Um grupo de pesquisadores do Distrito Federal está se dedicando a estudar e compreender mais profundamente o padrão de desempenho de atletas de futebol e futsal feminino da Capital Federal. A primeira etapa do estudo, que consistirá em um teste piloto, será realizada na manhã deste domingo (27).
Daniele Mendes, treinadora do Orlando City Brasília e uma das ajudantes do professor Márcio Oliveira, coordenador do grupo de pesquisa de Medicina do Esporte do IPE-Hospital Home de Brasília, explica que o foco é traçar o padrão biomecânico de atletas de futebol e futsal feminino. Para isso, algumas equipes do Distrito Federal fecharam parceria com o grupo e serão avaliadas quanto ao histórico pregresso e atual de lesões, equilíbrio, agilidade e força muscular. Os testes serão executados com base nos seguintes procedimentos:
- Palestra introdutória
- Ficha epidemiológica
- Teste de rigidez dos rotadores laterais
- Flexibilidade dos ísquios
- Força do glúteo médio
- ADM de dorsiflexão
- Step Down Test
- Controle de tronco
- T Test
- Avaliação isocinética
As atividades contam com a ajuda de toda a equipe de Medicina do Futebol do Hospital Home: Arlane Oliveira, Bruno Rodrigues, Higor Oliveira, Jota Oliveira, Jonhny Hernany e Larissa Turci. O professor Márcio Oliveira comenta que o grupo trabalhará em conjunto com a FIFA durante 2019: “Nosso grupo de pesquisa em Medicina do Futebol iniciou as avaliações pré-temporada do futebol feminino do DF. Trabalhando em conjunto com o Centro Médico da FIFA na Polônia, implementaremos programas específicos de prevenção e reabilitação durante as competições de 2019”, comenta o coordenador.
Para Daniele Mendes, o estudo é de grande importância para uma modalidade em ascensão: “Com o franco crescimento da modalidade no país e no mundo, é de grande importância que se tenha estudos nesse sentido, para que possamos estudar e entender a biomecânica de atletas de alto nível e verificar como podemos fazer para prevenir lesões de LCA, infelizmente tão comuns no futebol feminino” destaca.
O estudo iniciou com testes piloto com atletas da academia de futebol do Orlando City e o grupo já fechou parceria com o ADEF, além de estar em conversas avançadas com o Minas/Icesp, que terá uma longa temporada pela frente disputando a Série A1 do Brasileirão Feminino, além do Campeonato Brasiliense e do Campeonato Brasileiro Sub-18.
Vocês estão de parabéns. Vi que todos são ótimos profissionais.
Muito bom! Parabéns a toda equipe ? ??
Muito bom! Parabéns a toda equipe ???