Festa Verde – Gama bate Capital nos pênaltis e consolida mais um título candango

O Candangão BRB 2025 foi encerrado oficialmente na tarde deste sábado (29), com a decisão do título envolvendo Gama e Capital. Em jogo bastante disputado, o Capital largou na frente com golaço marcado por Wallace Pernambucano no primeiro tempo. Mas na etapa complementar, Luan de pênalti empatou para o Gama e o jogo teve que ser decidido nos pênaltis.
E durante as cobranças, o Gama levou a melhor pelo placar de 3×1. Melhor para o Periquito que embolsou a quantia de R$ 1,2 milhões ofertada pela patrocinadora da competição, e colocou mais um título de vantagem sobre o arquirrival Brasiliense. Com calendário garantido para a temporada de 2026, o Gama somente volta a atuar no Candangão de 2026. Já o Capital terá a Série D deste ano pela frente, onde encara a Aparecidense-GO no dia 11 de abril, no estádio JK do Paranoá.
Primeiro Tempo
Diante da presença maciça de seu torcedor, o Gama começou melhor a decisão, com mais posse de bola e buscando o ataque. O Capital esbarrou na forte marcação da equipe adversária e não imprimiu o seu ritmo de jogo. A primeira boa oportunidade do jogo foi do Periquito. Aos 6 minutos, Lúcio roubou a bola no ataque, fez o passe para William Jr. que ajeitou na medida para Ramon arriscar chute de fora da área, mas longe do destino desejado.
Aos nove a melhor oportunidade do Gama até então. Após lançamento de William Jr. para o meio, Luan ganhou da marcação e ficou cara a cara com Reynaldo, que saiu do gol corajosamente para dividir com o centroavante alviverde. No rebote, Ramon tentou aproveitar a sobra mas perdeu o duelo com Reynaldo.
Mas ao contrário do que se esperava, quem abriu o placar foi o Capital aos 20 minutos. E foi um golaço! Robert tabelou com Wallace Pernambucano pela direita, o centroavante tricolor aplicou um chapéu no zagueiro Wellington Silva, matou a bola no peito e tocou a bola na saída de Renan Rinaldi.
O Gama respondeu à altura quando o cronômetro registrava 27 minutos. Piauí cobrou lateral pela esquerda e tocou para William Jr.. O camisa do do Gama cruzou bola alta na área e Luan, bem colocado, cabeceou a bola por cima da trave de Reynaldo, assustando a torcida tricolor. Aos 35 foi a vez de William Jr. cobrar falta colocada próxima à grande área, e o goleiro Reynaldo se jogar na bola e espalmar pela linha de fundo.
E o Gama tentou chegar ao gol de empate novamente aos 42 minutos. Michel tocou para Luan pela esquerda sem marcação. O centroavante gamense arriscou um chutaço de canhota e que poderia ter entrada nas redes, não fosse a intervenção de Reynaldo. O goleiro tricolor também foi acionado no lance seguinte, quando William Jr. arriscou um bom chute de fora da área, mas Reynaldo encaixou a bola e não deu rebote.
Segundo Tempo
O Gama voltou com a mesma intensidade para o segundo tempo e foi pra cima do Capital desde o apito inicial. No primeiro lance do jogo, David Lucas fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para William Jr. desviar de cabeça para o gol. Mas a bola saiu à esquerda do goleiro Reynaldo. Aos cinco minutos, William Jr. tocou para David Lucas pela direita, avançou na área e tentou surpreender Reynaldo com um chute direto ao gol, mas o goleiro do Capital estava atento e praticou a defesa.
De tanto tentar, o Gama finalmente marcou o seu gol. Aos 12 após bom passe de Luan, William Jr. entrou na área com bola dominada e foi derrubado pela zaga. O árbitro Pedro alves próximo ao lance marcou pênalti. Luan foi para a cobrança e empatou a partida. Após o gol de empate, o Capital recuou em seu campo de defesa e o Gama seguiu em busca do segundo gol, mas já sem muito esforço.
O Capital ainda se soltou mais em campo na reta final do jogo, mas o placar se manteve em igualdade, restando então a decisão do título nas cobranças de pênaltis. E o Gama levou a melhor sobre o rival Capital. O aproveitamento do Tricolor foi pífio, com apenas um gol marcado em quatro tentativas. Já o Gama com Daniel Costa, Luan e William Jr. levou a melhor e assim, conquistaram o título de número 14 para o Periquito.
Ficha técnica
CAPITAL (1)1X1(3) GAMA
Candangão BRB 2025, Final, Jogo Único
Estádio Mané Garrincha, Brasília-DF, 29/03, 16h
Público: 37.845 pessoas.
Renda: Não houve.
Árbitro: Pedro Alves
Assistente 1: Leila Cruz
Assistente 2: Lehi Sousa
4º árbitro: Cássia França
5º árbitro: Renato Gomes
Inspetor: Kléber Alves
Analista de Campo: José Ricardo
VAR: Rodrigo Raposo
AVAR: Ciro Chaban
AVAR2: Rafael Diniz
Capital
Reynaldo; Vinícius Baracioli (Lenon), Richardson, Éder Lima e Matteus Silva; Felipe Guedes, Rodriguinho e Robert (Maycon Lucas); Rikelmi (Mateus Anderson), Mateuzinho (Deysinho) e Wallace Pernambucano (Kauan)
Técnico: Marcelo Cabo
Gols: Wallace Pernambucano (20′ – 1º T).
Cartões amarelos: Matteus Silva, Éder Lima, Wallace Pernambucano e Rikelmi.
Cartões vermelhos: Não houve.
Gama
Renan Rinaldi; Michel (Toninho), Wellington Silva, Pedro Romano e Lucas Piauí; Moisés (David Lucas), Lúcio e William Jr.; Rafa Marcos (Daniel Costa), Ramon e Luan
Técnico: Luís Carlos Carioca
Gols: Luan (12′ – 2º T).
Cartões amarelos: Moisés, Luan, Toninho e Rafa Marcos.
Cartões vermelhos: Não houve.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.