Evento internacional de Drift chega a Brasília

Uma das séries de drift profissional que mais cresce no mundo e na Europa anunciou seu calendário para 2023 incluindo Brasília como sede da etapa sulamericana do evento. A prova da Drift Kings será disputada no Brasil nos dias 5 e 6 de agosto do próximo ano.

Coordenando eventos na Europa e no mundo, a Drift Kings International Series começou há 18 anos. Para 2023, além de Brasília, a competição terá etapas disputadas na Europa (Hungria, Grécia, França, Áustria, Eslovênia e Chipre) e na Ásia (Tailânda, Laos e Malásia). O evento é reconhecido como o campeonato profissional de drift no continente europeu.

Campeão na cidade e representante no mundial de Drift, o piloto Carlos André Nunes da Silva (André Silva) teve seu 1º contato com drift aos 23 anos no Japão. Nascido em Brasília, filho de produtores rurais, se apaixonou pela modalidade por meio do filme “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio”, de 2006.

André vê o crescimento do esporte no DF “a todo vapor nos últimos anos, apesar da pandemia e por não termos autódromo.” Para ele receber a prova na capital federal significa “receber o futuro do automobilismo, além da importância de se tornar a cidade sede desse evento de nível mundial.”

Piloto André Silva / Foto: Jada Jeedjai

O evento em Brasília contará com pilotos brasileiros e de outro países que serão convidados pela organização. A expectativa de André é que a competição possa “surpreender e sacudir o mundo do automobilismo de todas as formas, fomentando o entretenimento, o esporte automotor, o turismo e o empreendedorismo, com geração de empregos e renda para nossa capital e fazendo intercâmbio entre culturas e possível negócios entre os participantes.”

A realização da competição em Brasília conta com o apoio do governador Ibaneis Rocha e do Deputado Federal Júlio Cesar Ribeiro. Para André, o Deputado anunciado como novo Secretário de Esportes e Lazer ajudará o esporte a crescer no DF.

Sobre o drifting

O drift nasceu na década de 1970 nas estradas de montanha do Japão, quando Kunimitsu Takahashi, um ex-piloto de motos, começou a fazer exibições nas quais fazia seu carro deslizar intencionalmente de lado nas curvas enquanto controlava o veículo com manobras rápidas ao volante. Estabeleceu-se como um esporte por Keiichi Tsuchiya na década de 80.

O esporte rapidamente começou a ter adeptos em outros países. Mas, foi na virada do século que a modalidade se tornou mundialmente conhecida com a sequência de filmes Velozes e Furiosos, estrelada por Vin Disel e Paul Walker.

O Drifting foi reconhecido como esporte em 2013 pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Hoje, é a sensação do esporte automotivo levando grande público aos eventos realizados no Brasil.

Na competição, o controle e técnica de cada piloto é examinada por juízes de acordo com a velocidade, ângulo, linha e o fator espetáculo através do conjunto envolvendo alguns dos carros mais poderosos e potentes do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *