O Brasil fez sua estreia na Liga das Nações Masculina 2022 e não decepcionou os torcedores que compareceram ao Ginásio Nilson Nelson, vencendo com muita facilidade a Austrália por 3 a 0 em apenas 1h30 de jogo. A seleção brasileira veio para a competição com um elenco quase que 100% renovado, mantendo apenas quatro nomes que estavam no bronze de Tóquio 2020, sendo que apenas dois participaram desse jogo, o levantador Bruninho e o central Lucão.

O jogo marcou o reencontro do Brasil com o público em uma competição nacional e, por coincidência, a última vez também foi em Brasília, na Liga das Nações de 2019. Desde então, devido a pandemia, a seleção só havia jogado sem a presença do torcedor.

O jogo

O Brasil começou sendo contagiado pela energia da torcida, e com uma variação de ataque e bloqueio, conseguiu abrir 5 a 1 no placar. O domínio seguiu e, com um bom aproveitamento do serviço e com boas defesas, a vantagem aumentou, e a seleção conseguiu abrir 15×9 da Austrália. Com 10 erros dos australianos, a vantagem brasileira só aumentou, e o set foi fechado com apenas 20 minutos disputados, em 25×14.

No segundo set,a Austrália seguiu cometendo erros, e o Brasil se aproveitou bem e abriu novamente 5 a 1 no placar. Os erros de saque dos visitantes eram constantes, e a vantagem chegou a ser de 12×7. O bloqueio brasileiro também estava em uma grande noite, e os donos da casa fecharam o set em 25×18.

A Austrália tentou mudar o roteiro para o terceiro set, e errando menos, chegou a abrir 3×6 no placar. Mas o Brasil voltou para o jogo, melhorou na defesa e empatou a partida em 9×9. Por um erro de rodízio em quadra quando a partida estava 9×11, os australianos correram perido de ter o placar zerado. O jogo ficou paralisado por cerca de 10 minutos para resolver a questão.

E essa paralisação foi ruim para os australianos, que estavam conseguindo o melhor set até então. O time esfriou e voltou a cometer muitos erros, enquanto o Brasil se aproveitou para virar a partida e abrir 17×13. O final do set foi emocionante, o bloqueio da Austrália funcionou em três oportunidades seguidas, deixando o jogo em 21×19. Mas não foi suficiente, e a Seleção Brasileira fechou mais um período, 25×21, 3 sets a 0.

Japão x Holanda

No jogo de abertura da noite, a equipe do Japão conseguiu vencer de virada a seleção da Holanda por 3 sets a 2. O principal destaque do jogo foi o Oposto Nishida Yūji, que fez um set em pontos, 25. Pelo lado holandês, destaque para o também Oposto Abdel-Aziz Nimir, que fez 17 pontos.

O jogo

A Holanda começou ligada no primeiro set, e conseguiu abrir 0x5 no início da partida. O Japão ajeitou sua defesa e melhorou o ataque, conseguindo três pontos seguidos e deixando o set em 8×9 para os holandeses. Os times seguiram trocando pontos, até que os japoneses empataram em 14×14. A Holanda melhorou o saque e engatou uma sequencia de seis pontos consecutivos, e conseguiu fechar o primeiro set em 22×25.

No segundo set, a equipe começou forte mais uma vez, forçando bem o saque e tendo resultado, conseguindo abrir 7×3 no placar. O Japão seguiu fazendo um jogo abaixo do comum, viu a Holanda abrir 12×5 e precisou pedir tempo. O apagão tomou conta da equipe europeia, que mesmo chegando a ganhar por 7×16, levou a virada, e os japoneses venceram o set por 26×24.

Diferente dos dois primeiros sets, quem começou melhor no terceiro foi o Japão, que abriu 5×1. Mas a Holanda se acertou em quadra e conseguiu encostar no placar, fazendo seis pontos seguidos e deixando o jogo em 12×11, e depois, virando pra 15×16. No fim, melhor para os japoneses, que venceram o terceiro set por 25×22, virando o jogo pra 2 sets a 1.

A partida então foi para o quarto set, e mais uma vez, o Japão começou abrindo boa diferença, deixando o jogo em 7×3.Com um bom aproveitamento no ataque, os japoneses ainda contaram com erros da Holanda para fechar o período em 15×17, 3 sets a 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *