FFDF assina projeto inédito para o futebol no Distrito Federal
Na manhã desta quarta feira (24), o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos e o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, assinaram um convênio que irá trazer um grande projeto para a cidade do Entorno, o Gol do Brasil. Estiveram presentes também os secretários do Município, Milton dos Reis, da pasta de Finanças e Planejamento, Ricardo Viana, que comanda a pasta da Cultura e Esporte, e também Matheus Neri, presidente do Grêmio Valparaíso, o Greval.
O projeto Gol do Brasil é um legado que ficou da Copa 2014, e foi lançado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2017. A ideia é fomentar o esporte, e busca também melhorar os índices educacionais e sociais, atendendo, no caso de Valparaíso, jovens de 10 a 17 anos de idade. Ao todo, o objetivo é atender pelo menos 248 adolescentes nesse início. O projeto terá o apoio do Greval, equipe que já faz um trabalho de longo prazo com crianças nessa idade, atendendo quase 200 com o pensamento de trabalhar a parte social e desenvolver a prática esportiva.
Além do apoio local, o Gol do Brasil também conta com ajuda da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), através de uma cooperação internacional. A CBF disponibilizará todo o material e estrutura necessários para que o projeto funcione, entre bolas, coletes e o que mais for necessário. Não haverá, porém, qualquer tipo de recurso financeiro diretamente envolvido.
O projeto ainda deve ser realizado no Distrito Federal e em Luziânia (GO), mas no momento, segue em fase de resolução da parte documental. O lançamento em Valparaíso deve acontecer durante as comemorações do aniversário da cidade, que é no dia 15 de junho, e tem atividades programadas durante todo o mês. A data exata do lançamento ainda será definida.
Evolução profissional
Além do apoio às crianças, o projeto Gol do Brasil também contará com um apoio aos técnicos, para que todos os envolvidos tenham a licença necessária através da CBF, visando a formação profissional dos mesmos. Ao todo, serão 40 professores que irão fazer o curso, dentre eles estarão profissionais que já trabalham no Greval e no IAC, instituto que também estará na parceria com os seus profissionais. Desses 40, serão selecionados de 10 a 12 profissionais diretamente para dar o treinamento.
O presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, falou sobre a importância do projeto e também sobre o legado para seu trabalho.
Agradeço muito a Deus sempre em primeiro lugar, e também pela confiança do presidente da CBF, Edinaldo, em poder fazer esse projeto, tanto aqui no Valparaíso como nas outras cidades em que temos buscado resolver a parte burocrática. Agradeço também ao deputado federal e hoje secretário de esportes em Brasília, Júlio César, que vai nos ajudar a escolher um núcleo para o projeto ser feito. Esse é um projeto de grande importância, principalmente na parte social, que é cuidar das crianças. Como presidente da Federação, tenho buscado cada vez mais criar e apoiar competições de base, para poder fazer um trabalho não só no esporte, como também no social, tenho certeza que as crianças terão muitos benefícios.
Já o prefeito Pábio Mossoró falou sobre o apoio da cidade ao projeto e sobre o cenário esportivo local.
Nós temos orgulho de falar que somos um celeiro esportivo, daqui saíram grandes jogadores pro futebol nacional, o mais recente deles foi o o Endrick, uma das grandes joias do futebol atualmente. E tenho certeza que esse projeto vai não só ajudar a termos mais craques de bola por aqui, mas também formar cidadãos de bem. Fico feliz em realizar esse convênio com a FFDF, e junto com o Greval, vamos ajudar os jovens a trilharem o bom caminho. É uma parceria sólida e ficamos felizes de realizar esse convênio.
O presidente do Greval, Matheus Neri, falou sobre o apoio da equipe ao projeto e da sua felicidade em poder participar do Gol do Brasil.
Esse é um projeto sensacional. Lutamos para que desse certo aqui na cidade, conversando principalmente com o presidente Daniel e lutando nos bastidores até que chegasse esse momento hoje, que é tão importante. Agradeço também ao secretário Milton, que não mediu esforços para que tudo pudesse dar certo, e ajudou muito no que foi possível, e também ao secretário Ricardo, que também ajudará na concepção do projeto. Sabemos que é uma grande responsabilidade, não só a busca da formação de novos atletas, como também buscar tirar esses jovens da rua, formando um cidadão de carater.
Os treinamentos serão ministrados na própria estrutura do Greval, que será responsável por toda a parte de materiais esportivos que virão para o projeto.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.