Último torneio do ano reúne os 6 melhores times de RUGBY em CADEIRA de RODAS do Brasil, de 7 a 11 de dezembro, na Andef, Niterói, Rio de Janeiro

Este ano a ABRC – Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas – em parceria com os clubes filiados, ampliou seu calendário de competições com os Torneios Regionais, divido em 4 etapas: Sul, Paulista, Sudeste e Centro-Oeste. Conquistaram vaga para competir na Copa dos Campeões, que será disputada no Rio de Janeiro – na Andef (nota 2), os times vencedores regionais e os três primeiros colocados da 1ª divisão e o primeiro lugar da 2ª divisão do Campeonato Brasileiro.

O primeiro time a se classificar foi o Gladiadores, Curitiba (PR), como vencedor do Regional Sul, que aconteceu em Curitiba – PR. Na etapa Paulista, realizada no Centro Paralímpico, o time dos Gigantes, de Campinas (SP), ficou em primeiro em lugar e também garantiu sua vaga. Já na etapa Sudeste, disputada na Vila Olímpica de Mesquita, quem saiu vencedor foi o time do Minas Quad Rugby, de Belo Horizonte (MG). O último a se classificar pelos regionais foi o BSB Quad Rugby, Distrito Federal, campeão na etapa Centro-Oeste, no Centro Olímpico e Paralímpico do Gama.

O time da Adeacamp, de Campinas (SP),foi o campeão Brasileiro da 2ª divisão e o time do Santer Vikings, Rio de Janeiro (RJ), foi o segundo colocado da 1ª divisão. Ambos também se classificam para a Copa. Os times do Minas Quad Rugby e o Gladiadores, vencedores regionais, também foram respectivamente 1ª e 3º lugar no Campeonato Brasileiro, o que poderia abrir vaga para mais dois times. Mas para esse ano de estreias no calendário de competições da ABRC, segundo o presidente José Higino “vamos seguir com 6 times. A ideia é que em 2023 a Copa dos Campeões receba 8 equipes e que a classificação também seja disputada em mais etapas regionais”.

“A Copa dos Campeões será o nosso grande evento de final e ano, ela nasceu da ideia dos regionais”, explica o presidente da ABRC José Higino, que está no seu primeiro ano à frente da associação. “Uma das metas traçadas, por essa gestão, foi de ampliar o calendário esportivo, o que contribui com o aprimoramento de atletas e dos profissionais que fazem parte do Rugby em CR”, conclui Higino. Nesse contexto, a ABRC também promoveu, junto aos torneios, Clínicas de Capacitação Profissional com objetivo de formar uma equipe técnica qualificada para atender futuras demandas (nota 1).

Além disso, a distribuição dos locais dos jogos por região, segundo Higino “criou novos espaços para divulgação da modalidade, trouxe novos apoiadores e contribuiu para apresentar os benefícios que o esporte de alto rendimento traz no dia a dia da pessoa com deficiência”. Outro ponto positivo foi a oportunidade dos atletas de jogarem em casa, podendo ter na torcida familiares, amigos e a comunidade local, como afirma Júlio Braz, atleta do Minas Quad Rugby e morador de Mesquita, Rio de Janeiro, “foi muito bom ser vencedor na cidade onde nasci. Um orgulho trazer o rugby em cr para Mesquita, com o apoio da Secretaria de Esportes, e poder jogar com minha filha e esposa me assistindo”.

A Copa dos Campeões de Rugby em Cadeira de Rodas, tem entrada gratuita e acontece de 7 a 11 de dezembro, na Andef –  Rod. Pref. João Sampaio, 4830 – Rio do Ouro, Niterói – RJ.

Todos os jogos serão transmitidos pelo canal do Youtube da ABRC (https://www.youtube.com/c/ABRCRugby)

TIMES DE RUGBY EM CADEIRA DE RODAS CLASSFICADOS para COPA dos Campeões

Gladiadores Rugby CR (Curitiba-PR)

O time do Gladiadores Rugby CR, do técnico Marcelo Kamarowski, além de 3º colocado no Campeonato Brasileiro, foi o campeão do Torneio Regional Sul, sendo assim, o primeiro time a conquistar uma vaga na disputa na Copa dos Campeões de Rugby em Cadeira de Rodas.

O time traz no elenco o atleta colombiano Orozco e prometem fazer um belo campeonato. O Gladiadores conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná – ambos através da Lei de Incentivo ao Esporte – e também da Copel-Companhia Paranaense de Energia e da Coloplast Brasil.

Gigantes Rugby (Campinas – SP)

O Gigantes, comandado pela técnica Ana Ramkrapes, conquistou sua vaga com a vitória no Torneio Regional – etapa Paulista. Eles trazem novos atletas e jogadores experientes, que já jogaram pela Seleção Brasileira de Rugby Em Cadeira de Rodas.

No elenco Gabriel Simplício (0.5) que jogou pelo Brasil no Mundial da Modalidade, em outubro, na Dinamarca, e o Thalys Jucá Silva o atleta mais jovem do campeonato.

Minas Quad Rugby (Belo Horizonte-MG)

O time mineiro, de Belo Horizonte (MG), foi o campeão do Torneio Regional Sudeste, disputado na Vila Olímpica de Mesquita, no Rio de Janeiro. Além disso, o Minas também é penta campeão Brasileiro, levando o título do Campeonato deste ano.

Estará em quadra o premiado atleta Júlio Braz, que mesmo integrando o time mineiro é morador de Mesquita (RJ). Ele já foi eleito o melhor atleta Paralímpico da Modalidade em 2016, 2017 e 2019. Também no elenco Davi Abreu que disputou o Mundial na Dinamarca. Destaque também para o técnico da equipe: Rafael Gouveia, atual técnico da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.

BSB Quad Rugby (Distrito Federal)

O BSB Quad Rugby garantiu sua vaga na Copa dos Campeões com a conquista do 1º lugar no Torneio Regional Centro-Oeste. Este ano, o time disputou o Campeonato Brasileiro na 1ª divisão, porém foi rebaixado para a 2ª divisão.

Na equipe o técnico Antônio Manoel, também coordenador de fomento da ABRC, e o atleta José Higino (foto acima, elenco da seleção brasileira que disputou o Mundial deste ano e presidente da ABRC).

Santer Vikings (Rio de Janeiro-RJ)

Os cariocas conquistaram sua vaga para a Copa com o título de vice-campeão Brasileiro. No Torneio Regional Sudeste, eles perderam para o time do Minas Quad Rugby, para quem também perderam o título de Campeão Brasileiro.

Os Vikings são comandados pelo técnico e atleta Junior Wirzma, que junto com Alex Patrick, Daniel Gonçalves e o premiado atleta Gabriel Feitosa disputaram o Mundial na Dinamarca, pela Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.

Adeacamp (Campinas, SP)

A história da Adecamp se me mistura com a do rugby em cr no Brasil. Um dos primeiros times do Brasil foi campeão por 4 anos seguidos, após um intervalo de suas atividades, ele volta para o cenário da modalidade, conquistando o título de campeão Brasileiro da 2ª divisão, garantindo não apenas a vaga para Copa dos Campeões como seu lugar na 1ª divisão.

O time do técnico Renan de Melo traz a única atleta do campeonato Mariana Costa e Bruno Damaceno, que jogou pelo Brasil no Mundial.

——————–

Contato: comunicacao@rugbiabrc.org.br

 Fonte: https://rugbiabrc.org.br/

Instagram: @abrcquadrugbybrasil

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA
DATA ATIVIDADES
07/12 (quarta-feira) Chegada das equipes e staffs Reuniões das coordenações Congresso técnico
08/12 (quinta-feira) Chair-check Jogos – dia 1
09/12 (sexta-feira) Abertura Jogos – dia 2
10/12 (sábado) Jogos – dia 3
11/12 (domingo) Jogos – dia 4 (finais) Encerramento e premiações Partida das equipes e staffs

TABELA DE JOGOS

GRUPO A GRUPO B
MINAS QUAD SANTER
GLADIADORES GIGANTES
ADEACAMP BSB QUADDF
08/12 QUINTA-FEIRA
JOGO HORÁRIO EQUIPES
15:00 SANTER X BSB QUADDF
2 17:00 MINAS X ADEACAMP
9/12 SEXTA-FEIRA
JOGO HORÁRIO EQUIPES
3 9:00 BSB QUADDF X GIGANTES
4 11:00 ADEACAMP X GLADIADORES
5 15:00 GIGANTES x SANTER
6 17:00 GLADIADORES x MINAS
10/12 SÁBADO
JOGO HORÁRIO EQUIPES
7 9:00 2° GRUPO B X 3° GRUPO A
8 11:00 2° GRUPO A X 3° GRUPO B
9 15:00 SEMIFINAL 1° GRUPO A X GANHADOR JOGO 7
10 17:00 SEMIFINAL 1° GRUPO B X GANHADOR JOGO 8
11 20:00 DISPUTA 5° LUGAR PERDEDOR JOGO 7 X PERDEDOR JOGO 8
11/12 DOMINGO
JOGO HORÁRIO EQUIPES
12 9:00 DISPUTA 3° LUGAR PERDEDOR JOGO 9 X PERDEDOR JOGO 10
13 11:00 DISPUTA 1° LUGAR GANHADOR JOGO 9 X GANHADOR JOGO 10

Capacitação profissional disponível durante os torneios e on-line

Rugby em CR gera vagas para o mercado esportivo e oferece cursos na área

Outra estreia deste ano foram as Clínicas de Classificação Funcional e de Árbitro e Mesário em Rugby em Cadeira de Rodas, ambas ministrados pela equipe chancelada da ABRC e seguindo as normais da WWR – (World Wheelchair Rugby). As turmas aconteceram junto aos Torneios Regionais facilitando as aulas práticas em quadra e as vivências com os atletas.

A demanda por novos torneios é um indício que a modalidade está se expandindo no Brasil. Esse crescimento, por usa vez, aquece novas vagas de trabalho e traz outra demanda que é a necessidade de formar novos profissionais. Nesse sentido, que as clínicas cumpriram um papel fundamental, “pois queremos que nossa modalidade cresça com responsabilidade e com profissionais capacitados para atuarem em quadra e junto com os nossos atletas”, conclui Mateus Campana, vice-presidente da ABRC e árbitro internacional.

Além das clínicas durante os regionais, também tivemos a iniciativa do Minas Quad Rugby que desenvolveu um workshop online de Rugby em CR. O LEPAFA (Laboratório de Educação e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para pessoas com deficiência) também desenvolveu várias ações educativas em prol do Polo de Desenvolvimento de RCR, de João Pessoa-PB.

Ainda on-line, em parceria com a Sportin Global, a ABRC disponibiliza um curso on-line sobre a modalidade que fala da história, panoramas nacional e internacional, regras, equipamentos entre outros. A plataforma de aprendizado está disponível em https://akademi.sportinglobal.com/courses/curso-basico-para-profissionais-de-rugby-em-cadeira-de-rodas

Outra iniciativa da ABRC foi abrir um canal de cadastro de profissionais, para diversas áreas, com objetivo de mapear pessoas interessadas em ingressar no paradesporto para futuras convocações e oportunidades de treinamento.  As Inscrições estão disponíveis em  https://docs.google.com/forms/d/1wHA88R8GaQDBh4aikt6uNkMaLuCQtQVM0YHdpKqf9gE/viewform?edit_requested=truedivulgação

As inscrições são para: Médico, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Psicólogo, Nutricionista, Profissional de Educação Física, Técnico em Enfermagem, Apoio, Mecânico, Massagista, Narrador/Comentarista, Estatístico, Terapeuta Ocupacional entre outros.

Andef em Niterói sedia torneio de Rugby em Cadeira de Rodas

A Copa dos Campeões irá reunir, entre os dias 7 e 11 de dezembro, na Andef, em Niterói, os melhores times de rugby em cr do Brasil, encerrando o calendário de atividades da modalidade este ano.

Fundada em 1981, um dos motivos pelos quais a Andef foi fundada foi o fato da fundadora da instituição, Tania Rodrigues, ter ficado responsável pela banca de empregos no Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela ONU. Desde então, a Geração de Emprego e Renda tem sido um dos principais objetivos da Andef enquanto organização. Ou seja, mostrando a qualidade e eficiência da prestação de serviços por profissionais com deficiência, a sociedade seria transformada. Nos primeiros anos, a Andef realizou diversos eventos para sensibilizar os empresários e a sociedade da força de trabalho das pessoas com deficiência.

A Andef é referência nacional e na sua apresentação está “A maior instituição de pessoas com deficiência do Brasil”, além de aprimorar o mercado de trabalho para pcds, a instituição sedia vários eventos paralímpico, incentiva a arte inclusiva com o grupo Corpo em Movimento e desenvolve um Programa de Reabilitação Integrada (RPI).

O Programa de Reabilitação Integrada trata-se de uma metodologia que engloba alternativas inovadoras no processo de habilitação/reabilitação de pessoas com deficiência, envolvendo um conjunto articulado de ações nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e lazer, visando à inclusão nas políticas públicas e de proteção social, o acesso aos direitos e à participação plena e efetiva na sociedade.

Fonte: https://www.andef.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *