Jogador nascido em Planaltina-GO conquista vaga para Mundial de Basquete
A Seleção Brasileira Masculina de Basquetebol conquistou a vaga para a Copa do Mundo de 2023 com contribuição de Lucas Mariano, jogador natural de Planaltina de Goiás. No último domingo (26), o Brasil bateu a forte Seleção dos Estados Unidos por 82 a 76 pelas Eliminatórias Americanas.
Os selecionados do técnico Gustavo de Conti disputarão o torneio que vai de 25 de agosto a 10 de setembro. Filipinas, Japão e Indonésia serão as cidades-sede do principal torneio da modalidade. O Brasil é bicampeão do torneio, mas desde 1986 não termina entre os quatro primeiros.
A classificação é de suma importância para a geração atual, já que a equipe não conseguiu se classificar para a disputa das últimas Olimpíadas, em 2021. O Mundial de Basquete dá vaga para a as Olimpíadas de Paris, em 2024.
Raízes no DF
Gigante de 2,09m de altura, Lucas Mariano é nascido em Planaltina de Goiás, onde viveu até os 5 anos. Em seguida, o ala-pivô foi para Franca para jogar na escolinha de Basquete Lance Livre, e se profissionalizou por lá em 2005. Na temporada 2016/17, ele selou seu retorno para a capital federal atuando pelo Instituto Viver Basquetebol, mais conhecido como Lobos Brasília/UniCeub. Por lá, foi o melhor pivô do NBB, mas ficou apenas uma temporada, transferindo-se para o Bauru.
Lucas teve muito destaque na sua carreira, e sempre aparece liderando as estatísticas da sua posição. Um dos principais jogadores do NBB nas últimas temporadas, o jogador de 29 anos jogou o Mundial de 2019 e deve voltar a disputar também neste ano.