Um grupo de pesquisadores do Distrito Federal está se dedicando a estudar e compreender mais profundamente o padrão de desempenho de atletas de futebol e futsal feminino da Capital Federal. A primeira etapa do estudo, que consistirá em um teste piloto, será realizada na manhã deste domingo (27).

Daniele Mendes, treinadora do Orlando City Brasília e uma das ajudantes do professor Márcio Oliveira, coordenador do grupo de pesquisa de Medicina do Esporte do IPE-Hospital Home de Brasília, explica que o foco é traçar o padrão biomecânico de atletas de futebol e futsal feminino. Para isso, algumas equipes do Distrito Federal fecharam parceria com o grupo e serão avaliadas quanto ao histórico pregresso e atual de lesões, equilíbrio, agilidade e força muscular. Os testes serão executados com base nos seguintes procedimentos: 

  1. Palestra introdutória
  2. Ficha epidemiológica
  3. Teste de rigidez dos rotadores laterais
  4. Flexibilidade dos ísquios
  5. Força do glúteo médio
  6. ADM de dorsiflexão 
  7. Step Down Test
  8. Controle de tronco
  9. T Test
  10. Avaliação isocinética

As atividades contam com a ajuda de toda a equipe de Medicina do Futebol do Hospital Home: Arlane Oliveira, Bruno Rodrigues, Higor Oliveira, Jota Oliveira, Jonhny Hernany e Larissa Turci. O professor Márcio Oliveira comenta que o grupo trabalhará em conjunto com a FIFA durante 2019: “Nosso grupo de pesquisa em Medicina do Futebol iniciou as avaliações pré-temporada do futebol feminino do DF. Trabalhando em conjunto com o Centro Médico da FIFA na Polônia, implementaremos programas específicos de prevenção e reabilitação durante as competições de 2019”, comenta o coordenador.

Foto: Divulgação

Para Daniele Mendes, o estudo é de grande importância para uma modalidade em ascensão: “Com o franco crescimento da modalidade no país e no mundo, é de grande importância que se tenha estudos nesse sentido, para que possamos estudar e entender a biomecânica de atletas de alto nível e verificar como podemos fazer para prevenir lesões de LCA, infelizmente tão comuns no futebol feminino” destaca.

O estudo iniciou com testes piloto com atletas da academia de futebol do Orlando City e o grupo já fechou parceria com o ADEF, além de estar em conversas avançadas com o Minas/Icesp, que terá uma longa temporada pela frente disputando a Série A1 do Brasileirão Feminino, além do Campeonato Brasiliense e do Campeonato Brasileiro Sub-18.

Foto: Divulgação

3 thoughts on “Grupo de estudo avalia desempenho de atletas de futebol e futsal feminino de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *