Foi realizada na manhã desta segunda-feira (5) o primeiro arbitral do Campeonato Candango da Primeira Divisão de 2019. Com a presença de todos os dirigentes dos clubes, foi batido o martelo sobre datas e tabela da competição.
Compareceram à reunião Washington Borges (Sobradinho), Luiza Estêvão (Brasiliense), Fãbio Silva (Luziânia), Almir de Almeida (Ceilândia), Weber Magalhães (Gama), Cacildo Cassiano (Formosa), Felipe Belmonte ( Real FC), José Marcelino (Santa Maria), Antônio Teixeira (Bolamense), Elias Andrade (Paracatu), Godofredo Gonçalves Filho (Capital) e Edmilson Marçal (Taguatinga).
Ficou definido e aprovado que o Candangão de 2019 terá sua primeira rodada no dia 26 de Janeiro de 2019 e o término dia 20 de Abril. Assim como no ano anterior, as vagas para as principais competições nacionais permanecem nas mãos dos primeiros colocados (Campeão e Vice).
O presidente do Gama Weber Magalhães sugeriu que o Campeonato Candango deste ano fizesse uma homenagem a Paulo Roberto Silva – o Bolinha – torcedor e conselheiro do Periquito que faleceu recentemente. Já o presidente do Bolamense Antonio Teixeira sugeriu o mesmo para Emanoel Teixeira, ex-presidente do Legião que também faleceu. Ambos serão homenageados no Campeonato.
Os ingressos poderão custar de R$ 1,00 a R$ 50,00. As taxas de arbitragem e ambulância serão custeadas pela Federação, menos o quadro móvel, que ficará à cargo dos clubes. Ao final da primeira fase, os cartões amarelos serão zerados para as fases seguintes.
Houve um protesto por parte dos dirigentes do Real FC e do Taguatinga com relação ao contrato de exclusividade das imagens do Campeonato Candango com a Rede Globo. Por pressão dos dirigentes, o item foi retirado do regulamento do Candangão. Para finalizar, o médico Dr. Paulo Lobo anunciou que colocará à sua disposição a estrutura do Hospital Home, referência no tratamento ortopédico de Brasília, á disposição dos atletas que atuarão no Campeonato.
Mesma fórmula
O Candangão de 2019 seguirá os mesmos moldes da edição deste ano: na primeira fase os doze clubes participantes se enfrentam em turno único e os oito melhores se classificam para as quartas de final. Os dois piores ranqueados são rebaixados para a segunda divisão.
Na segunda e terceira fases, os clubes melhores ranqueados na primeira fase jogam com a vantagem de dois resultados iguais e com mando na segunda partida. Já na final não há vantagem e em caso de dois resultados iguais a decisão do título será decidida nos pênaltis.
Acompanhe abaixo os jogos da primeira rodada do Campeonato Candango da Primeira Divisão de 2019:
- Sobradinho x Capital;
- Formosa x Taguatinga;
- Gama x Bolamense;
- Luziânia x Paracatu;
- Brasiliense x Santa Maria;
- Ceilândia x Real FC.
Por Marcelo Gonçalo