Em um jogo truncado, com poucas oportunidades de gol, o Capital venceu o Luziânia por 1×0 na tarde desta sexta-feira (2), no estádio Abadião, pela 4ª rodada do Candangão 2021. Com o resultado, a Coruja soma 12 pontos conquistados em 12 disputados no melhor início de campanha desde seu retorno à primeira divisão do futebol brasiliense, em 2019.
O jogo também marcou a quebra de um tabu por parte do Capital, que até então nunca havia vencido o azulino goiano em jogos de Candangão. Em duas partidas disputadas contra o Luziânia, desde sua volta à elite, o time da capital federal havia perdido uma e empatado outra.
Contudo, conquistar o triunfo em cima dos rivais do Entorno do DF não foi tão fácil. O gol da partida foi marcado no início do primeiro tempo, mas os dois times foram pouco criativos durante o jogo e quase não proporcionaram trabalho para os goleiros Léo Rodrigues e Matheus.
Primeiro tempo
O primeiro lance de perigo já veio acompanhado de um bela troca de passes que resultou no gol da coruja aos 3′. Em jogada bem trabalhada, o meio-campista Geovane serviu David Souza, que, na linha da meia-lua, puxou para a direita e finalizou cruzado para abrir o placar do jogo.
Pressionando a equipe adversária no campo de defesa, o Capital não deu muito espaço para o time do Entorno construir jogadas. Para chegar ao ataque, o Luziânia apostou em passes longos, aproveitando a velocidade do atacante Titico nas pontas. No entanto, somente em escanteio fechado cobrado por Ramon, aos 14’, o goleiro Léo Rodrigues trabalhou pela primeira vez.
Pouco inspirados, os dois times não foram capazes de criar grandes chances durante a maior parte do primeiro tempo. Só aos 42’, em um contra-ataque, Titico entortou a defesa da coruja e cruzou para o meio da área, mas não achou ninguém para empurrar a bola para o fundo das redes.
Já no fim do tempo regulamentar, aos 45’, o goleiro e os defensores do Luziânia bateram cabeça na saída de bola e quase viram Geovane aproveitar a sobra e ampliar o marcador, mas o zagueiro Gustavo evitou o gol em cima da linha. Na sequência do lance, o lateral azulino Weverton chutou de fora da área e levou perigo à meta adversária.
Segundo tempo
A primeira chance de gol do segundo tempo ocorreu aos 2’, quando Tatuí, que substituiu o meia azulino Robinho ainda primeira etapa, cruzou para o beque Gustavo cabecear rente ao poste direito. Só aos 12’ o Capital conseguiu chegar novamente. Romarinho serviu o lateral-esquerdo Caio, que cara-a-cara com o goleiro Matheus finalizou cruzado pra fora.
Insatisfeitos com a criação ofensiva, os técnicos dos dois times optaram por colocar fôlego novo em campo, apostando em jogadores vindos do banco para mudar o cenário do jogo.
Felipe Cirne, que entrou para substituir o meia Cabralzinho, deu seu cartão de visitas carimbando o travessão dos azulinos de goiânia em chute colocado de fora da área aos 23’. Depois disso, outro lance de grande perigo só ocorreu aos 36’, em chute de bico de Titico na entrada da grande área, que foi defendido pelo goleiro Léo Rodrigues.
Em desvantagem no placar, o time do Luziânia pressionou o Capital durante os 15 minutos finais. Sem sucesso.
A partida terminou com vitória da coruja, que segue sem sofrer gols na competição. Com quatro triunfos em quatro jogos, o time mantém os 100% de aproveitamento e além de conquistar classificação antecipada para a segunda fase, dorme na liderança do Candangão.
FICHA TÉCNICA
Capital FC. x Luziânia
Campeonato Candango 2021 – Primeira Fase – Quarta rodada
Estádio Abadião, Ceilândia, 02/04/2021, 15h30
Árbitro : Savio Pereira Sampaio
A1: Jose Ricardo Alves de Melo
A2: Christofer Souza Valeriano
Quarto Árbitro:Bruno Moura Goncalves Lemos
Capital
Léo Rodrigues; Wester, Islan, Vitor Carvalho e
Caio Mascarenhas; Leandro Bulhões (Maicom), Geovane (Mykaell) e Cabralzinho
(Felipe Cirne); Romarinho (Léozinho), David Sousa e Roberto Pítio;
Técnico: Rogério Mancini
Gols: David Souza (3’ 1T)
Cartão amarelo: Leandro Bulhões, Pítio, Cabralzinho e Léo Rodrigues
Cartões vermelhos: não houve.
Luziânia
Matheus Lorenzo; João Pedro, Erivaldo, Gustavo e Weverton; Dadinho, Ferrugem(Jhonatan)/(Rodrigo), Robinho (Tatuí), e Ramon(Gabriel); Titico e Romário(Alexandre);
Técnico: Ricardo Antônio
Gols: não houve.
Cartão amarelo: Gustavo, Ferrugem, Dadinho e Alexandre
Cartões vermelhos: não houve.