Galo vai em busca do título inédito diante do Ceilandense

Arte: Matheus Carrara

Neste domingo (22), os mais novos promovidos à Série A de 2024 do Campeonato Candango (Planaltina e Ceilandense) se enfrentarão pela primeira vez na Divisão de Acesso a fim de disputar o título da Série B deste ano. O confronto promete ser equilibrado: ambas as equipes chegam na decisão com as melhores defesas do campeonato (apenas um gol sofrido), e com os dois artilheiros (Wesley Ceifador e Felipe Clemente com 5 gols cada). Mas o Ceilandense possui o melhor ataque da competição (28 gols marcados).

Depois da façanha de recolocar o PEC na elite candanga após 25 anos de ausência, o Planaltina vai em busca de seu primeiro título candango na história. O Ceilandense busca sua segunda conquista, já que foi campeão da Segunda Divisão de 2009. Curiosamente naquele ano, o Dragão comemorou o título graças à uma parceria feita com o Gama, e neste ano pode repetir o feito, desta vez com parceria do arquirrival Brasiliense.

Levando em conta o retrospecto recente, o Planaltina leva vantagem em confrontos diante do Ceilandense. Desde o ressurgimento do time em 2015, as equipes se enfrentaram duas vezes pela Segundinha, com uma vitória do Galo (2×1 em 2019) e um empate (0x0 ano passado).

Palco da decisão, o estádio Defelê estará com portões abertos para receber as torcidas, e o ingresso custará um quilo de alimento não perecível. Opções para assistir a partida não faltam: além da transmissão online pelo YouTube da FFDF, a VTR Live Sport (YouTube) e a TV Pública ComBrasil (Canais 28 da OiTv e SKY, 03 da ClaroTV e Via Embratel, 239 da VivoTV e GVT e 20 da NossaTV) prometem transmitir a decisão ao vivo.

Planaltina

O técnico Hugo Pilo contará mais uma vez com força máxima para buscar o título inédito para o Galo, e coroar a campanha do acesso com a taça de campeão. A única dúvida fica por conta da recuperação do lateral direito Maranhão, que não atuou na rodada passada por contusão. Seu substituto imediato é Iarley.

Entrando bem no segundo tempo, o atacante Luquinhas pode ser a surpresa do técnico para dar mais consistência ao ataque do Planaltina diante do Ceilandense. O atacante Wesley Ceifador ainda busca terminar o campeonato com a artilharia isolada, e para isto basta marcar mais um gol e secar Felipe Clemente.

Ceilandense

Com a missão cumprida de recolocar o Dragão na elite candanga, o técnico Luís dos Reis também contará com força total para buscar o título da Divisão de Acesso. Para isto, espera contar com uma boa atuação de seu grupo, o que não ocorreu no jogo passado quando ficou no empate sem gols contra o GE Brazlândia.

A última partida do Ceilandense também norteará as decisões do Brasiliense para a temporada 2024. O Jacaré aproveitou a Segundinha para colocar a maioria de seus jogadores em observação, assim como o próprio treinador. Situações como a do lateral esquerdo Romário, e dos atacantes Matheus Faleiro e Felipe Clemente ainda serão definidas após a final. Clemente que por sinal, busca a artilharia da competição, assim como Wesley Ceifador.

Ficha técnica

PLANALTINA EC X CEILANDENSE

Campeonato Candango Série B, Final, Jogo Único
Estádio Ciro Machado (Defelê), Vila Planalto – 22/10, 10h

Árbitro: Rafael Diniz
Assistente 1: Leila Cruz
Assistente 2: Lehi Sousa
4º árbitro: Alisson Zilse
Inspetor: Raimundo Lopo
Delegado: Geufran Almeida

Provável Planaltina

Vagne Hugo; Maranhão, Sérgio Baiano, Tonhão e Rivaldo; Juninho Arinos, Alê e Matheus; Wesley Ceifador, Léo Lopes e João Victor
Técnico: Hugo Pilo

Provável Ceilandense

Vavá; Caetano, Igor Morais, Gabriel e Romário; Coquinho, Lila e Kersul; Matheus Faleiro, Joãozinho e Felipe Clemente
Técnico: Luís dos Reis

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *