Brasília recebeu neste final de semana um dos últimos campeonatos do ano de 2018 de Jiu-jitsu. Sediado pela principal e maior confederação do esporte a IBJJF ( Internation Brasilizian Jiu-jitsu Federation), o Open Brasília International que está sendo realizado no ginásio do Cruzeiro reuniu atletas de diversos estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Tocantins e outros.
O torneio conta pontos para o ranking nacional da modalidade, isso é um dos fatos que atrai tantos lutadores além das premiações em dinheiro. Mesmo em um dia nublado e de tempo fechado o Open Brasília lotou o ginásio, o público pode ver grandes combates em um jiu-jitsu de alto nível.
O brasiliense e faixa marrom Esdras Fontes, da equipe Gracie Barra Cruzeiro avalia o ano de 2018 como de bastante aprendizado “Esse ano eu enxergo que ganhei muita experiência. Lutei em alguns estados e graças a Deus tive um retrospecto positivo”, contou o atleta que luta na categoria pesadíssimo.
Gordinho como é chamado pelos parceiros de treinos subiu no pódio, conquistando o bronze ” Fico feliz em poder medalhar, queria o primeiro lugar mas hoje não foi o meu dia. Porém amanhã tenho outra oportunidade e espero faturar o título para fechar o ciclo de 2018 com chave de ouro”,disse Esdras.
PRESENÇA DOS IRMÃOS RIBEIRO
Quem é fã de jiu-jitsu e acompanha o esporte conhece os irmãos Saulo e Xande Ribeiro. Os líderes da equipe Ribeiro Jiu-jitsu são consagrados no esporte, com um extenso currículo de títulos ao longo de mais de duas décadas dedicadas à modalidade.
O multi campeão Saulo ribeiro falou sobre a importância do esporte como ferramenta social ” Eu acho que o jiu-jitsu é um grande formador de caráter. Cada vez mais crescendo como uma plataforma de ensino, integração social e educação”, disse o faixa preta .
Segundo Saulo Ribeiro o jiu-jitsu vai alcançar novos avanços em busca de evolução e valorização “Aos poucos sem pressa vamos continuar crescendo. O Taj Mahal e as pirâmides do Egito não foram feitos em um dia. Cada dia a gente coloca mais um tijolinho para o nosso alicerce, e a base de tudo é a formação e qualificação dos professores para continaur o legado que o mestre Hélio Gracie deixou”.
O líder da Ribeiro jiu-jitsu acredita na força e disposição dos atletas de Brasília e com muito trabalho, foco e superação os lutadores brasilienses vão chegar no top do jiu-jitsu mundialmente ” Nossa meta é colocar Brasília novamente no mapa internacional. Eu como um servo do jiu-jitsu me disponho a passar toda minha experiência para a gente chegar nesse objetivo, aqui tem muito lutador casca-grossa. Eu tenho certeza que em breve teremos um campeão mundial candango”, finalizou Saulo Ribeiro.
Por Michael Nunes