O Mané Garrincha, por conta da reforma no gramado do Maracanã, recebeu Flamengo e Coritiba para a 17ª rodada do Brasileirão. Com cerca de 33.778 ingressos vendidos para a disputa desse sábado (16) e renda de 2 milhões 475 mil, o combate acabou em 2 a 0 para o time vermelho e preto que segue na briga pela liderança no campeonato.
Ao contrário do jogo contra o Galo, Dorival (técnico do Flamengo) decidiu fazer alguns ajustes em seu time e Pablo, Gustavo Henrique, Ayrton, Diego, Victor Hugo e Marinho começaram jogando. Já Gabigol, suspenso, e David Luiz, machucado, foram desfalques.
O Flamengo é o 7° colocado do Brasileiro e ainda fará mais uma partida em Brasília. Na quarta, o adversário será o Juventude às 20h30. O Coritiba é o 15º.
Primeiro tempo
Os segundos iniciais foram marcados por tensão. Em que os torcedores colocaram as suas mãos na boca, contra um ato sob a Lei Geral do Esporte. Ademais, depois disso, a torcida clamando por João Gomes e Pedro, e foi bem ai que o jogo começou. Não demorou muito para o Flamengo ter uma tentativa de gol com Marinho. O contra-ataque do Coritiba se mostrava presente, mas com uma finalização incorreta aos 8’, por Galarza, o placar não saiu do 0 a 0. A disputa seguiu e, aos 12’ do primeiro tempo, Gustavo Henrique marcou o primeiro gol após escanteio de Lázaro.
Os roubos de bola estavam mais frequentes e, com isso, Egídio não teve sucesso na sua tentativa. Entretanto, o volante Diego teve uma oportunidade diferente e marcou o segundo para o seu time, aos 21’. A falta de solidez na defesa do Coritiba fez com que o time ficasse em desvantagem na partida. Com isso, reforçaram a área verde e, assim, Marinho não conseguiu fazer mais um gol, aos 28’, e Diego fez uma jogada boa na área, também sem sucesso.
Novamente uma chance para o Coxa, mas com a troca de passes e pouca eficiência, nada mudou. Egídio apareceu novamente, quase cravou, mas não era a hora dele. Apesar da pouca diferença de finalizações (6×4), era notório o maior esforço do time do técnico Dorival. Ainda no sonho de ganhar do Flamengo depois de 3 anos, Léo Gamalho e Pablo quase sacudiram as redes aos 43’. E, assim finalizou o 1º tempo em precisão de passes: Flamengo 88%, Coritiba 85%.
Jogo rápido
Não deu 2 minutos do 2º tempo e Ayrton Lucas travou uma jogada e tentou um gol. Para melhorar o time verde, Morínigo trocou Galarza por Régis. Do outro lado, foi quase a mesma coisa da 1ª etapa, Pedro, com bola de escanteio de Marinho, quase ampliou. A dupla entre Ayrton e Marinho, continuou por boa parte do segundo tempo. Foram duas tentativas de Ayrton e de Pedro, somente até os 8’ e duas de Marinho.
O Coritiba estava com problemas para conseguir ultrapassar a linha do meio de campo, os escanteios não iam dentro do gol e os passes não eram precisos. Egídio, frente a frente com Régis, chegou na linha de fundo. Porém, não alcançou o destino desejado.
Torcida
Vitinho tentou marcar, após ser vaiado ao substituir Pedro, mas errou e a torcida o vaiou mais ainda: “Não é hoje, Vitinho”. Em entrevista com Dorival, o mesmo diz um pouco sobre o atleta. “Ele está em treinamento e, em algum momento, ele vai virar essa chave. Eu vou continuar acreditando nele”, discorre.
Lá vem reforços
Aos 26’, saiu Lázaro e entrou Arrascaeta, jogador tão pedido pelos flamenguistas. O que não fez com que o adversário parasse com as suas tentativas. Thonny, substituto de Val, chegou e logo cortou Diego, passou por Pablo, mas, novamente, sem sucesso. Além disso, Egídio recebeu de Léo Gamalho, mas Gustavo Henrique cortou. O time Paranaense focou na defesa e bloqueou o que seria um gol de Arrascaeta.
Uma oportunidade que poderia ajudar o Coxa foi perdida por Alef Manga aos 42’. Na sequência, Arrascaeta ficou com a bola no círculo central e avançou, mas a bola explodiu na defesa. A última jogada foi de Matheus França que chegou na linha de fundo, pela direita, e tentou o cruzamento. Porém, a zaga do Coritiba estava forte e não deixou.
Ficha Técnica
FLAMENGO 2 x 0 CORITIBA
Brasileirão – 1° fase – 17° rodada
Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF) – 16/07 – 19h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP-FIFA)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP)
Assistente 2: Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
FLAMENGO
Santos, Matheuzinho, Gustavo Henrique, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes (Everton Ribeiro), Diego, Victor Hugo (Thiago Maia), Lázaro (Arrascaeta); Marinho (Matheus França) e Pedro (Vitinho).
Técnico: Dorival Júnior
Gols: Diego, Gustavo Henrique
CORITIBA
Rafael William; Matheus Alexandre (Natanael), Guillermo, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias (Bernardo), Val (Thonny Anderson) e Galarza (Régis); Adrian Martinez (Alef Manga), Léo Gamalho e Igor Paixão
Técnico: Gustavo Morínigo
Gol: Não houve