São incalculáveis os proveitos que o futebol proporciona. A inclusão social e os inúmeros benefícios que as atividades físicas trazem à saúde humana são alguns dos elementos que fazem com que o esporte tenha um papel fundamental na sociedade.
Visando fomentar essas benfeitorias para meninas de Sobradinho e adjacências, a fisioterapeuta do Minas Icesp, Shara Figueredo, desenvolve desde agosto de 2019 um projeto social denominado Fúrias Esporte Clube. A reportagem do DF Sports+ esteve presente na noite desta terça-feira (4), com a equipe. Na ocasião, foi realizada uma seletiva para elevar o número de participantes do grupo.
Conheça o Fúrias
Shara relembra como iniciou-se o projeto: “Eu tenho uma clínica de fisioterapia. Na época, fui chamada para patrocinar um campeonato aqui da cidade. Porém, o rapaz que estava à frente abandonou o time. As meninas estavam bastante empolgadas e eu me propus a ficar”, revela Shara.
Apadrinhado pelo clube presidido pelas irmãs Nayara e Nayeri Albuquerque, o Fúrias também conta com o auxílio da Faculdade Mauá. Shara conta que quando surgiu a ideia, Nayeri, presidente do Minas Icesp, foi a primeira pessoa a demonstrar apoio: “Ela me disse: ‘É isso mesmo, agarra essa causa. Pode contar com a ajuda do Minas’”, ressalta.
A equipe cultiva as práticas esportivas em quadras e society, e deve ir para o campo em um futuro bem próximo. O Fúrias é uma das agremiações confirmadas na Copa Brasília de FutFem, que se inicia no dia 23 de maio. Os locais destinados para a disputa da competição são o CT do Real, localizado no Park Way, e o Estádio Vila Planalto, antigo Defelê.
Durante o bate-papo, foi destacada a importância da reunião com o secretário de Esportes, Leandro Cruz, no último dia 25 de janeiro. “Após a reunião, diante de tudo que foi debatido, como a questão dos primeiros projetos e os seus primeiros passos, despertou-me um interesse maior em seguir ajudando as meninas”, conta Shara.
Uma das atletas da equipe, Thayná Praxedes conta a importância do projeto:
Os treinos são realizados diariamente. Não existe restrição de idade. A ideia é desenvolver equipes em diversas categorias. Outras seletivas devem ser realizadas posteriormente.