Em jogo que valia a vida para as equipes, Jacaré avança para as semis
Por Ana Beatriz Martins
Em partida agitada e primeiro tempo frenético, o Brasiliense levou a vitória e a classificação do Serejão na última rodada do Campeonato Candango. Com gols de Mamute, Goduxo e Tobinha, o Jacaré venceu o Brasília, que teve seu único gol marcado por Matheus, por 3 a 1.
O Colorado levou a pior do jogo que valia a vida para as duas equipes e foi rebaixado para a Série B do campeonato. Em crise financeira, o futuro do Avião é uma incógnita. Já o Brasiliense, que buscava se recuperar do vexame protagonizado na Copa do Brasil, conseguiu a classificação para a próxima fase.
Agora, o Brasiliense enfrenta o Capital na semifinal em partidas de ida e volta. Datas, locais e horários do jogo ainda serão definidos pela FFDF.
Primeiro tempo
A partida começou agitada e com domínio do Brasília, após duas boas jogadas seguidas de Marquinhos pela lateral esquerda. Depois de bom lance do lateral rebatido pela zaga amarela, o Brasiliense respondeu com belo lançamento de Aloísio que terminou com a bola na rede em cabeceio mortal de Mamute aos 10’.
Em ritmo frenético, o Brasiliense aumentou o placar logo em seguida. Depois de lançamento rebatido pela zaga colorada, a bola sobrou para Goduxo em frente ao gol e o atacante ampliou para o Brasiliense aos 12’. Com um gol atrás do outro, o Jacaré seguiu pressionando o Brasília. Após batida de escanteio de Zotti aos 14’, Tobinha surpreendeu chegando por trás e marcou o terceiro gol da partida.
Apesar de abrir boa vantagem logo no início, o Brasiliense continuou pressionando o Brasília e chegou a levar perigo com Mamute de fora da área. Logo após parada técnica, o Jacaré chegou a marcar o quarto gol com Sodré, mas teve o impedimento assinalado.
O jogo continuou com domínio amplo do Brasiliense, que levou susto com Gustavo Henrique cabeceando a bola para a linha de fundo já perto da trave. Aos 43’, depois de entrada perigosa de Mamute, o Brasília bateu falta em jogada trabalhada e chegou a tentar finalização rasteira, nos pés de Marcos Antonio, mas a bola parou na zaga do Jacaré. Apesar de tentar se impor perto do fim, o Brasília levou pouco perigo ao Brasiliense e o primeiro tempo terminou em 3×0.
Segundo tempo
Com o placar ao seu favor, o Brasiliense entrou para o segundo tempo com ritmo mais cadenciado, buscando administrar a partida. Já o Brasília voltou tentando buscar o resultado desfavorável, mas pecou na efetividade.
Com poucas chances de gol, a partida seguiu morna mesmo com as alterações feitas pelos dois técnicos. Apesar de cadenciar o jogo, as melhores chances continuaram sendo do Brasiliense, que chegou com perigo aos 26’, em cabeceio de Gustavo Henrique depois de batida de escanteio. Após parada técnica, a equipe colorada voltou com postura mais ofensiva e levou perigo em bom lance de Marquinhos aos 28’, que teve sua finalização bloqueada.
A postura ofensiva do Brasília valeu a pena e aos 36’ a equipe colorada descontou o placar. Após jogada trabalhada desde a defesa, Matheus recebeu na pequena área e finalizou no ângulo de Artur, sem chances para o goleiro. O Brasília continuou buscando o placar e chegou a ter um lance de perigo aos 47’, novamente nos pés de Matheus. Porém, o Colorado não conseguiu correr atrás do resultado e o Jacaré levou a vitória e a classificação da última rodada.
Ficha Técnica
Campeonato Candango, primeira fase, 9ª rodada
Estádio Serejão, Taguatinga- 18/03, 15h30
Público: 238 torcedores
Renda: R$ 1.725,00
Árbitro: Rafael Diniz
Assistente 1: Daniel Henrique
Assistente 2: Josieliton Silva
4° árbitro: Allysson Zilse
Inspetor: Marcelo Piacesi
Delegado: José Roberto de Souza Gonçalves
Brasiliense
Artur; Andrezinho (Caetano), Gustavo H, Gabriel, Aloísio; Aldo, Diogo Sodré (Gabriel H), Zotti (Renan Oliveira); Goduxo, Tobinha (Alagoano) e Yuri Mamute (Kieza).
Técnico: Roberto Cavalo
Gols: Yuri Mamute (10′ – 1ºT), Goduxo (12′ – 1ºT), Tobinha (14′ – 1ºT).
Cartões amarelos: Andrezinho, Mamute, Zotti.
Cartões vermelhos: Não houve.
Brasília
Jennerson; Marquinhos, Regino (Matheus), Juan (Yuri Ferreira), Borges; Dadinho, Hiwry (Titico), Castro Jr, Marcos Antonio (Victor Santoro); Careca (Julio Carioca), Mirandinha.
Técnico: Alex Silva
Gols: Matheus (36′ – 2ºT).
Cartões amarelos: Borges.
Cartões vermelhos: Não houve.