Guia do Candangão Série B 2025

A partir deste sábado (30), a bola vai rolar pela primeira rodada do Candangão Série B de 2025. Serão oito equipes em busca do título, mas principalmente pelo acesso à Série A em 2026. Para Brasília e Luziânia, será um recomeço do caminho de glórias do passado, pois são os únicos campeões da atual edição que disputarão a Segunda Divisão. O Colorado possui oito conquistas, à frente do Luziânia que possui dois títulos.
O regulamento mudou em relação ao ano passado. As equipes se enfrentarão em turno único e ao final das sete rodadas, o primeiro e o segundo conquistam automaticamente o acesso à primeira divisão. Não haverá também partida final, e o primeiro colocado conquista também o título deste ano, o que torna cada jogo uma decisão pelo acesso.
Entre as ausências desta temporada, estão a do Santa Maria que até sinalizou uma possível participação mas não confirmou presença no arbitral. O Luziânia mais uma vez será o único representante do entorno do DF, uma vez que Unaí e Formosa abdicaram da disputa. O GE Brazlândia chegou a confirmar a participação na Divisão de Acesso, mas comunicou a sua desistência no dia do arbitral. Semifinalista da edição passada, o Taguatinga também ficou de fora da competição.
Três clubes pintam como favoritos ao acesso. O Brasília se reorganizou e montou uma equipe com caras conhecidas do futebol candango, além de contar com um técnico estrangeiro no comando. Sob nova gestão, o Luziânia conta com um elenco forte e também com a força de sua torcida. Já o Planaltina, vice-campeão de 2023 aposta na repetição do trabalho bem sucedido daquela temporada e em sua “legião estrangeira” para voltar a figurar entre os grandes novamente.
Confira as informações das oito equipes do Candangão Série B de 2025.

- FUNDAÇÃO: 10/06/1999
- APELIDO: Gavião
- CORES: Azul e branco
- ESTÁDIO: Ninho do Carcará
- PRESIDENTE: Alberto Carlos Mohammed
- EM 2024: Não disputou
- TÍTULOS: Não tem
Análise
Fora da primeira divisão desde 2000, a ARUC chega na temporada de 2025 sonhando com o acesso. O Gavião firmou parceria com o Samambaia, que cedeu atletas da sua base e alguns profissionais, o que lhe confere uma equipe competitiva. Apesar de não figurar entre os favoritos ao acesso, pode surpreender.
Com experiência de sobra, o técnico Luís dos Reis será o comandante da ARUC no Candangão Série B. Conhecido como “Rei do Acesso” no DF, possui dois títulos da competição por Samambaia, Ceilandense e um vice-campeonato pelo Brasília.

Jovem e talentoso, o meia Gabriel Kersul de apenas 21 anos terá a chance de ser a cabeça pensante da equipe da ARUC. Revelado nas categorias de base do Brasília, Kersul passou pela base do Brasiliense e até chegou a atuar pelos profissionais do Jacaré

- GOLEIROS: Guilherme, José Lucas e Murilo;
- ZAGUEIROS: Pedrão, Dudu e Reinaldo Bahia;
- LATERAIS: Dharlysson, Hugo Mendes, Romário e Daniel Mendonça;
- VOLANTES: Toró, Israel e Brandão;
- MEIAS: Yuri, Gabriel Kersul, João Torres, Dandan e Lila;
- ATACANTES: Liedson, Diego Xavier, Gustavão, Luquinhas, Pipi e Ian Carlos;
Time Base
Murilo; Dharlysson, Pedrão, Reinaldo Bahia e Hugo Mendes; Toró, João Torres, Gabriel Kersul e Lila; Ian Carlos e Gustavão

- FUNDAÇÃO: 02/06/1975
- APELIDO: Colorado
- CORES: Vermelho e Branco
- ESTÁDIO: Mané Garrincha
- PRESIDENTE: Flávio Simão
- EM 2024: Não disputou
- TÍTULOS: 8 (1976, 1977, 1978, 1980, 1982, 1983, 1984 e 1987), 2 Candangos Série B (2001 e 2008) e 1 Copa Verde (2014)
Análise
O tradicionalíssimo Brasília está volta ao futebol profisisional após o último rebaixamento ocorrido em 2023. Agora com a chegada do conhecido ex-atacante Ricardo Oliveira como vice-presidente, o Colorado sonha com a volta do protagonismo local. Com uma parceria feita com o Capital, que cedeu seu Centro de Treinamento e alguns atletas, o clube foi ao mercado e montou um elenco que não faria feio na Primeira Divisão. Por conta desses fatores, é favorito ao acesso e ao título deste ano.
Manuel Rodrigues será o segundo técnico estrangeiro a comandar uma equipe de Brasília no Candangão Série B. O Português que fez carreira em equipes menores de Portugal chega ao Brasília para colocar em prática os conhecimentos adquiridos com as escolas UEFA e CBF. Porém a falta de conhecimento do futebol local pode ser um empecilho em seu trabalho.

Depois de brilhar com a camisa do Ceilândia como campeão candango de 2024, o atacante Felipe Clemente (agora atleta do Gama) dará um toque de alegria ao tarimbado elenco do Brasília. Autor de quatro gols no Candangão deste ano, o jogador ainda jogou a Série C pelo CSA-AL.

- GOLEIROS: Luan, Pereira e Caleb;
- ZAGUEIROS: Medeiros, Lima, Erick, Júlio César, Felipe Bloc e Kelvin;
- LATERAIS: Genilson e Lucão;
- VOLANTES: Geovane, Alemão, Lima e Marcelinho Araxá;
- MEIAS: Brayan Lucumi, Gabriel Ximenes, Charles e Iago;
- ATACANTES: Pedrinho, Rodney, Wisman, Americano, Douglas Gomes e Felipe Clemente.;
Time Base
Luan; Genilson, Medeiros, Erick e Lucão; Alemão, Geovane e Charles; Rodney, Clemente e Wisman

- FUNDAÇÃO: 01/08/1999
- APELIDO: Águia
- CORES: Vermelho e Preto
- ESTÁDIO: Não tem
- PRESIDENTE: Eduardo Carlos Santos
- EM 2024: Não disputou
- TÍTULOS: 1 (2000)
Análise
Antigo CFZ/DF, o Candango Esporte Clube deverá vir como azarão no Candangão Série B. A equipe que treina em São Luís de Montes Belos-GO possui como foco principal a revelação de atletas, logo não deverá fazer loucuras e assim, jogará com os seus jogadores da base. A equipe Sub-20 por exemplo deu trabalho, mas não se qualificou para a segunda fase no Candanguinho deste ano.
Principal dirigente do CEC, Eduardo Carlos será o treinador da jovem equipe da Águia no Candangão Série B. Atualmente com 50 anos, caberá a Eduardo a tarefa de pontuar com a garotada, agora no Candangão Série B

Uma das revelações do Candango, o atacante Leandro Cardoso é promessa da Águia que pode brilhar com uma oportunidades entre os profissionais. O jogador foi o artilheiro do time no Candanguinho Sub-20 com quatro gols marcados

- GOLEIROS: Kauan e Luisão;
- ZAGUEIROS: Vitor Hugo, Igor Martins, Liedson, Gustavo Bahia e Marcelo Neres;
- LATERAIS: João Gustavo e Everaldo;
- VOLANTES: Miguel Barros, Matheus e Éder Jr.;
- MEIAS: Fabrício, Wilcles, Denilson, Benedito, Kaio, Foguinho, Murilo, Weverton, José Dias, Guilherme e Gilberto;
- ATACANTES: Yan Lucas, Felipe Gabriel, Kauã, Jorge, Diego, Enzo, Breno, Adre Silva e Leandro Cardoso ;
Time Base
Luisão; Gilberto, Liedson, Gustavo Bahia e Jorge; Adre Silva, Matheus, Fabrício e Leandro Cardoso; Enzo e Foguinho

- FUNDAÇÃO: 10/05/2000
- APELIDO: Carcará
- CORES: Branco e Azul
- ESTÁDIO: Ninho do Carcará
- PRESIDENTE: Dyovaner Menezes
- EM 2024: Não disputou
- TÍTULOS: Não tem
Análise
O Carcará volta a disputar o Candangão Série B depois de cinco anos de ausência. Agora sob o comando de Dyovaner Menezes, a equipe azul e branca sonha em retornar à elite, coisa que ocorreu pela última vez em 2016. Para esta temporada, o Cruzeiro firmou parceria com o Brasiliense, que irá disputar a competição com a sua equipe Sub-20, nos mesmos moldes do que ocorrer com o Taguatinga na temporada passada. Se der liga, irá dar trabalho para seus concorrentes.
Oriundo do futebol catarinense, Isaque Pereira é bastante conhecido por seus trabalhos na base, principalmente no XV de Jaú-SP onde esteve por seis anos. Será a primeira vez que comandará uma equipe do Brasília.

Artilheiro isolado do Campeonato Candango Sub-20, Thiaguinho foi um dos destaques da campanha do Brasiliense durante a competição marcando 15 gols. Atacante veloz e com faro de gol, deverá ser a principal arma ofensiva do Cruzeiro durante o Candangão Série B.

- GOLEIROS: Ronaldo, Guilherme e Edu;
- ZAGUEIROS: Luiciano, Igor Carmino, Diogo e Gabriel Shinaider;
- LATERAIS: Montanha, Hugo Fernandes, Kadu e Raphinha;
- VOLANTES: Índio, Rafael Amaro, Alan e Kauã Brito;
- MEIAS: Felipe Brito, João Neres, Wellington e Caio Henrique;
- ATACANTES: João Victor, Relre, Nicolas, Pedro Ryan, Wesley, Thiaguinho, Gabriel Henrique, Matheus Júnio, Nelsinho, Ryan Diniz ;
Time Base
Kaleb; João Pedro, Davi Basso, Marcos Nery e Alex; Rafinha, Judvan Lucas, Patrick e Jadilson; Junnior Batata e Paulinho

- FUNDAÇÃO: 13/12/1992
- APELIDO: Canarinho
- CORES: Azul, Amarelo e Branco
- ESTÁDIO: Luiz Alfredo
- PRESIDENTE: Lafaete Nery
- EM 2024: 6º Lugar
- TÍTULOS: Não tem
Análise
O Greval dribla as dificuldades financeiras investindo em suas categorias de base, que já revelou bons nomes como o atacante Dandan (Brasiliense). Para este ano as pretensões de acesso são mínimas, mas o Candangão Série B é uma chance de dar rodagem ao elenco para negociações futuras.
À frente do clube desde o seu retorno às atividades profissionais, Matheus Nery consegue dar um padrão de jogo positivo em suas equipes, e costuma triunfar sobre os desavisados. Técnico inteligente e disciplinador, irá para a sua quarta temporada à frente do Canarinho.

O atacante Gustavo Etcheverry pode ser considerado um dos destaques desta jovem equipe do Greval para o Candangão Série B. Revelado na base do Gama, o jogador teve uma passagem pelo Al-Arabi-ARA neste ano e é uma das surpresas do Canarinho para a temporada.

- GOLEIROS: Marcos Paulo e João Bastos;
- ZAGUEIROS: Gabriel Barbosa, Rubens, Alexandre, Daniel e Luan;
- LATERAIS: Luiz Henrique, Rafael, Lucas Jr., João Gabriel e Eduardo;
- VOLANTES: Luiz Fernando, Israel, Messias, Matheus Lima, Mangana e Kaleb;
- MEIAS: Riquelme, João Lucas, Dudu, Felipe Gabriel e Marco Túlio;
- ATACANTES: Gabriel Azevedo, Vitor Santos, Toni Kroos, Enzo, Forlan, Pedro, Gustavo Etcheverry, Gegê e João Spínola;
Time Base
Marcos Paulo; Rafael, Rubens, Gabriel Barbosa e Luiz Henrique; Luís Fernando, Messias, Dudu e João Lucas; Enzo e Toni Kroos

- FUNDAÇÃO: 13/12/1926
- APELIDO: Igrejinha
- CORES: Azul e Branco
- ESTÁDIO: Serra do Lago
- PRESIDENTE: Rodrigo Lopes Belchior
- EM 2024: 5º Lugar
- TÍTULOS: 2 (2014 e 2016)
Análise
Pela terceira temporada consecutiva, o Luziânia irá lutar pelo retorno à primeira divisão. Neste ano, o clube terá como grande novidade a nova presidência composta por Rodrigo Lopes, ex-meia bicampeão pelo clube. Os desafios de reconstruir a grandeza do Luziânia são grandes, mas este ano é um dos favoritos ao acesso.
Ex-zagueiro de Gama, Brasiliense e Atlético-GO, Jairo Araújo que já foi técnico do Luziânia terá a missão de subir o tradicional Luziânia para a Série A. Com a experiência de já ter comandado Ceilândia, Taguatinga e Santa Maria, tem a confiança da Diretoria para cumprir a missão.

Depois de oito anos defendendo o Brasiliense, o experiente volante Aldo com 37 anos deverá ser uma das referências da defesa do Luziânia durante o Candangão Série B. Ele que esteve presente nos dois títulos candangos do clube sabe bem os caminhos da vitória.

- GOLEIROS: Henrique Marchezan, Alex e Antônio;
- ZAGUEIROS: Artur Dedé, Wallace, Maycon Palacios e Lucas Silveira;
- LATERAIS: Andrezinho, Marco Pollo, Heitor, Pablo, Luandson e China;
- VOLANTES: Aldo, Russo, Felipe Werley e Diogo Folha;
- MEIAS: Fábio Gama, Rodrigo Menezes, Iago e Glauber;
- ATACANTES: Romário, Daniel Guerreiro, Ítalo, Ferrugem, Teteu, Pedrinho, Jefer Arboleda, Vitor Gabriel e Paulinho;
Time Base
Marchezan; Andrezinho, Dedé, Wallace e China; Aldo, Felipe Werley, Russo e Fábio Gama; Pedrinho e Daniel Guerreiro

- FUNDAÇÃO: 30/05/1963
- APELIDO: Galo
- CORES: Preto, Vermelho e Branco
- ESTÁDIO: Adonir Guimarães
- PRESIDENTE: Ricardo Martins
- EM 2024: 9º Lugar
- TÍTULOS: Não tem
Análise
Surpresa agradável no Candangão Série B de 2023, o Planaltina conquistou o tão sonhado acesso à Série A em 2024. Mas o Galo enfrentou a dura realidade de jogar com equipes de maior investimento e foi rebaixado. Para este ano, a meta é repetir o bom trabalho realizado em 2023 a fim de retornar à elite em 2026.
O Uruguaio Hugo Pilo, vice-campeão da Série B de 2023 está de volta ao comando do Galo. Conhecido por sua escola de futebol dinâmico que visa confundir os adversários, ele contará com boa parte daquele elenco que conquistou o acesso há dois anos.

Destaque do título de 2023, o atacante Wesley Ceifador está de volta ao Planaltina depois de jogar em clubes da Bahia, como Ypiranga e Jequié. Veloz e com muita disposição física, também atua como “garçom” junto aos seus companheiros.

- GOLEIROS: Alan Serna e Dudu;
- ZAGUEIROS: Tonhão, Giovani, Iarley, Marcus Chibão, Quinto e Junior Tokam;
- LATERAIS: Almir Vitor, Estiven Berrío e Johnson;
- VOLANTES: Amorocho, Álvaro, Relry, Grillo e Gabriel Pedra;
- MEIAS: Robson, Manoel Souza, Michel Limón e Wesley Ceifador
- ATACANTES: Léo Lopes, Fafa Hissendy, Richel, Denison, Denilson Piauí, Neto Sousa, Baratinha,
Time Base: Alan Serna; Almir, Tonhão, Chibão e Johnson; Álvaro, Relry, Michel e Wesley Ceifador; Léo Lopes e Denilson Piauí

- FUNDAÇÃO: 10/05/2000
- APELIDO: Onça Pintada
- CORES: Verde, Branco, Azul e Amarelo
- ESTÁDIO: Não tem
- PRESIDENTE: Antonio Teixeira
- EM 2024: 7º Lugar
- TÍTULOS: 1 Candango Série B (2017)
Análise
O Riacho City volta a apostar no forte futebol amador de Santo Antônio do Descoberto para tentar surpreender no Candangão Série B deste ano. Mas com a qualidade das demais equipes, a Onça Pintada deverá ser coadjuvante em mais esta temporada.
Pelo segundo ano consecutivo, Dedé Rodrigues estará à frente do Riacho City durante o Candangão Série B. Ele que também é responsável pelas categorias de base da Onça Pintada, tentará conquistar uma posição melhor na classificação do que a de 2024

Com apenas 21 anos, o meia atacante Kauã Rodrigues deverá ser um dos protagonistas da equipe da Onça Pintada no Candangão Série B. Revelado na base do Gama, Kauã foi campeão candango pelo Ceilândia em 2024 e possui passagens por Luziânia, Legião e Brasiliense

- GOLEIROS: Marcus Vynicius, Keoma e Roniel;
- ZAGUEIROS: Téo, Michael, Wallace e Kennedy;
- LATERAIS: Livinho, Pará, Thiago Cardoso e Elder;
- VOLANTES: Hugo, Xerife, Tizil e Pablo ;
- MEIAS: Kauã Rodrigues, Ryan, Yuri Medeiros e Stefan;
- ATACANTES: Renan, Daniel Bocão, Danilo, Noleto, Neno, Davi Santos, Nathan, Alex, Lucas Veras e Fernando
Time Base
Marcus Vynicius; Livinho, Téo, Michael e Thiago Cardoso; Hugo, Xerife e Kauã Rodrigues; Renan, Daniel Bocão e Neno
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.