Com uma temporada muito irregular no NBB, o BRB/Brasília já há bastante tempo joga sem pretenções no campeonato. Mesmo assim, engatou uma boa sequência na reta final, e hoje, venceu o Unifacisa, já classificado para os playoffs, fora de casa por 90×72.
Na próxima partida, a penúltima da atual temporada, o time dos ET’s visita o Basquete Cearense na sexta (15), às 21h30, sem transmissão. Já o Unifacisa recebe o outro time candango, o Cerrado, no mesmo dia, às 20h.
O time de Brasília começou a partida com Zach, Fischer, Gemerson, Thomas e Rojas. Já sem chances de playoffs, o time comandado pelo professor Rogér Marrelli foi à Paraíba buscar uma melhora do seu repertório. Do outro lado, o time mandante já estava classificado, e começou a partida com Gaskins, Crescenzi, Ruiz, Jimmy e André Goes.
Apesar de jogar fora de casa, o BRB/Brasília não se intimidou com a pressão da torcida adversária, foi certeiro nos arremessos de longa e média distância, conquistando uma grande vitória, a sétime da competição
Primeiro tempo
Apesar de visitante, o BRB/Brasília começou em cima, e com uma grande acertividade nas bolas de três (63,6%) e de dois (62,8%), abriu uma vantagem de cinco pontos no primeiro período, vencendo por 22×27.
Já no segundo período, a equipe do Unifacisa contou com o talendo inidivual de Antônio e André Goes para recuperar seu poder ofensivo e se manter próximo da pontuação adversária. Entretanto, não foi suficiente para atrapalhar a ótima noite coletiva do time do DF, que se manteve mais uma vez à frente no placar graças a efetividade nas ações ofensivas e pelos rebotes cruciais defensivamente.
A equipe da capital federal foi regida por Rojas, que contou quatro rebotes defensivos no período. Com isso, o Brasília forçou o erro dos donos da casa, e o período terminou com os visitantes ganhando por 10 pontos de vantagem 38×48.
Segundo tempo
Após a volta do intervalo, o time de Brasília, que pela primeira vez no campeonato tinha seu elenco completo, aproveitou para aumentar a confiança e dar esperanças ao torcedor para a próxima temporada. Fischer teve 62% de aproveitamento em pontos, e a equipe dos ET’s teve impressionantes 75% de aproveitamento nas bolas de três, o que propiciou ao lanterna da competição abrir 15 pontos de frente sobre o time pernambucano, que terminou o período perdendo por 53×68.
No último período, o time mandante já não tinha força suficiente para buscar o resultado. Cubillan até tentou, e além de fazer oito pontos de curta distância, matou duas bolas de três, mas nada disso foi suficiente para interromper a noite mágica do Brasília, que além do basquete coletivo contou com o talento de Fischer, que fez 21 pontos e 11 assistências na partida.
Além disso, o time também contou com grande noite de Rojas e Thomás, que contabilizaram 14 rebotes combinados. Assim, a equipe da capital federal conquistou a sua sétima vitória no torneio, com resultado expressivo pelo placar final de 72×90.