Em jogo de cinco gols, Brasiliense leva a melhor sobre o Real Brasília
O Brasiliense recebeu o Real Brasília na tarde deste sábado (8) pelo jogo de ida da final do Candangão 2023. Jogando em casa e com o apoio de sua torcida, o Jacaré abriu 2×0, levando sua torcida ao delírio. Mas não contou com a reação do visitante Real Brasília, que diminuiu o placar e o jogo terminou em 3×2 para o Jacaré.
O resultado praticamente deixa tudo em aberto para o jogo de volta, marcado para o estádio Defelê no dia 15. O Jacaré poderá empatar no jogo de volta que conquistará seu 12º título. Já ao Leão do Planalto, só a vitória interessa: por um gol de diferença, decisão nos pênaltis. Dois ou mais gols, o título fica com o Real.
Primeiro tempo
O Real Brasília começou melhor na partida e já no início assustou duas vezes, com boas chegadas de Marcos Paulo e Hyago, que levaram perigo ao gol do Brasiliense. O Jacaré melhorou, mas o jogo ficou mais truncado e com muitas faltas parando a partida. O Real Brasília teve mais uma chance aos 8′, quando Luquinhas cobrou falta da intermediária, sem perigo. O Brasiliense respondeu bem aos 14′ e quase abriu o placar: Mamute fez a parede e conseguiu girar a bola, que chegou em Tarta, que soltou a bomba e viu a bola explodir no travessão.
Aos 18′, o Brasiliense aproveitou a bola parada e conseguiu abrir o placar. Zotti cobrou falta e Tobinha conseguiu sair da marcação para abrir o placar. O lance foi para o VAR, que confirmou a posição legal do jogador amarelo. O Real Brasília sentiu o gol e viu o Brasiliense crescer na partida, e já aos 20′, Mamute teve ótima chance pela direita. A bola explodiu na trave, mas já havia sido marcado o impedimento. Aos 22′, outra chance pro Brasiliense, que chegou com perigo novamente com Tobinha, dessa vez pela esquerda do ataque, mas o jogador colocou a bola muito à frente e não finalizou bem.
O jogo voltou a ficar truncado, e as equipes não conseguiam acertar o passe final e criar novas chances. O Brasiliense voltou a chegar com perigo aos 37′, quando Tarta fez ótima jogada e encontrou Luquinhas do lado esquerdo, o atacante desviou para o gol, mas a bola foi fraca. O Real Brasília só chegou novamente aos 43′, quando Marcos Paulo recebeu cruzamento e girou, e a bola saiu por muito.
Mas aos 44′, o Brasiliense conseguiu ampliar o placar. Luquinhas fez ótima jogada pela esquerda e colocou no meio da área, o goleiro Wendell desviou e a bola ficou com Tobinha, que precisou chutar duas vezes para colocar a bola no fundo das redes, 2 a 0 para o Jacaré. Aos 47′, o Brasiliense quase fez o terceiro, após boa jogada pela direita de Tobinha, a bola foi cruzada para o outro lado para Luquinhas, que chegou chutando de primeira e a bola explodiu no travessão. Foi a última grande chance da primeira etapa.
Segundo tempo
O Real novamente voltou melhor, mas seguia com problemas de criação, enquanto o Brasiliense chegava pouco e mais esperava o adversário. Mas o Leão conseguiu diminuir aos 9′, com Juan, que entrou no intervalo e chutou de longe, o primeiro chute da equipe no gol, o goleiro Artur foi mal, falhou e viu a bola entrar, 2 a 1 para o Brasiliense. Mas a resposta veio logo na sequência, sem demora. Após cruzamento na área, a zaga do Real Brasília voltou a falhar e viu o zagueiro Igor subir firme e testar para o fundo das redes, 3 a 1 para o Brasiliense.
O Real Brasília seguia desordenado, mas tentava nas bolas paradas diminuir o placar. Aos 17′, Lucas Souza cobrou falta da esquerda direto pro gol, e viu o goleiro Artur fazer ótima defesa. As equipes fizeram várias modificações, mas o jogo seguiu morno e com poucas chances criadas. Só aos 25′ o Real Brasília chegou novamente, de novo com Lucas Souza, que tentou de longe, para fácil defesa do goleiro do Jacaré.
O Brasiliense respondeu aos 34′ e quase ampliou, boa jogada pela esquerda entre Tarta e Andrezinho, a bola foi cruzada na área, Hernane Brocador desviou de letra, mas Aldo não conseguiu desviar para o gol. E o Real Brasília conseguiu diminuir o placar aos 37′, outra vez com Juan. O jogador acertou um chutaço da intermediária e a bola morreu no canto direito do goleiro Artur, colocando fogo no jogo.
O Brasiliense sentiu o gol e as alterações, e viu o visitante dominar o jogo no final. Aos 42′, Maxwel também arriscou chute da entrada da área, mas dessa vez a bola foi para fora. O Brasiliense quase ampliou aos 45′, após jogada de escanteio, quando Tarta cortou pra esquerda e chutou firme. A bola passou muito perto, chegando a tocar o travessão, mas saiu. Aos 46′, Santarém teve ótima oportunidade de ampliar, conseguiu o drible, mas o chute foi ruim, para fora. O Brasiliense ainda teve boa chance aos 49′, após chute do zagueiro Igor pra frente, a bola foi desviada e sobrou para Diogo Sodré, livre, que chutou forte para ótima defesa de Wendell. Fim de jogo, 3 a 2 para o Brasiliense.
No próximo sábado (15), ambas as equipes voltam a se encontrar, desta vez no estádio Defelê, para decidirem o título candango de 2023.
Ficha técnica
BRASILIENSE 3×2 REAL BRASÍLIA
Campeonato Candango, Fase final, 1ª rodada
Estádio Serejão, Taguatinga-DF, 08/02, 16h
Público: 984
Renda: R$ 7.200,00
Árbitro: Rafael Diniz
Assistente 1: Renato Gomes
Assistente 2: Milton Alves
4º árbitro: Luiz Paulo Aniceto
VAR: Rodrigo Raposo
AVAR: Ciro Chaban
Supervisor VAR: Raimundo Lopo
Inspetor: Geufran Oliveira
Quality Manager VAR: Almir Camargo
Brasiliense
Artur; Andrezinho, Igor, Gabriel e Aloísio; Aldo, Tarta e Zotti (Nadson); Luquinhas (Santarém), Tobinha (Diogo Sodré) e Yuri Mamute (Hernane Brocador)
Técnico: Roberto Fernandes
Gols: Tobinha (18′ e 44′ – 1ºT) e Igor (11′ – 2ºT)
Cartões amarelos: Aldo e Hernane Brocador
Cartões Vermelhos: Não houve
Real Brasília
Wendell; Caio Mendes, Felipe Mendes, Hyago e Gabriel Lima; Tiago Ulisses (Bruninho), Igor Feijão (Maxwell)e Guilherme (João Eric); Lucas Souza, Matheus Jesus (Arthur) e Marcos Paulo (Juan)
Técnico: Gérson Ramos
Gols: Juan (9′ e 37′ – 2ºT)
Cartões amarelos: Caio Mendes, Igor Feijão, Arthur e Juan
Cartão vermelho: Não houve
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.