Ex-técnico do Minas Brasília acerta com time dos Emirados Árabes
Menos de um mês após saída do Minas Brasília, o técnico Rodrigo Campos está de casa nova. O destino do jovem treinador é o Oriente Médio, onde ele comandará a categoria do Sub-14 do Al Wasl, um dos maiores clubes dos Emirados Árabes.
Além de Rodrigo, outros dois profissionais nascidos em Brasília também farão parte da comissão técnica da equipe. O preparador físico Leonardo Coelho e o preparador de goleiros Romulo Nunes chegam para o Al Wasl das categorias sub-14 até o sub-16.
Com apenas 32 anos, Rodrigo tem passagens por vários times do Distrito Federal e outros estados. Já treinou as categorias de base do Ceilandense, Legião, Ferroviária-SP e Capital, e o time feminino do Cruzeiro-MG. Além disso, já foi auxiliar do Al Khoolod, da Arábia Saudita.
O brasiliense estava na sua segunda passagem no Minas Brasília, que estava disputando o Brasileirão Feminino. Após a eliminação da equipe, Rodrigo acabou deixando o time em comum acordo com a diretoria do clube no mês de julho.
Em conversa com a equipe do DF Esportes, o novo técnico do Sub-14 do Al Wasl falou da proposta que chegou do time árabe e explicou o que o fez topar o desafio no Oriente Médio.
“Recebi a proposta oficial alguns dias após sair do Minas Brasília. O Al Wasl é um dos maiores clubes do Oriente Médio e está com um planejamento muito interessante na categoria de base. Atualmente o clube criou e tem desenvolvido um curriculum de formação da base, que tem direcionado e embasado todos os conteúdos que são repassados aos atletas diariamente, esse é um aspecto que me chamou a atenção e me agradou bastante.”
Futebol no Oriente Médio
Indo para o seu segundo desafio no Oriente Médio, o primeiro foi na temporada 2015/16 no Al Kholood, Rodrigo encara o cenário do futebol árabe muito diferente do que era há oitos anos. “Acredito que retornei no melhor momento do futebol no continente, com mais mídia, mais atletas de destaque, maior investimento na modalidade”.
Com grande investimento, o futebol dos Emirados Árabes tem recebido diversos brasileiros, tanto jogadores, como também membros da comissão técnica. O Al Wasl conta com dois “brazucas” que se tornaram ídolos do time e se naturalizaram para poderem defender a Seleção do país, são eles Fábio Lima, ex-Vasco, e Caio Canedo, ex-Botafogo. Nos UAE, também jogam craques conhecidos do futebol mundial, como Pjanic, ex-Barcelona, e Seferovic, jogador da seleção suíça.
O técnico Rodrigo Campos enxerga essa evolução do futebol emiradense como importante para o crescimento da base no país. “Vejo isso de forma muito positiva, pois mesmo antes desse momento, os jovens jogadores já se espelhavam em jogadores profissionais e sonhavam em se tornar iguais aos seus ídolos. Agora, poderão vivenciar grandes jogos ao vivo, ver de perto jogadores mundiais nos clubes de coração, e tenho certeza que isso pode inspirar outros jovens e fomentar cada vez mais o futebol nessa região”.
Há duas semanas em Dubai, Rodrigo ainda está em período de adaptação com o clima local e a cultura árabe, mas segundo o comandante, os brasileiros são muito bem recebidos no país.
No dia a dia, a adaptação se torna fácil. O povo árabe adora os brasileiros. Somos muito bem recebidos, com carinho e respeito. Cheguei há duas semanas em Dubai, num momento de forte calor. Por isso, os treinos tem acontecido à noite, um pouco diferente do horário de treinos do futebol brasileiro, mas nada que atrapalhe o desenvolvimento dos treinamentos e jogos.
O Sub-14 do Al Wasl conta com cerca de 12 estrangeiros no elenco, mas apenas cinco podem ser utilizados por jogo. O primeiro desafio do técnico brasileiro à frente da categoria será já em setembro, quando começa a League A U-14. O campeonato vai até maio de 2024. “É o primeiro ano dos atletas em campo maior e jogando 11×11. A minha função nessa categoria será de facilitar a adaptação dos atletas ao treinamento sistematizado e colaborar com eles no desenvolvimento dos conceitos básicos do futebol”.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.