O fantasma rodeava o torcedor do Gama antes da partida. Por 3 anos seguidos a equipe foi eliminada do Candangão por equipes não situadas no Distrito Federal. Foram duas vezes diante do Luziânia e outra frente ao Paracatu. Mas às 20h deste sábado (30) o elenco comandado por Vilson Tadei escreveu uma nova página na história do Gama, afastando o fantasma do entorno.
Mesmo saindo atrás no placar, com Paganelli marcando o gol inicial do Formosa, o alviverde de Brasília correu atrás do prejuízo e conseguiu segurar a vantagem. Felipe Tavares, ainda no primeiro tempo, aos 43 minutos, marcou o gol do Gama e garantiu o empate e a invencibilidade do alviverde, classificado às semifinais.
Formosa começa na frente, mas cede empate
Com toda a atmosfera futebolística em torno da partida no Bezerrão, a torcida mandante esperava mais tranquilidade em relação ao volume de jogo proposto pelo Gama. Estavam enganados. Logo cedo o Formosa partiu para cima em busca de reverter a desvantagem inicial. Mesmo com duas boas chegadas do Gama, foram os goianos quem saíram na frente.
Aos 7 minutos, a bola foi alçada na área em cobrança de falta e Paganelli, sozinho, subiu no meio da defesa gamense para mandar para o fundo das redes, sem chances para Calaça. 1 x 0.
O Gama sentiu o gol e passou por momentos de nervosismo durante algum tempo, mas logo a equipe conseguiu botar a bola no chão e correr atrás do prejuízo. Aos 23 minutos, em bola que parecia tranquila para a defesa formosense, Betinho correu mais que a marcação, passou por dois adversários e chutou de fora da área, fazendo Marcão se esticar para defender.
Gustavo também quase marcou em jogada área. Ele recebeu cruzamento de Tarta e subiu para cabecear para a fora, rente a trave esquerda.
A insistência gamense surtiu efeito no final da etapa inicial. O lateral direito Felipe Tavares recebeu passe dentro da área e mandou no lado oposto do gol, sem chances de defesa para Marcão. 1 x 1.
Gama conduz a vantagem na segunda etapa
No segundo tempo o Gama conduziu o ritmo de jogo. Satisfeita com o empate, a equipe envolveu o Formosa em uma troca de passes maçante, impedindo os goianos de imporem a velocidade do início de jogo. A defesa conseguiu anular a temida atuação do artilheiro Jessuí e com isso não levou um susto sequer.
Pelo contrário, a primeira grande oportunidade do segundo tempo veio justamente do Gama. Aos 20 minutos, Betinho recebeu passe sozinho na área e mandou para o fundo das redes, mas a arbitragem detectou impedimento na jogada. 15 minutos depois, Wisman encontrou Betinho dentro da área e cruzou de prontidão para o atacante. O camisa 9, no entanto, não alcançou a bola.
O Formosa não chegou a levar perigo na segunda etapa. A melhor das chances, já nos acréscimos, foi com Jair Júnior, que não alcançou a bola em cruzamento da direita. Em contrapartida, o Gama seguiu com sua proposta de jogo e venceu o Formosa pelo cansaço. Diante deste cenário, naturalmente o resultado final foi mesmo o empate. 1 para o classificado Gama, 1 para o Formosa, eliminado do Candangão.
O adversário do Gama nas semifinais sai do duelo entre Real e Sobradinho, que se enfrentam no domingo (31), às 15h30, no Mané Garrincha. As equipes empataram o jogo de ida em 0 x 0.
GAMA 1 x 1 FORMOSA
Campeonato Brasiliense de Futebol – Quartas de final (volta)
Estadio Bezerrão – Gama-DF – 30/03/2019, 20h
Público: 2.788 pagantes/3.207 presentes
Renda: R$ 46.020,00
Árbitro: Rafael Diniz
A1: Ciro Chaban
A2: Mizael Quintino
Quarto Árbitro: Bruno Pradera
Inspetor: Rodrigo Paulino
GAMA
Rodrigo Calaça; Felipe Tavares, Gustavo, Emerson e Mário Henrique; Tiago Gaúcho (Gilsinho), Wagner e Tarta (Felipe Werley); Jefferson Maranhão (Wisman), Betinho e Vitor Xavier.
Técnico: Vilson Tadei
Gol: Felipe Tavares (43’ – 1ºT)
Cartão amarelo: Emerson
Cartão vermelho: não houve
FORMOSA
Marcão; Jair Júnior, Elton, Paganelli e Gabriel Costa; Agenor, Juninho Arinos (Heverton), Foguinho e Rato (Maxwell); Jessuí e Jean Bala.
Técnico: Heli Carlos
Gol: Paganelli (7’ – 1ºT)
Cartão amarelo: Agenor, Elton, Jair Júnior e Jean Bala
Cartão vermelho: não houve