltou a exigir que o goleiro adversário trabalhasse.

Já nos acréscimo, Gabriel Menino marcou um golaço. O volante alviverde soltou uma bomba de esquerda de fora da área que entrou no ângulo do gol de Santos, que nada pode fazer. Melhor na partida desde a metade do primeiro tempo, o Palmeiras passava à frente do placar, 2 a 1.

Segundo tempo

O Flamengo voltou para a segunda etapa buscando empate. Logo aos 4 minutos, Gabi avançou pela direita e cruzou para Pedro que, de cabeça, exigiu grande defesa de Weveton. No rebote, Arrascaeta girou e viu o goleiro palemeirense salvar mais uma vez.

Porém, aos 6 minutos, Gabi recebeu belo passe de Everton Ribeiro e saiu cara a cara com Weverton. De cavadinha, o camisa 10 do Fla voltou a deixar o placar igual, 2 a 2.

Aos 10 minutos, Endrick tentou um lençol na entrada da área, a bola tocou no braço de Thiago Maia e o árbitro marcou pênalti a favor do Palmeiras. Raphael Veiga bateu no canto, sem chances para Santos, e colocou os paulistas de novo na frente.

Sem dar muito tempo para o adversário comemorar, O Flamengo foi pra cima. Aos 15’, Ayrton Lucas cruzou rasteiro pela esquerda e Pedro tocou de calcanhar marcando um golaço para o rubro-negro. O placar estava igual novamente, 3 a 3.

Aos 22 minutos, o Palmeiras quase voltou a marcar. Dudu avançou pela esquerda e tocou para Raphael Veiga que, da linha de fundo, deu o toque para trás buscando Rony. Mas o atacente não pegou bem na bola. O Flamengo ficou com a bola e, no contra-ataque, Pedro invadiu a área, mas foi desarmado por Marcos Rocha na hora do chute.

De novo o Palmeiras chegou com perigo aos 24’. Rony recebeu lançamento, mas se atrapalhou com a bola e acabou chutando pra fora. A insistência palmeirense funcionou quatro minutos depois. Raphael Veiga avançou pela esquerda e cruzou. A bola passou por toda a área, desviou em Léo Pereira e sobrou para Gabriel Menino, que empurrou para o fundo do gol.

O Palmeiras teve chance de ampliar aos 35 minutos. Vidal, que tinha acabado de entrar, errou passe no meio. Piquerez avançou e chute forte pra boa defesa de Santos.

Em desvantagem, o Flamengo tentava achar espaços na defesa alviverde e passou a ceder várias oportunidades de contra-ataque ao Verdão. Bem fechado, o Palmeiras deu poucas chances ao adversário.

Nos acréscimos, o time paulista quase ampliou. Jailson bateu cruzado, mas a bola saiu à esquerda do gol de Santos. Com o resultado, o Porco ficou com a taça de campeão da Supercopa do Brasil.

Foto: Reprodução/Instagram

Ficha técnica

PALMEIRAS 4×3 FLAMENGO

Supercopa do Brasil, Final – 28/01, 16h30
Arena BRB Mané Garrincha

Público: 56.095
Renda: 11.592.774,70

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Quarto árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez, Piquerez; Gabriel Menino (Jailson), Zé Rafael (Luan) e Raphael Veiga; Dudu (Breno Lopes), Rony (Navarro) e Endrick (Mayke).
Técnico: Abel Ferreira

Gols: Raphael Veiga (33’ – 1ºT, 13’ – 2ºT), Gabriel Menino (48 – 1ºT, 28’ – 2ºT)
Cartão amarelo: Abel Ferreira, Gabriel Menino
Cartão vermelho: Abel Ferreira

Flamengo

Santos, Varela (Matheuzinho), David Luiz, Léo Pereira, Ayrton Lucas (Matheus França); Thiago Maia, Gerson (Vidal), Everton Ribeiro, Arrascaeta (Everton Cebolinha); Pedro e Gabi
Técnico: Vitor Pereira

Gols: Gabi (24’ – 1ºT, 6’ – 2ºT), Pedro (15′ – 2ºT)
Cartão amarelo: Gabi, David Luiz, Everton Ribeiro, Marinho
Cartão vermelho: nenhum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *