Com chances remotas de irem para final, Gama e Luziânia entraram em campo neste domingo das mães (9) em um confronto direto pelo terceiro lugar. Como Ceilândia e Brasiliense começaram a jogar mais cedo, no meio da segunda etapa o empate entre eles já definiu a eliminação dos goianos.

O Periquito, que não tinha nada a ver com isso, voltou do intervalo com muito gás e garantiu a vitória por 3×1 com gols de Mirrai e Caíque, duas vezes – Dadinho descontou para o Igrejinha. Dessa forma, o clássico contra o Brasiliense será crucial para as expectativas do alviverde, que ainda precisará torcer por um tropeço do Ceilândia – os dois jogos serão na quarta-feira (12) às 15h.

A partida teve um primeiro tempo equilibrado, com os dois times tentando ir para cima e balançar as redes. Porém, os goleiros estavam inspirados e fizeram boas intervenções quando requisitados. O Periquito e o Igrejinha cometeram muitos erros dentro de campo e, mesmo demonstrando muita raça na luta pela vitória, não saíram do zero.

O Gama voltou com tudo do intervalo e pressionou o Luziânia até conseguir abrir o placar com Mirrai. O azulino teve um apagão, cometeu dois pênaltis em um período de oito minutos – ambos convertidos por Caíque – e ainda viu Marcos Douglas ser expulso. Mesmo assim, Dadinho conseguiu fazer o de honra dos goianos, que buscaram mais gols até o final, sem sucesso.

Primeiro tempo

O duelo começou com o Periquito tentando propor o jogo e dominando as ações ofensivas, porém não criava chances claras – a melhor delas, aos 8′, foi em uma batida de falta cruzada de Lila, que Bismark tirou de soco. Três minutos depois, o Igrejinha goiano chegou em um chutão do goleiro e conseguiu um escanteio, que resultou em uma cabeçada para fora de Perivaldo.

Com 15′ no relógio, Lila conseguiu puxar um bom contra ataque, abriu para Mirrai, que tocou na esquerda para João Gabriel, o lateral chutou de primeira e errou o alvo. Com muitos erros dos dois lados, os goleiros não eram realmente ameaçados e a partida seguia sem chances claras de gol.

Foi só aos 22′, que um time chegou com perigo. O alviverde fez uma jogada ensaiada de escanteio, com desvio antes do primeiro pau, e Caíque soltou uma bomba, só que Bismark voou para fazer um milagre e salvar o azulino. O lance acordou o Luziânia que, na sequência, viu Goduxo roubar a bola no ataque e carimbar a trave do goleiro Léo.

O time da Igrejinha chegou com muito perigo seis minutos depois e quase abriu o placar. Dadinho chutou de fora da área, Romário desviou na área, a bola sobrou, Léo defendeu, porém o impedimento foi marcado e a jogada anulada. O jogo ficou picado, com muitas faltas e cortes nos passes e cruzamentos.

Somente aos 40′ tivemos outra chance: Dadinho chutou de longe e Léo conseguiu encaixar com segurança. Três minutos depois foi Mirrai que arriscou de longa distância e Bismarck fez boa intervenção, mandando para escanteio. Na sequência, Caíque finalizou da entrada da área e Bismark salvou de novo.

O duelo ficou animado no fim da primeira etapa, com a bola lá e cá, mas as equipes falharam no último terço de campo e não conseguiram criar mais grandes oportunidades, dessa forma elas foram para o intervalo com o 0x0 no placar.

Segundo tempo

O retorno a campo teve o Gama fazendo boa trama pela esquerda logo com 2′, Ueslei recebeu de Caíque, cruzou e Mirrai subiu para mandar uma cabeçada que saiu raspando o poste de Bismark. Três minutos depois, o mesmo Mirrai bateu falta cruzada e Perivaldo desviou com a cabeça para tirar da área goiana e quase fez contra, mas a bola não entrou.

Aos 8′, João Gabriel e Ueslei tabelaram pela esquerda, criando boa jogada, Ueslei rolou no meio e Caíque isolou dentro da pequena área. Na sequência foi o próprio Ueslei que chutou cruzado para boa defesa de Bismark. Depois de muita pressão, o alviverde conseguiu abrir o placar. Em boa trama pela direita, Mirrai recebeu na entrada da área e fez um golaço, sem chances para o goleiro azulino.

Com 14′ no relógio, o Luziânia fez um ataque rápido pela esquerda, Jhonatan recebeu livre na pequena área, chutou rasteiro e o volante Gustavo Henrique apareceu para tirar em cima da linha. No contra ataque, Lila entrou na área e foi derrubado. Pênalti para o Periquito, cobrado muito bem por Caíque para ampliar o placar.

Foto: Jéssika Lineker

A partida ficou animada e, novamente, Jhonatan teve a chance de marcar para o Igrejinha, só que seu chute rasteiro foi defendido por Léo. No contra ataque, Marcos Douglas parou o ataque gamense com falta, levou o segundo amarelo e foi mais cedo para o chuveiro. Aos 21′, foi Igor Paim que perdeu gol dentro da área e, na sequência, novo pênalti para o Gama. Caíque bateu de novo, mudou o lado, e fez o terceiro.

O Periquito seguiu pressionando e, aos 26′, Fernandinho recebeu passe de Caíque dentro da área, mas isolou. Cinco minutos depois, os goianos vieram pela direita com Jhonatan, ele rolou no meio e Dadinho meteu com tudo no fundo da rede do Léo. O Igrejinha ensaiou uma pequena pressão – mesmo com um a menos – mas foi o Periquito, aos 36′, que quase fez mais um, porém Bismark defendeu o chute de Fernandinho.

Com chances para ambos os lados, o jogo seguiu aberto, só que as finalizações voltaram a ficar mal calibradas e as zagas voltaram a se impor. O Luziânia teve uma chance, defendida por Léo, porém invalidada por conta de um impedimento. Desta forma, não tivemos mais gols no duelo e o Gama saiu com a vitória por 3×1, seguindo vivo na luta pela final.

Ficha técnica

GAMA 3×1 LUZIÂNIA

Campeonato Candango 2021 – Terceira Fase – Quinta Rodada
Estádio Defelê (Ciro Machado), Vila Planalto, 09/05/2021, 15h30

Árbitro: Rafael Martins Diniz.
Assistente 1: Lucas Torquato Guerra.
Assistente 2: Kleber Alves Ribeiro.
Quarto Árbitro: Gildevan Lacerda Gonçalves.
Inspetor: Geufran Almeida de Oliveira.

Gama

Léo; Ronaldo, Igor, Marcão e João Gabriel (Júlio); Kasado (Fernandinho), Gustavo Henrique (João Victor), Lila (Igor Paim) e Mirrai (Ramiro); Ueslei e Caíque.
Técnico: Victor Santana.

Gols: Mirrai (56′) e Caíque (61′ e 69′).
Cartões amarelos: João Victor, Ronaldo e Marcão.
Cartões vermelhos: não houve.

Luziânia

Bismark; Marcos Douglas, Gustavo, Perivaldo e Goduxo; Dadinho, Robinho, Samuel (Jhonatan) e Elifran (Leo Torres) (João Pedro); Weberthi (Ismar) e Romário (Ferrugem).
Técnico: Ricardo Antônio.

Gol: Dadinho (76′).
Cartões amarelos: não houve.
Cartão vermelho: Marcos Douglas.

2 thoughts on “Gama vence e segue sonhando com a final

  • Vitória larga e sofrida do Gama diante do time Luziânia batalhador, que não tem mais chances. Só restam expectativas difíceis, mas possíveis para o Gama nos confrontos finais, fazer a final com o líder Brasiliense.????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *