Encerrados os Estaduais, Série A3 Feminina 2023 tem clubes definidos
O ano de 2022 está chegando ao fim, assim como o calendário de competições nacionais. Entre elas, estão os Campeonatos Estaduais Femininos, onde são ranqueadas as equipes que estarão classificadas para a disputa do Brasileiro Série A3, porta de entrada para as divisões nacionais superiores. Com o quarto lugar conquistado no Candangão Feminino deste ano, o Capital será o representante local na Série A3 de 2023.
Nesta temporada, o Legião (foto acima) disputou a Série A3, encarou o Operário-MS na primeira fase e conseguiu se classificar para a segunda fase. Porém acabou eliminado pelo Toledo-PR na fase seguinte e ficou longe do acesso. A expectativa é de que a Coruja permaneça com o bom trabalho realizado nesta temporada e reforce o time para buscar o acesso em 2023.
Segundo o regulamento da CBF, a série A3 continuará mantendo o mesmo formato da edição deste ano, com 32 equipes na disputa: além dos quatro rebaixados da Série A2 (Vasco-RJ, Aliança/Goiás-GO, Iranduba-AM e CEFAMA-MA), dois representantes serão definidos por ranking (Ranking Nacional de Clubes-RNC e Ranking Nacional Feminino de Clubes – RNFC) e outros 26 times definidos nos Campeonatos Estaduais (clubes melhor posicionados nos estaduais e que não estejam classificados nas séries A2 e A3). Apenas um Campeonato Estadual não foi disputado, e deverá ter sua vaga cedida para outro clube do RNC (o Campeonato Amapaense foi cancelado e não teve representante).
Com previsão de início a partir do dia 15 de Abril, o Campeonato brasileiro da Série A3 deverá ter confrontos no sistema mata-mata em jogos de ida e volta até a grande final. Os clubes classificados para a semifinal estarão automaticamente classificados para a Série A2 do próximo ano. Nesta temporada, 3B-AM, Vila Nova-GO, Taubaté-SP e Sport-PE disputaram a competição e conquistaram o acesso.
Veja abaixo a lista dos clubes que disputarão o Brasileiro Série A3 Feminino em 2023:
CLASSIFICADOS SÉRIE A3 2023
Rebaixados da Série A2
- Vasco-RJ;
- Aliança/Goiás-GO;
- Iranduba-AM;
- CEFAMA-MA;
Classificado pelo RNC
- Atlético-GO;
Classificado pelo RNFC
- Pinda-SP;
Classificados via Campeonatos Estaduais
- ASSEMURB-AC;
- Acauã-AL;
- Recanto da Criança-AM;
- Amapá (Não houve campeonato, Cuiabá-MT deverá ser indicado pelo RNC);
- Doce Mel-BA;
- Guarani-CE;
- Capital-DF;
- Villa Nova-ES;
- Atletas de Jesus-GO;
- IAPE-MA;
- Uberlândia-MG;
- Operário-MS;
- Mixto-MT;
- Remo-PA;
- VF4-PB;
- Náutico-PE;
- Tiradentes-PI;
- Toledo-PR;
- Pérolas Negras-RJ;
- União-RN;
- Porto Velho-RO;
- São Raimundo-RR;
- Juventude-RS;
- Criciúma-SC;
- Estanciano-SE;
- EC São Bernardo-SP;
- Polivalente-TO;