Estádio Bezerrão é devolvido à comunidade em cerimônia com Governador

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Na manhã desta terça-feira (19), o estádio Bezerrão foi entregue pelo GDF à comunidade e já está pronto para receber partidas oficiais do Candangão 2024. O fim das obras sofreu pelo menos três adiamentos (Setembro, depois novembro e finalmente dezembro), e finalmente, após quase três anos de espera, a casa da Sociedade Esportiva do Gama poderá contar com jogos e público.

Além do governador Ibaneis Rocha, estiveram presentes na cerimônia a vice-governadora Celina Leão, o Secretário de Esportes e Lazer Júlio César, o Diretor-Presidente da NOVACAP Fernando Leite, além dos Deputados Distritais Jaqueline Silva, Eduardo Pedrosa, o Presidente da Federação de Futebol Daniel Vasconcelos e o Presidente da SEG Wendel Lopes.

O estádio ficou praticamente inutilizado após ter abrigado o polêmico hospital de campanha na época da ascensão da Covid-19. Apesar de ter sido uma medida necessária para combater a pandemia, haviam muitos outros locais disponíveis para abrigar o hospital. O gramado recém recuperado pela FIFA para o Mundial Sub-17 disputado no ano anterior foi destruído, assim como todo o sistema de drenagem e irrigação, fato que foi “esquecido” pelo Diretor-Presidente da Novacap: “Recuperamos todo o gramado, que está melhor do que antes, e recuperamos o sistema de irrigação. Devolvemos à comunidade o estádio em melhores condições do que o encontramos na época da pandemia”. Após a pandemia, o estádio ainda abrigou as instalações provisórias do “Na Hora” do Gama, e por muitos anos, um posto de saúde abaixo da arquibancada sul.

Foto: Edmundo Souza

Além do gramado, foram recuperados equipamentos contra incêndio, sistema de pára-raios, banheiros, vestiários, assentos das arquibancadas, pintura, alambrados e elevadores. Segundo o Secretário de Esportes Júlio César, o estádio que foi reformado pelo valor de R$ 3,9 milhões agora atende a todas as exigências dos órgão fiscalizadores: “O gramado estava totalmente destruído – por uma boa causa, que foi salvar vidas -, as arquibancadas estavam quebradas, nós reformamos tudo e pintamos, arrumamos o elevador, atendemos todas as exigências do Ministério Público. O estádio está pronto para receber o Candangão 2024.”

Quem comemorou a volta do estádio foi o presidente do Gama, Wendel Lopes. Segundo ele, agora é hora de o torcedor apoiar o Periquito na próxima temporada: “É muitíssimo importante a volta do Bezerrão, a nosso torcida de volta à nossa casa. Foram anos aí de ansiedade, compreendemos que houveram questões de saúde por conta da pandemia, vidas foram salvas no estádio Bezerrão. Mas agora é a hora de voltar a encher o estádio, temos a reabertura no dia 13 de janeiro, já teremos clássico no dia 5 de fevereiro. E com certeza, o torcedor do Gama vai lotar o estádio para empurrar o nosso time e fazer um grande campeonato” disse.

Com o Bezerrão de volta ao cenário do futebol, o Campeonato Candango agora conta com seis estádios que (teoricamente) estão aptos a receber público na capital federal em 2024: Abadião (Ceilândia), Rorizão (Samambaia), JK (Paranoá), Defelê (Vila Planalto) e Serejão (Taguatinga, mas ainda com laudo parcial). Este número poderia aumentar para sete (Mané Garrincha), mas pelo alto custo e pela demanda por eventos, dificilmente o maior estádio do DF será utilizado para o futebol local. Há ainda opções no entorno, como o Serra do Lago (Luziânia) e Diogão (Formosa), além da expectativa pela volta do Adonir Guimarães em Planaltina (reforma em andamento).

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

One thought on “Estádio Bezerrão é devolvido à comunidade em cerimônia com Governador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *