Entrevista: futuro secretário de Esportes, Julio Cesar Ribeiro

Divulgação: Douglas Gomes / Republicanos

No dia 14 de dezembro, o governador Ibaneis Rocha anunciou que irá nomear o deputado federal Julio Cesar Ribeiro como secretário de Esportes a partir de 1º de janeiro. Prestes a assumir a pasta pela segunda vez, o futuro secretário conversou com a equipe do DF Esportes e falou sobre os planos para sua gestão.

DF Esportes.com: Em todos os mandatos, o senhor sempre foi um apoiador do esporte. Como começou essa relação?
Dep. Julio Cesar: Exatamente em 2012. Digo que essa é uma relação que vai durar para sempre. Brasília é um celeiro de atletas, e isso ficou bem nítido quando iniciamos o nosso trabalho há 10 anos. Eles só precisavam de uma oportunidade.

DF Esportes.com: O senhor já tem experiência à frente da pasta, como isso pode ajudar?
Dep. Julio Cesar: Nós vamos novamente desburocratizar o esporte aqui no DF. Quando assumi a Secretaria em 2012 ela era vista como a Secretaria do Futebol, então o nosso trabalho foi exatamente esse, o de ampliar o apoio a todas as modalidades. Também vamos fortalecer o funcionamento dos Centros Olímpicos e dos programas de apoio ao atletas, como o Compete Brasília.

DF Esportes.com: Qual a importância da pasta de Esporte e Lazer para a sociedade?
Dep. Julio Cesar: Eu sempre falo que o esporte é uma ferramenta transformadora de vidas, pois ajuda os jovens a saírem da marginalidade, das drogas, e o mais importante, ajuda a impedir a evasão escolar.

DF Esportes.com: Quais os principais desafios o senhor precisará enfrentar?
Dep. Julio Cesar: Precisamos reconhecer o que foi feito pelo esporte nas gestões anteriores. Mas regulamentar algumas leis já existentes, como a do Bolsa Atleta Paralímpica e a alimentação aos atletas que fazem uso do Compete Brasília.

DF Esportes.com: Dentre as ações que realizou e/ou apoiou, o que precisa ser continuado ou retomado na nova gestão?
Dep. Julio Cesar: Sem dúvidas a realização de grandes eventos esportivos, uma vez que essas ações vão oportunizar a visibilidade para a nossa cidade e consequentemente o fomento da economia com a geração de emprego e renda. E como falei anteriormente o fortalecimento dos programas e a utilização dos Centros Olímpicos pela sociedade.

DF Esportes.com: Pensando especialmente no futuro, o que pensa para melhorar o desenvolvimento das crianças dentro da sociedade?
Dep. Julio Cesar: Eu acredito que a educação deve andar lado a lado com o esporte. Um complementa o outro. Vamos buscar junto aos órgãos competentes a viabilização de projetos que possam tirar do papel essas ações.

DF Esportes.com: Brasília tem poucas equipes se destacando nos esportes olímpicos e futebol no cenário nacional. Mas, muitos atletas que acabam saindo do DF para treinar em outros centros. O que se pode fazer para mudar isso?
Dep. Julio Cesar: O esporte é um setor que necessita de investimento. Vamos buscar esse apoio com muito diálogo e coerência. Nossa cidade é um celeiro de atletas e nos não queremos perder isso.

DF Esportes.com: Como vê a situação dos estádios no DF? Estamos a pouco mais de um mês pro início do Candangão e poucos podem receber partidas e público. Como resolver?
Dep. Julio Cesar: Hoje a Secretaria responde pelo Bezerrão, Augustinho Lima e Rorizão. Os demais são de responsabilidade das Regiões Administrativas. Mas, inicialmente o que pode ser feito é ampliar o diálogo junto ao legislativo para a indicação de recursos para a revitalização desses espaços.

DF Esportes.com: Na mesma linha dos estádios, temos outras praças esportivas (ginásios, quadras…) que precisam de melhorias. Está nos planos da nova gestão garantir local de treinos e competições em todas as cidades?
Dep. Julio Cesar: Com certeza. Claro que em quatro anos não vamos conseguir fazer tudo que desejamos, mas vamos iniciar o trabalho. Queremos ampliar o acesso esportivo a toda população do DF.

DF Esportes.com: Como o senhor enxerga o projeto “adote uma praça” nos espaços esportivos? É possível ampliar e facilitar esse acesso aos interessados?
Dep. Julio Cesar: Esse é um projeto da Secretaria de Estado de Projetos Especiais e tem o intuito de firmar parcerias com empresários e moradores do DF para a manutenção e recuperação de espaços de uso livre pela comunidade. Se houver a possibilidade de um apoio, temos sim interesse em dialogar sobre a questão.

DF Esportes.com: Com relação às licitações e PPP’s, acredita que possam beneficiar a população ou dificultar o acesso aos eventos esportivos?
Dep. Julio Cesar: A questão de privatizar alguns espaços no DF foi uma decisão acertada do nosso governador Ibaneis. A Arena Bsb é a prova viva de que deu muito certo. O local vem recebendo frequentemente shows, jogos e eventos de outros portes. Acredito que com essa iniciativa a população só tem a ganhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *