Guia do Candangão BRB 2024
Em 2024, o carro-chefe do futebol do DF, o Campeonato Candango Série A, chega a sua 49ª edição. Com o mesmo formato do ano anterior, 10 clubes se enfrentarão em busca da vaga nas semifinais e dois serão rebaixados ao fim da primeira fase. Nas semifinais, os jogos serão disputados em ida e volta, assim como será também a decisão do título. Em 2023, a competição voltou a ter um campeão inédito após 9 temporadas, o Real Brasília foi quem levantou o caneco desbancando todos os favoritos e batendo o Brasiliense na grande final.
Além dos oito times que permaneceram do último Candangão, Ceilandense e Planaltina são quem voltam para fazer parte da elite. O Ceilandense retorna após três anos e o PEC volta após estar desde 1998 sem disputar o campeonato. Assim como foi no último certame, o torneio deve ser bastante disputado, com todas as equipes se movimentando desde meados de agosto. Com fortes investimentos, vários clubes chegam como favoritos para brigarem pelo título.
Mais uma vez, o BRB será o principal patrocinador e carregará os Naming Rights. Novamente, o Banco de Brasília investirá e a premiação chegará na casa dos 2 milhões. Até o fechamento do Guia não foi divulgado pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) como será feita a distribuição do valor.
Os laudos do estádios deram o que falar em 2023 e a FFDF tentou alinhar com os clubes e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) para que todos os jogos sejam abertos para as duas torcidas. O Estádio JK e o Estádio Abadião foram estádios que passaram por revitalizações e devem receber novos laudos. Uma grande novidade para o futebol candango é o retorno do Bezerrão, que foi reformado e não sedia um jogo oficial desde 2020.
O tão aguardado Candangão se inicia no próximo sábado e o primeiro jogo será entre Real Brasília e Ceilândia, às 15h30, no Estádio Defelê. Enquanto a bola não rola nos gramados do DF, você confere aqui no DF Esportes todas as informações, análises e projeções dos clubes.
- FUNDAÇÃO: 01/11/2016
- APELIDO: Leão do Planalto
- CORES: Amarelo, Azul e Branco
- ESTÁDIO: Ciro Machado (Defelê)
- PRESIDENTE: Luis Felipe Belmonte
- EM 2023: 1º Lugar (Campeão)
- TÍTULOS: 1 (2023) e 1 Candango Série B (2016)
Análise
O Leão do Planalto fez uma campanha surpreendente em 2023 e manteve grande parte da base do time campeão. O time perdeu alguns nomes importantes na conquista, mas buscou reposição no mercado. Um dos desfalques do clube é o técnico Gérson Ramos e o novo comandante é Ariel Mamede. Em um ano de calendário cheio pela primeira vez em sua história, o clube quer provar que o raio cai sim duas vezes no mesmo lugar.
Ariel Mamede retorna à capital federal para dirigir o Real Brasília mais uma vez. O novo nome do Leão do Planalto é o 2º mais jovem, atrás apenas de Gabriel Teixeira. Mamede ostenta no seu currículo um título goiano Sub-20 pelo Vila Nova e um título do Goiano Série B pelo Jaraguá. Em 2020, alçou o Real Brasília à sua melhor campanha na época, quando foi até as semifinais e terminou eliminado pelo Brasiliense, que se classificou pela vantagem do empate. Terá a pressão de ter que defender o título candango.
O veterano de 38 anos, Uederson foi eleito o craque do Candangão BRB 2023 e mais uma vez chega para liderar sua equipe. O meia-atacante foi destaque vestindo a camisa do Riacho City e nos amistosos também deixou sua marca registrada. Com um time recheado de jovens mais uma vez, ele será uma das referências.
- GOLEIROS: Pedro Vinícius, Léo Teles, Gabriel Dantas, Pereira e Wendell;
- ZAGUEIROS: Davy Dias, Juan Neres, João Garcia, Alemão, Davi Silva e Maycon Palacios;
- LATERAIS: Caio Mendes, André, Gabriel Lima e Breno;
- VOLANTES: Regino, Pedro Lucas, Matheus Ayub, Adrian Victor, Matheus Obina, Tássio e Bruninho;
- MEIAS: Thalles, Wagner, Pedro Ayub, Juan e Milano;
- ATACANTES: Marcos Brazion, Arthur Pereira, James, Arthur, Kennedy, Lucas Diniz, Uederson, Michel Douglas, Pedrinho e Guilherme;
Time Base
Pereira; Caio Mendes, Alemão, Davy Silva e Gabriel Lima; Obina, Tássio e Thalles; Marcos Brazion, Uederson e Michel Douglas
- FUNDAÇÃO: 01/08/2000
- APELIDO: Jacaré
- CORES: Amarelo e branco
- ESTÁDIO: Serejão
- PRESIDENTE: Luiz Estêvão de Oliveira Neto
- EM 2023: 2º Lugar (Vice-campeão)
- TÍTULOS: 11 (2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2011, 2013, 2017, 2021 e 2022) e 1 Candango Série B (2000)
Análise
Após o vice-campeonato na temporada passada, o Jacaré quer apagar o insucesso para buscar o seu décimo segundo título candango. A diretoria do Ense optou por manter Luis do Reis na beira de campo e, diferente dos últimos anos, o clube se desfez de alguns velhos conhecidos que estavam no elenco há algum tempo, como o meia Zotti que partiu para o futebol goiano, e o goleiro Sucuri. Os principais reforços para a temporada são os meio-campistas Allan Dias e Bernardo, e o atacante Betinho. O sistema defensivo da equipe teve novas chegadas, e atletas que disputaram a Segundinha serão aproveitados. A média de idade do elenco caiu comparado aos últimos anos: somente sete jogadores estão acima dos 30 anos.
O “mister” acessos vai para o seu segundo ano à frente do Jacaré. Luis dos Reis, de 61 anos, chegou ao futebol do DF em 2020, onde treinou o Sobradinho. No ano seguinte, esteve no Brasília, trazendo o clube de volta para o Candangão depois de quatro anos. Nas temporadas seguintes esteve à frente do Samambaia e Ceilandense na Segundinha, sendo campeão invicto da competição com cada uma das equipes. Assim, se tornando bicampeão consecutivo da 2ª divisão, e subindo três clubes diferentes em tão pouco tempo. Em 2023, fez boa campanha pelo Samambaia e assumiu o Brasiliense na Série D, levando o time até o mata-mata.
Com a saída de jogadores com renome como Hernane Brocador, Kieza e Yuri Mamute, o principal nome do Jacaré para a temporada fica por parte do meia-atacante Tobinha. Desde 2021 vestindo a camisa do Brasiliense, Tobinha foi o artilheiro da equipe no ano de 2023 marcando 10 vezes. Após o clube ser eliminado na Série D ele foi emprestado ao Brusque-SC, finalista da Série C. Tobinha retornou do empréstimo e mesmo com proposta para permanecer em SC, ele segue como uma das principais opções de ataque para o clube em 2024, buscando o seu terceiro título estadual com a camisa amarela.
- GOLEIROS: Ravel Pelegrini e Vavá;
- ZAGUEIROS: Eduardo José, Gustavo Henrique, Keynan, Igor Morais e Gabriel Santiago;
- LATERAIS: Andrezinho, Caetano, Romário, Júlio Lima, Matheus Nunes e Daniel Mendonça
- VOLANTES: Aldo, Tarta, Coquinho e Wallace;
- MEIAS: Bernardo, Gabriel Kersul, Allan Dias e Gustavo Lila;
- ATACANTES: Tobinha, Joãozinho, Betinho, Matheus Barboza, Luquinhas, Americano, Gustavão, Matheus Falero, Pedrinho, Yan Lima e Max Nóbrega
Time Base
Ravel; Andrezinho, Gabriel Santiago, Keynan e Júlio Lima; Aldo, Tarta e Allan Dias; Tobinha, Matheus Falero e Betinho
- FUNDAÇÃO: 30/04/2000
- APELIDO: Cobra Sucuri
- CORES: Branco, Azul e Dourado
- ESTÁDIO: Ciro Machado (Defelê)
- PRESIDENTE: Rafael Kern
- EM 2023: 3º Lugar
- TÍTULOS: 3 Candango Série B (2004, 2019 e 2021)
Análise
Após perder a vaga para a final nos acréscimos do jogo contra o Real Brasília, o Paranoá ficou no 3º lugar e repetiu a melhor campanha de sua história. Buscando brigar entre os primeiros colocados mais uma vez, o clube manteve alguns nomes importantes, como o zagueiro Dedé, o lateral-direito Douglas Rato e o meia Willian Júnior. Com algumas novidades e com uma troca de técnico precoce, a Cobra Sucuri quer avançar para a final pela primeira vez em sua história.
Agnaldo Liz foi o último treinador a chegar para o Candangão, já que o Paranoá teve a saída de Augusto César às vésperas do campeonato. O novo técnico da equipe teve pouco mais de uma semana de trabalho. Com passagens por várias equipes como Guarani, Sampaio Côrrea e Vitória, o maior destaque de Agnaldo foi o título de campeão baiano em 2021 com o Atlético de Alagoinhas-BA. Como jogador, chegou a atuar no futebol candango com a camisa do Brasiliense.
Eleito o melhor meio-campista do Candangão 2023, o capixaba Willian Júnior retornou ao DF para ser mais uma vez um dos maestros do Paranoá. Na última competição, o meia não marcou nenhum gol, mas foi importante com passes decisivos e teve três participações diretas em gols na grande campanha da Sucuri.
- GOLEIROS: Alexandre Kajuru e Ângelo Bedendo;
- ZAGUEIROS: Artur Dedé, Jeffão, Henrique Gigante e Roger Henrique;
- LATERAIS: Fernandinho, Alanderson e Douglas Rato;
- VOLANTES: Alemão, André e Geovani
- MEIAS: Shaolin, Norton, Danilo, Willian Júnior e Rafinha Basso;
- ATACANTES: Daniel Guerreiro, Gabriel Costa, Roberto Lopes “Imperador”, Wisman, Valter Bala e Américo;
- FUNDAÇÃO: 05/07/2005
- APELIDO: Coruja
- CORES: Azul, Preto e Branco
- ESTÁDIO: JK
- PRESIDENTE: Godofredo Gonçalves
- EM 2023: 4º Lugar
- TÍTULOS: 2 Candangos Série B (2005 e 2018) e 1 Candango Série C (2009)
Análise
O elenco do Capital foi escolhido a dedo pelo técnico Paulinho Kobayashi, que optou por não ter jogadores locais e trouxe muitas peças das quais já tinha conhecimento de trabalhos anteriores. Com isso, a definição que temos, é de que o elenco do Capital é baseado em atletas que possuem destaque em suas carreiras e já são conhecidos de Kobayashi, mas a maioria do time do Coruja não possui passagens pelo futebol candango.
Para escolher o seu técnico, a equipe do Capital não poupou esforços e à frente de clubes das principais divisões nacionais. Trouxe o atual campeão invicto da Série D, Paulinho Kobayashi. O técnico fez uma campanha extraordinária com o Ferroviário-CE, chegando até as semifinais do campeonato cearense, oitavas de final na Copa do Nordeste, segunda fase da Copa do Brasil e encerrando a temporada com o título e o acesso para a Série C.
O destaque do time de Paulinho Kobayashi é o experiente atacante Wallace Pernambucano, ídolo do América-RN,com quase 100 gols na carreira, o atleta tem um bom histórico de artilharia no futebo nordestino. Já campeão das Séries C e D do Brasileirão e tetracampeão estadual em quatro estados diferentes, Wallace pode ser peça fundamental no ataque da Coruja para esse Candangão. O camisa 9 do Tricolor já chegou a balançar as redes em um dos amistosos preparatórios.
- GOLEIROS: Léo Rodrigues, Luan e Alex;
- ZAGUEIROS: Domingues, Eder Lima, Marcelo Augusto, Lucas Oliveira e Alemão;
- LATERAIS: Éverton Silva, Mattheus Silva, Renan Luis e Weriton;
- VOLANTES: Felipe Guedes, Marconi e Maycon Lucas;
- MEIAS: Richard, Romarinho e Renan Mota;
- ATACANTES: Leozynho, Jailson, Kadu Barone, Deysinho, Deivid Anacleto, Rian Pablo e Wallace Pernambucano;
Time Base
Luan; Éverton Silva, Éder Lima, Lucas Oliveira e Mattheus Silva; Felipe Guedes, Marconi e Romarinho; Deysinho, Kadu Barone e Wallace Pernambucano
- FUNDAÇÃO: 15/11/1975
- APELIDO: Periquito
- CORES: Verde e Branco
- ESTÁDIO: Bezerrão
- PRESIDENTE: Wendel Lopes
- EM 2023: 5º Lugar
- TÍTULOS: 13 (1979, 1990, 1994, 1995, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2003, 2015, 2019 e 2020)
Análise
Sem calendário completo desde 2021, o objetivo do Gama para este ano é chegar na grande decisão. O maior campeão candango vem passando por uma grande reestruturação após a saída da SAF. A principal contratação do Alviverde para o ano pode ter sido no comando técnico, o clube foi até São João del Rey buscar Cícero Júnior, técnico que garantiu o acesso do Athletic à terceira divisão nacional. Junto com ele vieram exatamente seis atletas que foram destaques na Série D pelo clube mineiro, como o zagueiro Wellington Silva, os laterais Cleiton e PH, o meio-campo Gui Mendes e os atacantes Patrick e Wanderson. O clube teve alguns remanescentes que permaneceram no elenco, entre eles, o experiente zagueiro Emerson Silva.
Com apenas 43 anos, mas já com uma boa bagagem como treinador, Cícero Júnior quer fazer o Alviverde voltar a levar o título candango e garantir calendário para 2025. O comandante foi um dos principais técnicos do futebol mineiro nos últimos anos, conquistou em 2021 o Mineiro Módulo II pelo Villa Nova, além de ser o técnico do Athletic nos acessos no estadual. Cícero chega em alta após levar o seu ex-clube ao acesso para a Série C.
Com vasta passagens por clubes cariocas, tendo atuado até pelo Flamengo nas categorias de base, Dieguinho vem para ser o grande armador do Periquito no Candango 2024. O Gama vai ser o 14º na carreira do atleta, o lugar que o meia-atacante teve mais sucesso foi no Nova-Iguaçu, disputando mais de 100 jogos com a equipe e tendo conquistado duas vezes a Segunda Divisão Carioca. O camisa 10 alviverde teve boa passagem pelo Altos-PI, onde disputou a Série C e a Copa do Brasil.
- GOLEIROS: Gleibson, Renan Rinaldi e Walace;
- ZAGUEIROS: Emerson Silva, Kelvin, Wellington Silva, Pablo, Carlão e Luan;
- LATERAIS: Cleiton, Alex Danilo, Pablo e PH;
- VOLANTES: Adenilson, Bruno Ribeiro, Vitinho e Luisinho;
- MEIAS: Dieguinho, Gui Mendes e Charles;
- ATACANTES: Ramon, Mateus Jesus, Walmir José, Patrick e Wanderson;
Time Base
Gleibson; Cleiton, Emerson Silva, Wellington Silva e PH; Adenilson, Luisinho, Gui Mendes e Dieguinho; Patrick e Wanderson
- FUNDAÇÃO: 25 de agosto de 1979
- APELIDO: Gato Preto
- CORES: Preto e Branco
- ESTÁDIO: Abadião
- PRESIDENTE: Ari de Almeida
- EM 2023: 6º Lugar
- TÍTULOS: 2 (2010 e 2012)
Análise
Tendo mantido a base do seu elenco do ano anterior e o seu técnico, o Ceilândia conseguirá ter continuidade no trabalho. Mesmo sem resultados expressivos no último Candangão, a equipe segue como forte candidata e promete brigar pelo título. Buscando disputar a taça e visando a volta às competições nacionais, o Ceilândia pouco mexeu no seu elenco. Manteve algumas peças da bela campanha na Série D, como o meia Pedro Bambu e agregou alguns novos jogadores, como Cabralzinho que retorna ao Gato Preto.
Com o técnico mais longevo entre os times do Candangão, a equipe aposta mais uma vez no bom trabalho de Adelson de Almeida pensando em voltar a disputar as competições nacionais e ter calendário no próximo ano. Adelson está na sua quinta passagem pelo Ceilândia e conta com mais de 300 jogos no comando da equipe. É o homem de confiança do time e peça-chave para que o Gato volte a sonhar com as competições nacionais.
Felipe Clemente foi um dos grandes nomes do Ceilândia em 20223. Remanescente no elenco, o atacante esteve 26 dos 30 jogos feitos pelo Ceilândia na última temporada. Clemente foi importante no setor ofensivo do clube, sendo crucial na boa campanha feita na Série D sendo um dos artilheiros da equipe no ano com 10 gols ano passado. Emprestado ao Ceilandense na Série B do Candango, o artilheiro marcou cinco gols em oito jogos.
- GOLEIROS: Thiago Santos, Henrique Marchezan e Gabriel Lopes;
- ZAGUEIROS: Pedro Carvalho, Badhuga e Euller;
- LATERAIS: Everaldo, China, Emerson Silva, Paulinho, Wisley e Gleicinho;
- VOLANTES: Allan, Foguinho, Bosco e Júlio Cesar;
- MEIAS: Cabralzinho, Matheus Nolasco, Pedro Bambu, Sebastyan e Elbinho;
- ATACANTES: Romarinho, Felipe Clemente, Kennedy, Railson, Edson Reis e Kauã;
Time Base
Thiago Santos; Paulinho, Euller, Badhuga e Emerson Silva; Bosco, Pedro Bambu e Cabralzinho; Romarinho, Felipe Clemente e Edson Reis
- FUNDAÇÃO: 29/01/1993
- APELIDO: Cachorro Salsicha
- CORES: Amarelo e Verde
- ESTÁDIO: Rorizão
- PRESIDENTE: Eduardo Ramos
- EM 2023: 7º Lugar
- TÍTULOS: 3 Candango Série B (2014, 2020 e 2022)
Análise
Boa surpresa no Candangão do ano passado, o Samambaia sonhou com as semifinais mas acabou perdendo força nas últimas rodadas e acabou eliminado ainda na primeira fase. Para esta temporada, o Cachorro Salsicha manteve a política de apostar em jovens valores, sem abrir mão de atletas mais experientes. A meta é chegar na decisão do Candangão deste ano e surpreender mais uma vez
Experiência não irá faltar no comando técnico do Samambaia. Após a saída repentina de Gerson Ramos (que se transferiu para o Juventude-RS), o Doguinho acertou nesta semana com Vilson Tadei, único técnico tricampeão de Brasília por Gama (2019 e 2020) e Brasiliense (2021). Apesar dos seus últimos trabalhos por Capital e Gama não renderem o esperado, o técnico conhece como poucos como funciona o futebol de Brasília e pode ser um diferencial na equipe canina.
Meia experiente e bicampeão candango pelo Gama, Vitor Xavier aceitou o convite para fazer parte do Samambaia neste ano e promete ser uma das referências do meio campo do time neste ano. Livre das lesões que o impossibilitaram de mostrar o seu bom futebol, o jogador deverá ser o maestro do jovem time do Samambaia neste campeonato.
- GOLEIROS: Samuel Deuner, Murilo e Matheus;
- ZAGUEIROS: Juan Pablo, Gustavo Rambo, Elder Timm, Pedrão e Vinícius;
- LATERAIS: Felipe Alves, Matheus Lima, Iarley e Daniel;
- VOLANTES: Filipe Werley, Lucas Silveira, Gustavo Petrocelli, Pierre e Rafael Miyasaki;
- MEIAS: Vitor Xavier, Alex, Duda, Dandan, Iago, Léo Lopes, Luís Fernando e Milla;
- ATACANTES: Americano, Emerson Brito, Gabriel Guimarães, Giovanny, Ian Carlos, Glauber, Kaian, Lucas Victor, Negueba, Michael e Luquinhas
Time Base
Samuel Deuner; Felipe Alves, Gustavo Rambo, Pedrão e Daniel; Filipe Werley, Petrocelli e Milla; Vitor Xavier, Ian Carlos e Lucas Victor
- FUNDAÇÃO: 05/07/2000
- APELIDO: Águia
- CORES: Grená
- ESTÁDIO: Bezerrão
- PRESIDENTE: Dayana Nunes
- EM 2023: 8º Lugar
- TÍTULOS: Candango Série C (2007)
Análise
Depois de ficar por um fio do rebaixamento na temporada passada, o Santa Maria fez uma limpa no elenco para a temporada deste ano e não renovou com um jogador sequer. Última equipe a se preparar para o Candangão, o time parece ter sido montado às pressas, embora contenha alguns bons valores, o que pode surpreender os adversários mais desavisados. O sonho é se classificar para as semifinais, mas permanecendo na elite já será um feito satisfatório.
Pela primeira vez em solo candango, o experiente técnico Jerry Adriane de 55 anos possui muita bagagem com treinador de equipes de base do interior de São Paulo e do futebol asiático. Mas será a primeira vez que conduz uma equipe de profissionais em um campeonato de primeira divisão, o que torna o desafio do mineiro de Araxá ainda maior. Antes do início da preparação, o Santa Maria chegou a acertar com Christian Ramos, que pediu para deixar o clube por discordância na gestão.
Um dos atletas mais conhecidos do futebol de Brasília no elenco grená, o meia Marquinhos Paracatu deverá ser a referência como líder da equipe do Santinha na temporada. O jogador fez seu melhor campeonato no Candangão de 2016 defendendo o Paracatu e já vestiu a camisa do Santa Maria no Candangão 2021. Em 2021, Marquinhos foi campeão do Candango Série B com a camisa do Paranoá.
- GOLEIROS: Isael e Lucas;
- ZAGUEIROS: Pedro Henrique, Alexandre, David William, Erisvaldo e Anderson Baiano;
- LATERAIS: Felipe Piauí, Sonny Anderson e Nathan
- VOLANTES: Bryan Araújo, Alessandro Risalte e Marcos Vinícius;
- MEIAS: Marquinhos Paracatu, Caetano “Papa-Léguas”, Antônio Campos e Hudson;
- ATACANTES: Jonathan Charles, William, Pedro, Thiago Uenis, Francisco Braian e Jonatas Rodrigues
Time Base
Isael; Felipe Piauí, Anderson Baiano, Alexandre e Nathan; Alessandro, Bryan, Caetano e Marquinhos Paracatu; Thiago Uenis e Charles
- FUNDAÇÃO: 08/10/1977
- APELIDO: Dragão
- CORES: Preto e Vermelho
- ESTÁDIO: Abadião
- PRESIDENTE: Manoel Santos
- EM 2023: Campeão (Candango Série B)
- TÍTULOS: 2 Candango Série B (2009 e 2023)
Análise
Retornando ao Candangão após ser o campeão da Série B, o Ceilandense manteve a parceria com o Brasiliense, mas aposta em jogadores já conhecidos no futebol candango. O Dragão vem com uma mescla de atletas jovens e experientes e tem como objetivo alcançar as semifinais da competição. O Ceilandense quer também acabar com a “gangorra” dos últimos anos e pretende se manter na elite por algumas temporadas
Gabriel Teixeira é o comandante mais jovem do Candangão 2024 e chega para o seu primeiro trabalho como técnico. Filho do experiente Celso Teixeira, Gabriel foi auxiliar técnico no bom trabalho que culminou no título do Candangão 2022 pelo Brasiliense e na chegada até as semifinais pelo Capital. O Ceilandense aposta no promissor nome que vai para o seu trabalho inédito como líder da comissão técnica rubro-negra.
Um dos principais nomes do Paranoá na temporada 2023, o coringa João Carlos é aquela peça que todo treinador gosta de ter no elenco. O volante joga também pela lateral-direita quando necessário. Com boa chegada na área, no último Candangão, ele marcou três gols e foi unanimidade na boa campanha da Sucuri. Com um elenco jovem como o Ceilandense, a experiência do jogador de 29 anos pode fazer a diferença.
- GOLEIROS: Matheus Damasceno, Bismark e Gabriel Kaleb;
- ZAGUEIROS: Izarron, Medeiros, Eduardo Elias e Somália;
- LATERAIS: Estevão, Vandinho e Lucas Júnior;
- VOLANTES: João Carlos, Dadinho e Caíque;
- MEIAS: Dogão, Rodrigo Menezes, Luigi, Piá, Samuel Vitor, Henrique e Maycon Alagoano;
- ATACANTES: Mirandinha, Vitor Mariano, Igor, Caio Pirata, Gabriel Pedra e Leandro Soares;
Time Base
Matheus Damasceno; Estevão, Somália, Medeiros e Vandinho; Dadinho, João Carlos e Dogão; Mirandinha, Vitor Mariano e Gabriel Pedra.
- FUNDAÇÃO: 30/05/1963
- APELIDO: Galo
- CORES: Preto, Vermelho e Branco
- ESTÁDIO: Adonir Guimarães
- PRESIDENTE: Ricardo Martins
- EM 2023: Vice-campeão Candango Série B
- TÍTULOS: Não possui
Análise
Um dos clubes mais antigos do DF, o Planaltina está de volta à primeira divisão depois de 25 anos de ausência. O acesso veio com o vice-campeonato conquistado na Série B do Candangão do ano passado, onde o clube fez uma campanha quase pefeita perdendo apenas a partida que valia o título da competição. Após o acesso, o Galo perdeu diversos jogadores titulares para outras equipes, e a equipe passou por uma reformulação. Seguindo com a política de “pés no chão”, a diretoria do Galo não fez um grande investimento para o seu retorno à primeira divisão. Trabalhando em segredo (até excessivo), a meta é surpreender os seus adversários
Um dos grandes responsáveis pelo acesso, o uruguaio Hugo Pilo teve sondagens de outras equipes, como o gigante uruguaio Peñarol, mas decidiu permanecer no Planaltina para esta temporada. O técnico trouxe uma inovação da escola uruguaia para o Distrito Federal, e o clube conta com isso para fazer uma boa campanha no Candangão da Primeira Divisão.
Cria da base do PEC, o meia Wesley Ceifador é sem dúvidas o maior destaque do time atual. Artilheiro do clube no Candangão Série B do ano passado com 5 gols marcados, o voluntarioso e velocista jogador é o cérebro da equipe na armação das jogadas, além de marcar gols e dar belas assistências.
- GOLEIROS: Vagne Hugo e Kaio Costa;
- ZAGUEIROS: Tonhão e Antonio Carlos
- LATERAIS: Jackson, João Honorato, Giovanny e Rivaldo;
- VOLANTES: Stanley, Gabriel Ximenes
- MEIAS: Wesley Ceifador, Luiz Eduardo, Victor Duarte, William Paulista, Caranga e Rai Telles
- ATACANTES: Douglas Candango, Mateus Santiago, Deivisson, Nobuaki Hiraoka e Wandinho
Time Base
Vagne Hugo; Jackson, Tonhão, Antonio Carlos e Rivaldo; Victor Duarte, Caranga e Rai Telles; Wesley Ceifador, Wandinho e Douglas Candango
Campeões do Candangão
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.