Devido ao surto do covid-19, o Grêmio entrou em campo nesta quarta-feira (2), em Porto Alegre, com um time misto para enfrentar o Brasiliense, em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil.
Um dos destaques da vitória por 2×0 foi a volta do zagueiro Walter Kannemann, que estava há meses tratando de lesão na coluna. A equipe tricolor teve um bom desempenho, e controlou o jogo no primeiro tempo.
A equipe visitante assustou em alguns momentos, mas acabou pecando nas finalizações. Sucuri, embora tenha tomado 2 gols, fez uma ótima partida. O jogo de volta será em Brasília, no dia 10 de junho, e apesar de difícil, não é impossível uma virada do Jacaré.
Primeiro tempo
Apesar da superioridade e do início forte, o Grêmio manteve a posse de bola, mas sem muita pressão e com uma transição lenta. Os visitantes cometeram apenas três faltas, enquanto o time gaúcho cometeu 13.
O Brasiliense teve seis escanteios, quatro finalizações e chegou ao gol com perigo em torno dos 25 minutos. Depois da cobrança de escanteio, Léo Chú desviou da área. A bola sobrou com Luquinhas, e o camisa 7 ajeitou e arriscou o chute, mas Paulo Victor fez a defesa.
Apesar de pressionar, a equipe da casa teve seus ataques parados pelo goleiro Sucuri. Apenas aos 43′, Jhonata Robert recebeu pela esquerda, avançou com Jean Pyerre e caiu na área. Na sobra, Ricardinho pegou o rebote e desviou para abrir o marcador.
Segundo tempo
Logo na volta do intervalo, o Grêmio voltou pressionando. E com apenas três minutos no relógio, saiu o segundo gol. O tricolor gaúcho subiu a marcação, e na hora de bater o tiro de meta, Sucuri chutou a bola nos pés de Ricardinho, que devolveu a finalização em cima do goleiro. Mas no rebote, a bola sobrou para Jean Pyerre ampliar.
Por volta dos 15 minutos do segundo tempo, o Brasiliense assustou o time gaúcho. Zé Love fez bom pivô pelo meio, segurando a marcação. Geromel tentou afastar, mas a bola sobrou para Luquinhas. O atacante cruzou rasteiro para Diogo, que desviou a bola para fora.
Aos 28′, Sucuri fez boa defesa após chute quase no ângulo de Jean Pyerre. O jogo seguiu sem tantos perigos até a reta final, quando Zotti recebeu no meio e acionou Diogo de calcanhar. O cruzamento, no entanto, desviou no zagueiro Kannemann antes de sair pela linha de fundo.
Ficha técnica
GRÊMIO 2×0 BRASILIENSE
Copa do Brasil 2021 – Terceira Fase – Jogo de ida
Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS, 02/06/2021, 16h30
Árbitro: Alexandre Tavares de Jesus (RJ)
A1: Michael Correia (RJ)
A2: Carlos Henrique de Lima Filho (RJ)
GRÊMIO
Paulo Victor; Vanderson, Geromel, Kannemann, Cortez; Lucas SIlva, Jean Pyerre, T. Santos; J. Robert (Gui Azevedo), Ricardinho (Churin) e Léo Chú (Léo Pereira)
Técnico: Pedro Sotero (analista de desempenho)
Gols: Ricardinho (43′ 1T) e Jean Pyerre (3′ 2T)
Cartões amarelos: Vanderson, Jean Pyerre, Lucas Silva
Cartões vermelhos: não houve
BRASILIENSE
Sucuri; Diogo, Badhuga, Gustavo, Goduxo (Balotelli); Lídio, Sandy, Peninha (Jorge Henrique), DIdira (Zotti); Luquinhas (Milton Jr.), Zé Love (Romarinho)
Técnico: Vilson Tadei
Gols: não houve
Cartões amarelos: Badhuga, Goduxo, Zé Love e Lídio
Cartões vermelhos: não houve