Atual campeão do Distrito Federal, o Gama que não perdia uma partida oficial há mais de um ano acabou sofrendo a derrota em seu segundo amistoso de preparação para o Candangão 2020. O jogo foi contra o Goianésia fora de casa e o Periquito acabou sofrendo o gol da derrota nos acréscimos.
O Jogo
Quando a bola rolou no Waldeir de Oliveira, o que se viu foi um Gama bem diferente do que a torcida estava acostumada a ver. No gol, Rafael Copetti substituiu Rodrigo Calaça (Lesionado). Marcos Baiano, Peu, Esquerdinha e Luquinhas fizeram os papéis que antes pertenciam a Felipe Tavares, Mário Henrique, Gilsinho e Vitor Xavier (à exceção do último, todos deixaram o clube rumo à outras equipes). E mesmo com o esquema mantido pelo técnico Vilson Tadei, o Gama deixou a desejar e o Goianésia igualou as ações dentro de campo.
O Placar poderia ter sido inaugurado com apenas seis minutos, Iran tocou em profundidade para Rodriguinho que ajeitou para Édipo soltar a bomba, mas Copetti conseguiu espalmar para a linha de fundo. Aos 15′ Rodriguinho bateu falta que tirou tinta do travessão. De bola parada, o Gama também deu um susto após Tarta cobrar falta rasteira à direita de Luan.
A melhor oportunidade do Gama surgiu aos 28. Esquerdinha cruzou bola nos pés de Jefferson Maranhão, que na pequena área cara a cara com Luan, se atrapalhou e mandou por cima do gol. Dez minutos depois outra grande chance foi criada para os donos da casa: Rodriguinho invadiu a área, se livrou da marcação e tocou para Elias chutar fraco, facilitando o trabalho de Copetti. No último lance do primeiro tempo, o zagueiro Márcio Luiz escorou cobrança de falta e a bola passou perigosamente por cima da meta de Copetti.
Vexame
Aos 42 minutos um lance bizarro se acometeu do jogo. O volante Tarta foi chamar a atenção de Esquerdinha, que encarou o companheiro de time. Apos breve discussão, os dois trocaram tapas e acabaram levando cartão amarelo. Como Tarta já tinha levado amarelo em lance anterior, acabou sendo expulso. Graças à acordo prévio, o juiz permitiu a substituição do jogador, deixando o Gama novamente com 11 em campo.
Emoção só no final
O segundo tempo foi marcado por diversas substituições de ambas as equipes. O Gama praticamente veio com equipe reserva. O que se viu em campo foi muita transpiração para pouca inspiração de ambas as equipes.
Apenas dois lances foram dignos de nota: O atacante Jefferson Maranhão recebeu passe na pequena área, foi tocado, caiu, se levantou, deu sequência ao lance e chutou quase da linha de fundo, obrigando Luan a praticar a defesa. Quando tudo levava a crer que o placar ficaria zerado, eis que Misael dominou bola pela direita, tocou em profundidade para Renato que cruzou na cabeça de João Pedro. Sem marcação, o jogador fuzilou o gol de Copetti e deu números finais à partida.
O Gama volta a fazer novo jogo-treino no dia 12 de Janeiro diante do Aparecidense-GO em Goiânia.
AGENDA
BRASILIENSE
- Brasiliense 1×0 URT-MG (14/12, 10h, Serejão – Taguatinga);
- URT-MG 0x2 Brasiliense (21/12, 10h, Zama Maciel – Patos de Minas/MG);
- Goianésia-GO x Brasiliense (11/01, 16h, Waldeir de Oliveira – Goianésia/GO);
- Vila Nova-GO x Brasiliense (17/01, sem local e horário confirmados).
CAPITAL
- Capital 0x1 Legião (18/12, 10h, Estádio JK – Paranoá);
- Capital 3×0 Estrela Vermelha (21/12, 15h, Estádio JK – Paranoá);
- Anápolis-GO 1×0 Capital (29/12, 15:30h, CT Anápolis – Anápolis/GO);
- Vila Nova-GO x Capital (9/01, local e horário a confirmar);
- Grêmio Anápolis-GO x Capital (12/01, 16h, CT Renascer, Anápolis-GO);
- Jaraguá-GO x Capital (16/01, local e horário a confirmar);
GAMA
- Gama 4×3 Ceilandense (21/12, 15h, CT do Gama);
- Goianésia-GO 1×0 Gama (04/01, 16h, Waldeir de Oliveira – Goianésia/GO);
- Aparecidense-GO x Gama (12/01, local e horário a confirmar);
REAL BRASÍLIA
- Grêmio Anápolis-GO 0x0 Real Brasília (21/12, 10h, CT Renascer, Anápolis/GO);
- Real Brasília 0x2 Grêmio Anápolis-GO (29/12, 10h, CT Real Brasília);
- Aparecidense-GO x Real Brasília (07/01, 15:30h, CT Buriti Sereno, Goiânia-GO);
- Anápolis-GO x Real Brasília (11/01, 15h, CT Anápolis, Anápolis-GO).
UNAÍ
- Unaí 3×3 Seleção de Arinos-GO (28/12, 16h, CT Itapoã, Unaí-MG);
- URT-MG x Unaí (07/01, 18:30, Estádio Zama Maciel, Patos de Minas-MG);
- Unaí x Patrocinense-MG (11/01, 16:30, Estádio Urbano Adjuto, Unaí-MG);
TAGUATINGA
- Taguatinga 1×1 Legião (16/12, 10:30, Estádio Serejão, Taguatinga);
- Taguatinga 3×0 Ceilandense (04/01, 10h, CT do Jaguar, Brazlândia);
FICHA TÉCNICA
GOIANÉSIA 1X0 GAMA
Estádio Waldeir de Oliveira, Goianésia-GO, 15:30h
Árbitro: Gustavo Carvalho
Assistentes: Murilo Bastos (A1) e Ronivon Cafu (A2)
Gols: João Pedro (Goianésia)
Cartões amarelos: William Kozlowski e Márcio Luiz (Goianésia); Balotelli, Tarta, Esquerdinha e Nunes (Gama),
Cartões vermelhos: Tarta (Gama);
GOIANÉSIA
Luan; Lucas Newilton (Misael), Waldson, Márcio Luiz (Rodolfo) e Léo Carvalho (Cleidson); Éverton Boca (Júnior Capixaba), Iran, Elias (Ayrton) e William Kozlowski (Renato); Édipo (João Pedro) e Rodriguinho (Aleph).
Técnico: Ito Roque
GAMA
Rafael Copetti; Marcos Baiano (Gabriel), Emerson Silva, Gustavo Henrique (Wallace) e Peu (Paulo Henrique); Balotelli (Wisley), Tarta (Filipe Werley) e Esquerdinha (Norton); Luquinhas (Malaquias), Jefferson Maranhão (David) e Nunes (Michel Platini).
Técnico: Vilson Tadei