Neste sábado (18), a bola volta a rolar nos gramados de Brasília para os clubes que disputarão o Campeonato Candango da Segunda Divisão 2021. Em um cenário onde a grana anda curta e os efeitos da pandemia ainda estão presentes, a garotada ganhou oportunidades e houve uma boa renovação por parte dos clubes.
Algumas equipes também apostaram no sigilo para definir suas estratégias. Para tanto, o Boletim Diário da CBF bateu recorde nesta sexta-feira de contratações. E algumas surpresas boas (outras nem tanto) aconteceram para apimentar ainda mais este campeonato que promete ser bastante disputado:
Ceilandense
Depois de ter sido rebaixado na temporada passada, o Ceilandense decidiu fazer uma parceria com o Luziânia para a montagem de sua equipe. Mas a renovação foi grande, já que boa parte do elenco que disputou o Candangão deste ano migrou para outros clubes, ou simplesmente não se interessou em jogar. Vários atletas que disputaram o Candanguinho ganharam oportunidade e terão a chance de mostrar serviço para a Diretoria na próxima temporada.
- GOLEIROS: Luis Felipe (Serranense-MG), Pablo e Alex;
- ZAGUEIROS: Marcos Nery, Paulo Victor, Baiano, João Caio e Lorenço;
- LATERAIS: Pikachu, Marquinhos, Tata e João Pedro;
- VOLANTES: Wesley Baiano, João Antônio, Ramon, Gabriel e Tiaguinho;
- MEIAS: Maranhão (Tirania-ALB), Rodrigo Menezes, Antony e Manu;
- ATACANTES: Weberthy Titico, Pedrinho, Ferrugem, Marreta e Victor Hugo.
- TÉCNICO: Sebastião Rocha
Paranoá
Depois de fazer um grande campeonato na Segundona de 2019 – onde foi campeão, o Paranoá não conseguiu se firmar no ano seguinte e acabou rebaixado novamente. Para esta temporada, o time voltou a ficar “musculoso”, com nomes de peso do futebol de Brasília, o credenciando como forte candidato ao acesso. Missão para o técnico Klésio Moraes, pouco conhecido por aqui, mostrar serviço e dar continuidade ao projeto no ano que vem.
- GOLEIROS: Bismarck (Luziânia) e Matheus Rodrigues (Gama);
- ZAGUEIROS: Wallace (Gama), Bruno Brito (Luziânia) e Calazans;
- LATERAIS: João Magalhães (Gama), Mateus Buxexa (Ceilândia), Fabrício ((Prudentópolis-SP), Vitinho (Taguatinga) e Gleicinho (Real Brasília);
- VOLANTES: João Carlos (Santa Maria), Clécio (Ceilândia), Fabinho (Carajás-PA);
- MEIAS: Marquinhos Paracatu (Santa Maria) e Dan (Taguatinga);
- ATACANTES: Daniel Guerreiro (Inhumas-GO), Kennedy Balotelli (Imperatriz-MA), Charles (Fast-AM) e Jefferson;
- TÉCNICO: Klésio Moraes
Brasília
O projeto de voltar à elite candanga em 2020 naufragou, mas para este ano, o Brasília se preparou mais, e vem com força total para buscar o acesso. Mesclando jogadores experientes com jovens, o elenco escolhido a dedo terá a missão de reconduzir o octacampeão candango ao seu devido lugar. Destaque para o zagueiro Pedrão – campeão candango pelo Gama em 2015, e o atacante Mirandinha – campeão candango pelo Sobradinho em 2017 e vice com o Ceilândia neste ano. Em pré-temporada desde o final de julho, o rodado técnico Luís dos Reis teve tempo de sobra para trabalhar e achar a melhor equipe para a competição.
- GOLEIROS: Márcio Fernandes (Anápolis-GO), Luan (Capital) e Danilo (Gama);
- ZAGUEIROS: Pedrão (Pinheiro-MA), Anderson (Pinheiros-ES), Fernando (Ceilândia) e Santiago (Luziânia);
- LATERAIS: Romarinho (Gama), Weslen (Campinense-PB) e Leandro Cerqueira (Rondoniense-RO);
- VOLANTES: Judivan (Independente-PA), Filipe Werley (Gama), Raphael Augusto (Pinheiro-MA) e Dadinho (Luziânia);
- MEIAS: Juninho (Portuguesa Santista-SP), Pedro Guga e Gabriel Kersul;
- ATACANTES: Mirandinha (Ceilândia), Lucas Victor (Taguatinga), Guilherme Maranhão, Carlos André, Wesley Junio, João Agrella e Romário
- TÉCNICO: Luís dos Reis
Planaltina
Depois de anos batendo na trave na luta pelo acesso, o Planaltina escondeu o jogo neste ano, mas montou uma boa equipe para brigar pelo acesso. Depois de manter o técnico Antônio Bona e avaliar os atletas da base, o Galo Doido trouxe atletas que se destacaram por suas equipes como o atacante Douglas Candango e o zagueiro Tonhão. Marca registrada da equipe, os atletas africanos fruto de parcerias internacionais mais uma vez ganham espaço e podem surpreender, como o atacante Russelle Bleck (Camarões), o zagueiro Aleksander Akinduro (Nigéria) e o meia Gnawo Pitbull (Costa do Marfim).
- GOLEIROS: Johnny, Kaio Ochoa e Paulo Henrique (Operário-MS);
- ZAGUEIROS: Ryan Batista, Tonhão (Araguacema-TO), Akinduro (Egnatia-ALB) e Sérgio Baiano (Bahia-BA), ;
- LATERAIS: Matheus Peixe (Sampaio Corrêa), Rivaldo (Nacional-PB), Raul Miller (Estrela do Norte-ES);
- VOLANTES: Gnawo Pitbull, Yuri (Santa Maria), Júnior Locrich (Santacruzense-SP);
- MEIAS: Diego Anjos (Gasogi-CAM), Fábio Lucas, Claudeci (Poços de Caldas-MG), Alessandro (Araguaia-TO), Natan (Sobradinho) e Wesley;
- ATACANTES: Paulinho Correria (Santa Maria), Douglas Candango (Guarani-MG), Russelle Bleck (Gavião Kykatejê-PA), Ícaro (Jaraguá-GO), Élber (Santa Maria) e Diego.
- TÉCNICO: Antônio Bona
Brazlândia
Depois de dois anos de ausência, o Grêmio Esportivo Brazlândia está de volta à Divisão de Acesso. Desta vez, a Garça fez uma parceria com o Taguatinga, que cedeu vários atletas de sua equipe principal para recolocar o time de volta à elite, coisa que não acontece desde 2013. E o time já começa com uma turbulência, já que afastou o técnico Luiz Henrique às vésperas da estreia para apostar em Mayco Tadei, filho e auxiliar técnico do ultracampeão Vilson Tadei. O GEB contará com a base do time que quase se classificou para as semifinais do Candangão deste ano, e mais alguns reforços como o zagueiro Somália (que volta de três temporadas do futebol português) e o experiente goleiro Arthur, que até bem pouco tempo estava jogando a Série D pelo Goianésia-GO.
- GOLEIROS: Arthur (Goianésia-GO) e César;
- ZAGUEIROS: Daniel Felipe, Jefferson, Somália (Serpa-POR) e Henrique Lucas;
- LATERAIS: Aclécio e Evanilson;
- VOLANTES: Luan;
- MEIAS: Felipinho, Henrique e Lucas Nunes (Resende-RJ);
- ATACANTES: Dan (Luziânia), Lyncom e Wisman (Ceilândia).
- TÉCNICO: Mayco Tadei
Sesp/Samambaense
O SESP ex-Planaltina de Goiás e Samambaense agora fechou acordo de gestão com o Taguatinga, de onde assim como o Brazlândia, veio a maioria dos atletas. Apostando principalmente na base, a Pantera será um “mix” de juniores do próprio Taguatinga (vice-campeão candango da categoria) com o Samambaia. À princípio, o técnico será o presidente Edmilson Marçal. Sem grandes pretensões, o objetivo certamente é manter os meninos em atividade e fechar o provável grupo que irá para a Copinha em 2022. Destaque para Pedrinho, atacante ex-Samambaia que lutou pela artilharia no candanguinho.
- GOLEIROS: Rennan e Diego;
- ZAGUEIROS: Rodrigo e João Gabriel;
- LATERAIS: Victor Ribeiro e Vitor Hugo;
- VOLANTES: Luan;
- MEIAS: Wesley, Wiglas e Pedro;
- ATACANTES: Josué, Pedrinho, Tostinha e Gabriel Andrade.
- TÉCNICO: Sebastião Rocha
Aruc
Depois de várias temporadas afastado do futebol profissional, a ARUC está de volta à Segunda Divisão. O time fez uma parceria com o Real Brasília, que cedeu os atletas campeões deste ano pelo Sub-20 para mantê-los em atividade até a Copa São Paulo de 2022. Apesar do time jovem, o objetivo é levar a ARUC o mais longe possível na competição e quem sabe, buscar o acesso. Para isto conta com o faro de gol do atacante Vinícius, artilheiro da equipe com 12 gols marcados, e as belas assistências de Índio e Felipe.
- GOLEIROS: Gabriel, Marcos e Márcio;
- ZAGUEIROS: Júlio César, Weberton, Eric, Adryan e Eduardo (Capital);
- LATERAIS: Vitor Sales, Mateus, Felipe, Ítalo e Estêvão;
- VOLANTES: Juan, Miguel, Guilherme e Bruno;
- MEIAS: Índio, Murilo, Luis Fernando, Victor Hugo, Kaio (Juazeirense-BA) e James (Capital);
- ATACANTES: Pedrinho (América-RN), Vinícius, Arthur, Almeida, Luan, Guilherme Alves, Allan, André e Fernando Soares.
- TÉCNICO: Gérson Ramos
Cruzeiro
Sem grandes recursos, restou ao Carcará mais uma vez recorrer à sua base para a disputa do Candanguinho. O técnico Bruno Sinotti que dar mais rodagem à sua equipe, onde boa parte do elenco veio do time que disputou o Sub-20. Destaque para a experiência do goleiro Aranha, de 40 anos, e para o volante Andreas, destaque do Luziânia no Candanguinho.
- GOLEIROS: Aranha e Pedro Gabriel;
- ZAGUEIROS: João Gabriel, Alisson Vidal, Marcos Vinícius e Lucas Chaves;
- LATERAIS: Luziano, Alisson, Luiz Gustavo, Henrique e Mateus;
- VOLANTES: Luciano Almeida, Jeovane, Felipe Palhinha, Íthalo, Rogério e Deivid;
- MEIAS: William, Levi, Andreas, Anthonny e Índio;
- ATACANTES: Thiago Malta, Dudu, David Baiano, Ítalo, Gabriel, Costa Barai e Igor.
- TÉCNICO: Bruno Sinotti
Legião
Sempre com projeto de revelação de jogadores, o Legião esteve bem próximo do acesso ano passado, mas acabou eliminado pelo Santa Maria. Neste ano, o clube aposta na renovação. A começar pelo banco de reservas, onde o jovem técnico Hugo Almeida retornou do exterior para comandar o time na Segunda Divisão, ele que foi campeão pelo Capital em 2018. Já o elenco teve muitas saídas e chegadas, a começar pela promoção da equipe Sub-17 para o profissional. Destaque para a volta do meia Vitor Mariano, que saiu do Legião para atuar por Capital, Brasiliense e Real Brasília sem se firmar por nenhum destes clubes. Como o time não joga na primeira rodada, o elenco ainda está em aberto para contratações.
- GOLEIROS: Léo e Pedro;
- ZAGUEIROS: Fred, Mateus, Wesley (Gama) e Ceará;
- LATERAIS: Lucão, Juninho e Mateus;
- VOLANTES: Luander, Baiano, Gabriel e Berrio;
- MEIAS: Vitor Mariano e Felipe;
- ATACANTES: Rômulo, Charles, Maycon, Livinho e Arthur.
- TÉCNICO: Hugo Almeida
Bolamense
A Onça Pintada volta a disputar a Divisão de Acesso como uma grande incógnita. Assim como na temporada passada, o time idealizado e dirigido pelo Dr. Antônio Teixeira não possui grandes pretensões na competição. O técnico é Allen Godinho, que fez boa campanha na temporada passada com o SESP Samambaense e neste ano esteve à frente dos juniores do Samambaia. Não há qualquer indício do time que entrará em campo na próxima rodada ( o time folga nesse final de semana), mas a tendência é que os jogadores venham do projeto Estrela Vermelha, time amador da cidade de Samambaia.