Gama Academy surpreende e garante o título no Sub-15 da Copa HC
De apenas coadjuvantes até o título do Sub-15 da Copa HC, assim foi a caminhada do Gama Academy na competição. Com a saída de grandes atletas para outros clubes do país, a equipe não era considerada uma das principais forças do campeonato, mas com bom trabalho em campo conseguiu ir contra o esperado e ser campeã da competição.
Na primeira fase, a equipe não fez jogos tão bons, e acabou perdendo três das cinco partidas disputadas, as outras duas foram vitórias, garantindo a classificação para a segunda fase, com seis pontos na terceira colocação do grupo B. Apesar da campanha ruim no início, uma das vitórias conseguidas foi contra a forte equipe da BFA por 3 a 1.
A equipe teve o quarto melhor ataque e a pior defesa da primeira fase da Copa HC. Mas, na fase final, a parte de trás se ajeitou e foi um dos pilares para a conquista do título. Nas quartas de final, a equipe teve seu primeiro jogo duro, contra o AE Sports, e conseguiu a vitória por 1 a 0. Nas semifinais, a equipe enfrentou a favorita ao título, a ASH 2 toques/Legião, e após empate no tempo normal, conseguiu vencer nos pênaltis.
A final foi contra a Drible Sports, também uma das principais favoritas ao título, e que vinha de uma campanha perfeita com 7 vitórias em 7 jogos, melhor ataque e melhor defesa da competição. Mas nada disso foi capaz de parar o time do Gama Academy, que foi superior durante toda a partida e confirmou o título com um 3 a 1. O Artilheiro da competição também foi do time, Bernardo Folha, que marcou 6 gols, sendo um deles na final.
Projeto de sucesso
O Gama Academy leva o nome da equipe que mais venceu até hoje o campeonato profissional, o Gama, e já foi parceira da equipe no passado, mas isso foi desfeito quando a equipe alviverde foi negociada com a antiga SAF, e essa parceria nunca mais foi retomada. A escolinha nasceu em 2012 e se credenciou como um dos locais de maior potencial para desenvolver jovens atletas na cidade.
O treinador e dono da equipe, Alisson Martins, falou com exclusividade ao DF Esportes sobre os objetivos do projeto e também sobre a campanha na Copa HC:
Nosso objetivo é que os atletas tenham oportunidade de socializar através do esporte, descobrindo o prazer de jogar, brincar, conhecer direitos e deveres, tirando essas crianças do mundo da criminalidade, entendo as regras e disciplina. Sobre a conquista da Copa HC, foi muito importante pra gente, entramos desacreditados na competição pois muitos entendiam que pelo fato de ter saído vários atletas nossos para as categorias de base dos grandes clubes do Brasil, não teríamos uma equipe competitiva. Trouxemos alguns atletas de outras equipes que não estavam jogando a competição para encorpar nosso elenco, fomos entrosando no decorrer, e da metade pra frente, crescemos muito como equipe, alcançando o objetivo, que era ser campeão.
Perfil vencedor
Alisson é um dos nomes que vem se destacando como treinador das categorias de base no Distrito Federal. Em 2018, conseguiu o título invicto do Candanguinho Sub-15 pelo Gama. Em 2019, venceu como preparador físico por duas vezes com o alviverde, primeiro pela equipe profissional, onde estava na conquista do Candangão, depois pelo time Sub-20, que venceu e garantiu a vaga na copinha. Já em 2020, foi mais uma vez campeão pela equipe profissional, como auxiliar da preparação física, saindo por cima na equipe.
Boas revelações
A equipe do Gama Academy vem revelando jovens talentos para o futebol profissional, e vários são os cases de sucesso. O principal é o do volante Anthony, que está no Atlético Goianiense e que foi convocado nesse ano para a seleção Sub-15. Outros exemplos são Tarcisio, que esteve recentemente no Flamengo-RJ, Miguel Bonfim, que está no Sub-13 do Athletico Paranaense, e Samuel Camilo, que está no Sub-16 do Brasílis-SP.
Futuro
A equipe agora busca uma parceria para poder jogar o Candanguinho Sub-15, e a ideia é ter não só o mesmo elenco que venceu a competição, mas também manter Alisson como treinador. Porém, até aqui, todas as equipes que procuraram a escolinha apenas queriam alguns jogadores emprestados, e não o “pacote completo”.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.