Federação realiza arbitral do Candangão Feminino, que terá início em agosto

Foto: Diller Araújo

Dirigentes de seis equipes estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (16) na Federação de Futebol do DF a fim de definirem os detalhes do Campeonato Candango Feminino de 2025. A competição local é responsável por indicar um representante para o Campeonato Brasileiro Feminino da Série A3 em 2026. Previsto para ter início no dia 16 de agosto, o Candangão Feminino está previsto para ser encerrado no dia 18 de outubro.

Neste ano, as seguintes equipes assinaram o termo de compromisso e disputarão o Campeonato Candango: Real Brasília, Minas Brasília, Cresspom, Ceilândia, Luziânia, Legião e Cruzeiro. Apesar de não enviar representante ao arbitral, o Legião confirmou a presença na edição 2025 do torneio.

As novidades para este ano são as presenças de Luziânia e Cruzeiro ao futebol feminino profissional. Apoiado pelo novo presidente Rodrigo Belchor, o Luziânia está de volta ao futebol para mulheres depois de levantar o título de 2006. Enquanto isso, o Carcará (Cruzeiro) debutará na categoria feminina em duas categorias: a Profissional e a Sub-17.

As ausências deste ano ficaram por conta do Estrelinha, Botafogo-DF e Sobradinho. O Planaltina AC não se pode chamar de ausência, já que ano passado ficou de fora ao não conseguir registrar as suas atletas no BID e ser excluído da competição. Já o Ceilândia retorna ao campeonato depois de ficar de fora na temporada passada.

Ao contrário da temporada passada, os clubes decidiram que o Candangão Feminino terá jogos somente de ida na primeira fase. Em 2024, o mesmo torneio teve dez rodadas iniciais em comparação com as seis partidas previstas para este ano. Por outro lado, o Campeonato Candango Feminino voltará a ter a fase semifinal disputado pelas quatro melhores equipes da etapa inicial em jogos de ida e volta. No caso de dois placares iguais no agregado, a classificação para a final (em partida única) será decidida em cobrança de pênaltis.

Apesar da má fase, o Cresspom ainda segue como recordista de títulos candangos feminino com 7 conquistas. Mas o recorde pode ser igualado ainda nesta temporada, pois o Real Brasília possui 6 e é o atual campeão candango. O extinto CFZ (hoje Candango) é o terceiro colocado com quatro títulos e o Minas Brasília é o quarto maior vencedor local com três títulos.

Acompanhe abaixo a primeira rodada do Candangão Feminino 2025:

Candangão Feminino Profissional 2025 – Primeira Rodada (16/08)

  • Minas Brasília x Legião;
  • Ceilândia x Real Brasília;
  • Cruzeiro x Luziânia;
  • Folga: Cresspom.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *